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  • Pneus dos SUVs exigem cuidados especiais, veja

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    Os modelos SUV (Sport Utility Vehicle) caíram no gosto dos brasileiros. Conforme a Fenabrave, existem mais de 7 milhões rodando no País, sendo que 60% nos quatro estados da Região Sudeste. Com um perfil diferente de outros automóveis, os pneus dos SUVs merecem atenção dos proprietários para garantir conforto.

    De acordo Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, os pneus dos SUVs se diferenciam pelo perfil mais alto e pelo uso misto em cidades e fora do asfalto. “Esses pneus são desenvolvidos e instalados para suportarem o uso em variadas situações e nos diversos terrenos, já que muitos modelos são equipados com trações 4x4”, explica Vanni.

    Apesar das medidas e uso diferentes, o primeiro item do pneu de um SUV também é a calibragem, que deve ser feita uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias. “Se o procedimento da calibragem não for feito corretamente, pode causar danos na estrutura do pneu, diminuindo o tempo de vida útil”, diz o engenheiro.

    Para ajudar a manter o pneu calibrado, vale destacar a proteção correta das válvulas de ar. “Para veículos utilizados em percurso off road, uma dica importante é manter as válvulas com as tampinhas. Caso contrario, a presença de barro pode trazer danos às válvulas e consequentemente perda de pressão e desgaste prematuro nos ombros dos pneus”, ressalta o engenheiro.

    O proprietário deve também prestar atenção no balanceamento e alinhamento do veículo, já que muitos rodam em terrenos variados. “A escolha do pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e até mesmo economia. É preciso sempre seguir as orientações colocadas pelo fabricante no manual do veículo”, destaca Vanni. Devido à mudança constante no percurso, é necessário prestar atenção na suspensão do SUV.

    Cuidados com o estepe
    Muitos modelos de SUV têm o estepe no exterior do veículo. Essa exposição à temperatura e outras intempéries merecem cuidados especiais por parte do motorista. “Como o pneu passa por situações diferentes, como chuva, sol e vento, o adequado é protegê-lo com uma capa especial para evitar o desgaste prematuro. Vale lembrar que o estepe deve ser calibrado com 3 ou 4 libras a mais do que as aplicadas nos pneus em uso”, reforça Vanni

    Fonte: Terra