Estiveram presentes na 3ª e 4ª prova da 1ª edição do Rally Paraná 35 veículos que formaram um belo grid neste sábado, 07, na cidade de Apucarana, localizado no centro-norte do estado do Paraná e distante 369 quilômetros da capital do estado, Curitiba.
A largada aconteceu às 9h em frente ao Posto C. Brambila (Av. Minas Gerais, 568) para as três categorias Master, Graduados, Junior que partiram para uma prova de 170 quilômetros, levantada dentro de propriedades particulares, garantindo a segurança dos participantes.
A rodada dupla contou duas provas de três horas cada, válidos para quatro etapas do campeonato. Houve ainda, duas premiações, sendo uma para a 3ª prova (válida pela 5ª e 6ª etapas) e outra para a 4ª prova (válida pela 7ª e 8ª etapas). O rali passou também pela cidade de Arapongas e o neutro da divisão de etapas foi na cidade.
A temperatura esteve agradável e o sol aqueceu a travessia pelas trilhas em fazenda de canavial para os competidores que viveram um dia eletrizante. O percurso contou com terreno mesclado, trechos de terra e cascalho, em uma disputa de tirar o fôlego, com médias de velocidades bem justas, exigindo muita concentração de pilotos e navegadores para a conquista das primeiras colocações, numa prova bastante técnica.
A briga entre as categorias foram extremamente acirradas durante todo o circuito. "Prova foi fantástica, com vários "balaios", onde pilotos e navegadores tiveram bastante trabalho. Uma prova rápida e sem quebradeira, piscou, passou a entrada", avaliou. "Estamos muito satisfeitos por contar com competidores de outros estados (Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais), que vieram conhecer nosso Rally PR e participando desta etapa em minha cidade Natal. Recebemos elogios dos inscritos, pela apuração rapidíssima para uma prova com quatro etapas e dois pódios diferentes, praticamente perfeito", disse Vander Hirt, diretor e organizador do Rally Paraná.
A rodada é também a penúltima etapa da temporada do Campeonato Paranaense de Rally 4x4, o clima foi de muita emoção e a busca pelos melhores pontos para a tabela de classificação na corrida pelo título. Na Master, Rone Branco e Ronaldo Willian, de Curitiba, a bordo da Pajero Full garantiram a vitória da quarta etapa, com 40 pontos ganhos.
Já o piloto da casa, Otávio Enz, que compete ao lado do filho e navegador Allan Enz, equipe Zenz, com o Troller (Apucarana/PR), foi preciso muita concentração para concluir com o maior número de acertos e garantir a vitória na Master na primeira prova do dia (3ª etapa). "Conseguimos manter a concentração e a tranqüilidade durante a etapa da manhã. Ficamos em 3º na parte da tarde, agora é nos preparar para a final em Curitiba em novembro", relatou Otávio.
Na Graduados, Carlos Augusto e André Mocelin, da cidade de Campo Largo, com o veículo Troller, fecharam com 38 pontos na 3ª etapa e Renato Agostineto e Eduardo Ortolan, dupla de Cascavel, levaram a melhor na 4ª etapa, com Troller, marcando 42 pontos. "A prova não deu trégua, com médias de velocidade justas. Além de testar piloto e navegador, exigiu habilidades técnicas", contou o navegador Eduardo.
Para o piloto Rafael Pinto, que compete ao lado do navegador Robson Osório (Curitiba/PR), na categoria Junior, o maior objetivo foi marcar pontos, visando o título do campeonato. "A Equipe de Rally Copava aprovou mais essa grande aventura. Conseguimos assegurar pontos importantes para nos mantermos na liderança da categoria Junior, que venha logo a próxima e decisiva etapa", contou Rafael.
A 5ª etapa e última da 1ª edição do Rally Paraná será na cidade de Curitiba, capital paranaense, no dia 23 de novembro. As inscrições já estão abertas no site oficial, www.rallyparana.com.br, onde também encontrarão todas as informações. Se preferir, podem enviar um e-mail para alex@mundonav.com.br.
Fonte: 360 Graus