A 11ª Edição do Rally dos Bandeirantes, próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country está confirmada para outubro e este ano traz mais uma novidade, após fazer parte por 10 anos somente do calendário de carros e caminhões, este ano a prova será válida pelo calendário da FPM – Federação Paulista de Motociclismo e homologatória no calendário da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, na categoria Cross Country para motos, quads e UTVs .
O Rally dos Bandeirantes começou em 2003, ainda com o nome de "Rota dos Bandeirantes", na cidade de Santana de Parnaíba, como uma etapa da Copa RallySP de Rally Cross Country - o campeonato Paulista da modalidade. A partir de 2007 fixou seu endereço na cidade de Taubaté, e por ser considerado por muitos competidores como uma das melhores provas da modalidade no país, passou a valer também como etapa do Campeonato Brasileiro para carros e caminhões, status que mantém até hoje.
A partir de 2009 o campeonato Paulista deixou de ser disputado, mas devido ao alto nível técnico da prova, o Rally dos Bandeirantes manteve-se intacto, integrando o calendário do Campeonato Brasileiro, tendo sua data fixada no mês de outubro, no Vale do Paraíba/SP.
A direção de prova fica a cargo de Deco Muniz, conhecido navegador e organizador de outras provas do campeonato braisleiro. Muniz é desde 2006, diretor de prova do RN 1500 uma das provas mais tradicionais da categoria, e desde 2012, em parceria com Breno Beltrão da FAM, promove o Rally do Velho Chico em Alagoas.
“Já estava mais do que na hora do Rally dos Bandeirantes ter também as categorias de moto, quads e UTVs, já acumulei uma boa experiência organizando provas para estas categorias, e o Bandeirantes é uma prova tradicional, tenho certeza que o pessoal das duas rodas vai se divertir muito por aqui tb”, comentou Deco, “a prova tem uma estrutura enxuta, mas é muito técnica, e este ano com a mudança da nossa base para São José dos Campos, tenho certeza que teremos uma prova ainda melhor e mais segura”, completou o diretor.
A prova acontece de 11 a 13 de outubro de 2013. Serão dois dias de prova (2 etapas), no sábado, duas especiais de 75 km em Taubaté, e no domingo uma especial única, em linha com aproximadamente 115 km em S.J.Campos, com deslocamento inicial e final de 33 km. O site oficial da prova está sendo reformulado e estará no ar a partir desta segunda-feira, dia 02 de setembro, com todas as informações da prova: www.rallybandeirantes.com.br
Fonte: 360 Graus