Há dois anos, quando apresentou o Evoque, a Land Rover iniciou uma profunda revolução em sua linha, começando pela mais sofisticada, a Range Rover. Depois do lançamento deste veículo inédito, a marca britânica atualizou o Vogue - que chegou ao Brasil em março - e agora ajustou o Sport, que será lançado até o final do ano no país.
O Sport começou a ser comercializado em 2005, depois de ter sido apresentado como o conceito Stormer, em 2004. A segunda geração chegou em 2010 e nestes nove anos o utilitário esportivo de luxo já teve 415 mil unidades comercializadas em todo o mundo.
Nessa nova geração, o RR Sport ganhou uma aparência mais compacta, embora ele tenha 4,85 metros é 6,2 centímetros maior que o seu antecessor. A distância entre eixos também cresceu, ganhando 1,78 cm, passando para 2,92 m. A altura com a suspensão em posição normal é de 1,78 m e a largura, de retrovisor a retrovisor é de 2,07 m.
Experiência
Na última semana, fizemos um teste completo com o novo RR Sport em sua terra natal. Foram mais de 700 quilômetros em rodovias - chamadas pelos britânicos de Motorways - e estreitas estradinhas que atravessam pequenas cidades, áreas agrícolas do oeste da Inglaterra e sul do País de Gales, onde rodamos até por uma base militar.
Nesse trajeto - todo feito na mão inglesa, incluindo o volante à direita - não ficaram de fora os trechos off-road, afinal esse é um autêntico Land Rover, que honrou a marca ao atravessar os obstáculos sem perder a pose.
No primeiro dia começamos com um V6 gasolina, que tem 3.0 litros, e desenvolve 340 cv de potência e produz 45,9 kgfm de torque. Cerca de 200 quilômetros depois trocamos por outro V6, também de 3.0 litros mas movido a diesel. A potência é menor, são 292 cv, mas o torque de 61,2 kgfm garante mais força nas saídas e retomadas.
No segundo dia de testes utilizamos apenas o V8, que tem 5.0 litros. Esse motor rende 510 cv de potência e oferece 63,7 kgfm de torque. É o mesmo propulsor com compressor (chamado pela empresa de Supercharged) que é utilizado em alguns modelos da Jaguar e que tem um som empolgante. Foi com esse modelo que chegamos aos 234 km/h na pista do aeroporto de Kemble - a máxima é de 250 km/h, controlado eletronicamente.
Em outro exercício, na pista normalmente utilizada por aviões, levamos o RR Sport de 0 a 160 km/h e novamente a inércia em 17,2 segundos. De acordo com a Land Rover, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos. Com os V6, a gasolina e a diesel, essa marca é atingida em 7,2 segundos. A melhor performance em relação a geração anterior também está ligada à redução de 420 kg de peso graças a adoção de alumínio na carroceria. Além disso, o novo desenho deixou o veículo 8% mais aerodinâmico.
Para qualquer motorização é aplicado o câmbio de oito velocidades produzido pela ZF, que pode ser utilizado no modo automático ou sequencial, onde o motorista pode trocar as marchas por toques na alavanca de câmbio ou por
pequenas hastes instaladas atrás do volante.
Associado a este conjunto motriz está o Terrain Response, um sistema que pode ser utilizado automaticamente ou a escolha do motorista. São até seis programas pré-determinados que ajustam vários parâmetros do motor, câmbio e suspensão para facilitar a ultrapassagem de terrenos com pedras, areia ou lama, por exemplo.
Ainda é possível - através de teclas no console central - selecionar individualmente a altura da suspensão, reduzir a tração ou acionar o HDC (controle de descida). Com esse sistema o veículo ultrapassa, sem que o motorista acelere o utilize os freios, descidas íngremes com total segurança. O equipamento foi utilizado diversas vezes, numa delas na saída de um Boeing que serviu para testar os diversos recursos eletrônicos do Land Rover.
Conforto
Além de muita tecnologia para manter a estabilidade e transpor obstáculos, esse Land Rover oferece bastante conforto. Dispõe de ar-condicionado de quatro zonas e um potente sistema de som de 1.700W com 23 alto
falantes. Entre os bancos dianteiros, há um console generoso com uma geladeira.
O painel possui desenhos angulados e o painel de instrumentos é totalmente digital. Para quem vai atrás tem à disposição bancos reclináveis e telas para o entretenimento no encosto dos bancos dianteiros. Para não incomodar o motorista, elas podem ser acessadas por controle remoto e o som é transmitido por fones de ouvido.
Quando
No Brasil, o RR Sport vai competir com pelo menos cinco utilitários esportivos de luxo: Audi Q7, BMW X5, Mercedes-Benz ML, Porshe Cayenne e Volkswagen Touareg. O pacote de equipamentos de cada versão e os preços serão anunciados somente na época do lançamento no Brasil, o que deve acontecer entre outubro e novembro. No entanto, o veículo será posicionado entre o Discovery 4 mais caro (R$ 321.900 na versão HSE SDV6 3.0) e o RR Vogue mais barato, o 4.4 SDV8, que custa R$ 551.800.
Fonte: Correio 24 horas