x
Convex Datacenter
  • Com venda em alta, GM decide fazer SUV compacto Mokka na Europa

    -opel-mokka-spain.jpg
    A General Motors decidiu começar a produzir também na Europa o SUV compacto Mokka, devido a altas vendas na região. O modelo atualmente só é produzido na Coreia do Sul e divide a plataforma com o Trax -que será chamado Tracker na Argentina- e o Buick Encore, vendido nos Estados Unidos. A medida é tomada em um momento em que o segmento ganhará uma série de novos concorrentes, entre eles o Peugeot 2008, o Renault Captur e o Ford EcoSport, que será exportado da Índia para alguns países do mercado europeu.

    saiba maisGM lança Trax na Argentina, mas adia decisão sobre venda no Brasil
    GM anuncia investimento de 4 bilhões de euros na Opel

    O Mokka será feito na planta da Opel/Vauxhall em Zaragoza, na Espanha, a partir do segundo semestre do ano que vem, inicialmente como CKD (Completely Knocked Down), quando as peças chegam somente para serem montadas. O investimento inicial será de US$ 80 milhões.

    Segundo a GM, a expectativa é de que 5.800 postos de trabalho sejam assegurados com essa iniciativa. No local são produzidos atualmente os modelos da Opel Corsa e Meriva.

    A produção do Mokka na Coreia do Sul também será reforçada. O utilitário compacto foi lançado no último trimestre do ano passado e, de acordo com a GM, está entre os 3 SUVs mais vendidos em diversos países europeus.

    Investimentos na Europa
    Recentemente, a GM anunciou que investirá 4 bilhões de euros em sua operação na Europa e 230 milhões de euros no centro de desenvolvimento em Ruesselsheim, na Alemanha.

    O mercado europeu ainda vive os efeitos da crise econômica que reduz a venda de carros. Em maio, os emplacamentos tiveram o nível mais baixo em duas décadas, segundo a Associação de Montadoras Europeias. O segmento de SUVs compactos tem sido um dos poucos a se destacar nesse cenário.

    Fonte: G1