Calama (Chile) – A equipe Can-Am cruzou a fronteira para o Chile nesta segunda-feira, quando foi realizada a oitava etapa do Rally Dakar. O percurso teve início em Uyuni, na Bolívia, para os quadriciclos e motocicletas, com 692 quilômetros até a cidade de Calama (462 de especiais). O piloto argentino Daniel Mazzucco manteve a liderança da classe 2 (4x4) a bordo do Can-Am Renegade, além de ocupar o oitavo lugar na classificação geral dos quadris, de acordo com os resultados extra-oficiais do dia.
O Rally Dakar teve início no último dia 5 em Rosário, Argentina, e segue por território chileno até a rampa de chegada em Valparaíso, neste sábado, dia 18. Nesta terça-feira, a caravana vai para Iquique, tendo 451 quilômetros pela frente – 422 de especiais. O roteiro prevê 150 km de passagem pelas dunas do Deserto do Atacama, além de três quilômetros de pura descida até o acampamento. Mazzucco pretende cumprir a nona etapa como tem feito nos últimos dias: com bastante tranquilidade.
“Tudo foi bárbaro até aqui, o quadriciclo é perfeito. Eu me sinto muito bem fisicamente, apesar do cansaço acumulado. Agora vamos para o Atacama e eu espero que tudo continue bem. Estou muito animado em busca da minha terceira vitória ao lado da Can-Am”, disse Mazzucco, que venceu a classe 2 em 2011 e 2012.
A oitava etapa está tendo percurso diferenciado para os carros e os caminhões que continuam na prova. O Can-Am Maverick dos russos Pavel Laginov e Igor Petenko foi um dos veículos que largaram nesta segunda-feira em Salta, na Argentina, com destino ao território chileno em Calama. Eles disputam a classe T3, direcionada aos UTVs e integrante da categoria dos carros. O roteiro do dia inclui 812 quilômetros, sendo 302 de especiais.
Na nona etapa, os carros e caminhões têm a mesma programação que as motos e os quadris. O percurso total da 36ª edição do Dakar inclui cerca de nove mil quilômetros de desafios (clique aqui para conferir o percurso completo).
Resultados extra-oficiais
8ª Etapa Rally Dakar
Quadriciclos
1 - CASALE (CHL) - 06:18:47
2 - HUSSEINI (NLD) - 06:27:25
3 - LAFUENTE (URY) - 06:34:12
13 - MAZZUCCO (ARG) - 07:32:24 - Can-Am Renegade
Resultados acumulados
Quadriciclos
1 - CASALE (CHL) - 39:39:49
2 - LAFUENTE (URY) - 40:01:29
3 - SONIK (POL) - 40:25:45
8 - MAZZUCCO (ARG) - 49:59:01 - Can-Am Renegade
Classe 2 (4x4)
1 - MAZZUCCO (ARG) - 49:59:01 - Can-Am Renegade
Roteiro
14/1 – Terça-feira – 9ª Etapa
Calama / Iquique (Chile)
Deslocamento: 29 km
Especial: 422 km
Total do dia: 451 km
Sobre a BRP - A Bombardier Recreational Products Inc (BRP) é uma empresa privada, líder mundial em projeto, desenvolvimento, fabricação, distribuição e marketing de veículos recreativos motorizados. Seu portfólio de marcas e produtos inclui: snowmobiles Ski-Doo e Lynx, motos aquáticas Sea-Doo, motores de popa Evinrude e Johnson, veículos ATV, Side-by-Side e roadsters Can-Am e também motores Rotax. Os produtos da BRP são distribuídos em mais de 100 países.
www.brp.com
Sea-Doo, Ski-Doo, Lynx, Evinrude, Johnson, Can-Am, Rotax e o logotipo BRP são marcas comerciais da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas comerciais pertencem a seus respectivos titulares.
Fonte: Mundo Press Jornalismo