x
Convex Datacenter
  • Carros 4x4 com olhos puxados

    Mola-olhos.jpg
    No Japão os veículos com tração nas quatro rodas fazem sucesso. As novidades da Suzuki, Lexus e Mitsubishi

    O off-road também fez parte do Salão do Automóvel de Tóquio. Marcas como Lexus, Suzuki, Mitsubishi e até a alemã Porsche não deixaram de mostrar suas apostas.

    Lexus: LF-NX Crossover vai concorrer com Range Rover Evoque, da britânica Land Rover
    A marca de luxo da Toyota, a Lexus, apresentou a versão final do crossover LF-NX. Ele havia sido mostrado dois meses atrás, no Salão de Frankfurt.

    Quando lançado, vai concorrer com Range Rover Evoque, da Land Rover. No Japão, o LF-NX surge com versão Turbo com bloco 2.0 de 4 cilindros. É o primeiro motor turbo a gasolina da marca. Não foram divulgados dados de performance.

    Outro lançamento mundial foi a Porsche que levou: o Macan, primeiro modelo da marca a entrar no segmento de SUV compacto. O carro combina as características típicas de controle que a Porsche tem representado desde o início: o máximo em valores de aceleração e frenagem, grande potência do motor, extrema agilidade e precisão de direção ideal.

    X-Lander foi o destaque no estande da Suzuki; base para o conceito foi o jipinho Jimny; motor tem 4 cilindros, 1.3 litro fotos: André Marinho

    Além do mais, todos esses recursos são agrupados com um elevado nível de conforto e adequação cotidiana. O DNA esportivo do Macan, como acontece com todos os veículos Porsche, também é imediatamente reconhecível no design. A marca está tratando o carro como o primeiro esportivo no segmento SUV compacto.

    O Macan foi feito na Alemanha, produzido na fábrica de Leipzig. A Porsche investiu 500 milhões de euros na fábrica e criou uma completa linha de produção ali. A linha está preparada para produzir 50 mil veículos por ano. Seu nome vem da palavra indonésia para tigre.

    A Suzuki também caprichou em seu espaço para os 4x4. Ela levou quatro modelos para apresentar ao público, sendo três conceitos. Baseado no Jimny, o conceito X-Lander foi desenvolvido para ter uma boa performance tanto na cidade quanto na estrada e esta característica é transmitida também no design. Sob o capô, o modelo traz opção de motorização híbrida com um propulsor elétrico e um motor 4 cilindros de 1.3, além de uma recém desenvolvida transmissão manual controlada automaticamente.

    Lançamento mundial da alemã Porsche, o Macan é um SUV pequeno que tem na esportividade característica da marca sua identidade

    A montadora apresentou tanto o Hustler quanto sua versão cupê. O modelo tem a função de apontar o caminho para o novo estilo de minivan crossover, considerado bastante popular nos países asiáticos. A Sukuzi informou que o modelo combina o estilo de vida ao ar livre com as atividades do dia a dia. O design prático parece que foi feito para uma vida na natureza e combina com um interior espaçoso.

    O iV-4 é um modelo conceito de SUV compacto. Recém-desenvolvido pela Suzuki, o veículo tem como característica principal poder se adequar aos vários estilos de vida de cada motorista. Comodidade em alta.

    Por fim, o Crosshiker Concept. O crossover compacto é baseado no conceito Regina e vai utilizar a mesma plataforma da próxima geração do modelo apresentado no mesmo Salão em 2011.

    O Crosshiker possui um tamanho de um carro compacto e pesa cerca de 810 quilos, semelhante a um carro menor. Com um motor 1.0 de três cilindros, a Suzuki garante um equilíbrio entre desempenho, economia e sustentabilidade.

    A Mitsubishi tem como destaque na 43ª edição do Salão de Tóquio três conceitos inéditos. De acordo com a marca, os três protótipos prometem antecipar a nova filosofia de design da empresa, batizada de @earth, e mostrar detalhes de futuras tecnologias. Dois dos modelos são utilitários, sendo um responsável por antecipar a nova geração do Pajero Full, enquanto o terceiro é um MPV.

    O jipão GC-PHEV, ao que tudo indica, é uma prévia do que a marca prepara para a próxima geração do Pajero Full. O SUV conta com sistema de tração Super All Wheel Control e suporte para conectividade móvel. Sob o capô, marca presença um motor 3.0 V6 a gasolina que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico, e vem sempre associado a um câmbio automático de oito marchas.

    Já o segundo modelo, batizado de XR-PHEV, tem porte de crossover compacto-médio com estilo cupê e visual agressivo. Tal qual o GC que antecipa o Pajero Full, o modelo adianta detalhes da próxima geração do ASX. O conjunto mecânico é formado por um bloco 1.1 turbo a gasolina associado a um motor elétrico de alta eficiência.

    Por fim, o terceiro, de nome AR, tem a mesma mecânica do XR, mas traz proposta multi-uso com amplo espaço interno e máxima mobilidade. As formas gerais são de uma minivan com porte robusto.

    Já a Nissan lançou o novo X-Trail. Um SUV forte, pronto para enfrentar qualquer terreno. Sem contar o espaço para acomodar bagagens. Lançamento previsto para dezembro de 2013 no Japão.

    Fonte: Diário do Nordeste

Change privacy settings