Lançado internacionalmente no final de 2012, o novo Opel Mokka só entrou no mercado português no início do mês de maio deste ano para assumir a rivalidade com modelos como o Nissan Juke, Skoda Yeti, Mitsubishi ASX, ou o “primo” da Chevrolet, o recém-chegado Trax. Compacto no tamanho e grande na atitude foi a síntese escolhida pela Opel para o SUV compacto que a marca do grupo GM idealizou para marcar posição numa categoria em expansão na Europa.
A nova proposta da Opel foi recolher, naturalmente, elementos a outros modelos, como o Astra ou o Insignia, mas essa aplicação de tecnologias e soluções – como o sistema Opel Eye ou a consola central – não lhe retirou identidade própria. Antes pelo contrário, como provam as bem resolvidas linhas estéticas, a sugerir pujança e capacidade para olhar de frente vários tipos de terreno.
Não se trata de um todo-o-terreno puro e duro – mesmo se há versões com transmissão inteligente AWD --, mas esse também não era o principal objectivo da Opel quando avançou para o desenvolvimento do Mokka. A facilidade de condução (são 4,2 metros de automóvel, servido por posição mais elevada do banco do condutor), o espaço interior, e a hipótese de vários tipos de utilização funcionam como argumentos, que são depois suportados pela imagem, digamos, de aventureiro.
Fonte: Record PT