Nos próximos quatro meses, a Lifan concluirá um de seus projetos mais ambiciosos para os mercados emergentes - em especial, o brasileiro. O crossover compacto X50 é uma das principais apostas da montadora chinesa para ampliar as vendas no Brasil, ao lado do sedã 530, modelo com o qual compartilha plataforma e mecânica.
R7 Carros flagrou um dos protótipos de teste durante visita à fabrica da Lifan em ChongQing, na China. O utilitário de formas robustas e visual moderno apareceu como se quisesse ser visto, sem qualquer camuflagem e no exato momento em que um grupo de jornalistas brasileiros experimentava alguns dos futuros lançamentos da marca.
O projeto ainda é guardado parcialmente em segredo, já que antes do X50 a Lifan lançará no mercado brasileiro o sedã compacto 530, que será rival direto de uma turma grande (Grand Siena, Voyage, Prisma, J3 Turin, para citar alguns). Este chega no primeiro trimestre de 2014, com câmbio manual e o mesmo motor 1.5 a gasolina que servirá também ao jipinho.
A estreia do X50 será em novembro, no Salão do Automóvel de Gangzhou (China). E pelo pouco que se viu na pista de testes da fabrica da Lifan, o utilitário promete dar trabalho à concorrência, especialmente pelas dimensões compactas que se misturam a uma carroceria robusta e de visual sofisticado, com leds diurnos nos faróis e lanternas.
O desenho frontal, que aparece na foto, lembra ligeiramente o sedã Chevrolet Cobalt (especialmente os faróis). Contudo, o conjunto tem design original e deve agradar muitos brasileiros - destaque para a enorme tomada de ar no para-choques, estilo Palio. Já a traseira tem lanternas visivelmente inspiradas nas do italiano Alfa Romeo Giulietta.
O lançamento no Brasil ainda não está definido, mas deve acontecer na segunda metade de 2014. O preço também é mistério. Nosso palpite é de que o X50 chegue em versão única — completíssima, como manda o "figurino chinês" - por cerca de R$ 48 mil. Seus adversários serão Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008, Renault Duster e mais uma safra de futuros utilitários compactos que serão lançados em breve.
Fonte: R7