Jaquetas, toucas, luvas e demais acessórios de inverno já foram tirados do guarda-roupa. Para participar do 5º Rally Transcatarina também é preciso estar preparado para enfrentar o inverno do Sul do País. Porém, de 17 a 20 de julho, a competição promete aquecer aqueles que alinharão seus veículos 4x4 para essa alucinante disputa.
Há quem acredita que o frio dificulta o desempenho das duplas na busca pelo pódio do Transcatarina, mas o rigoroso inverno de Santa Catarina é apreciado por vários competidores, a exemplo do piloto Aparecido Romão Matias Fernandes, que disputará na categoria Super Máster. "As expectativas para esse ano são excelentes, só queremos bastante frio e boas trilhas", comentou o piloto.
Os amantes do fora-de-estrada estão à espera de provas longas, onde a resistência física e mecânica seja levada ao limite. Todos os participantes querem um roteiro rápido, com muitas pegadinhas e que traga as belezas que somente o off-road pode proporcionar.
Dentre os municípios que receberão o evento, Mafra é um dos mais gelados nesta época do ano, com temperatura média no mês de julho em torno dos 5 graus. A caravana chegará à cidade no segundo dia. "E também temos uma tradição com os clubes de jipeiros e trilheiros. Possuímos uma grande extensão de estradas rurais (mais de 1.400 quilômetros), com trilhas e áreas para o fora-de-estrada. Assim temos um movimento muito grande de pessoas interessadas no esporte", declarou o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze.
Certamente o frio será impetuoso, mas a excitação dos participantes e dos expectadores ampliará a magnitude do rali. "Sabemos a importância que o Transcatarina tem para o Estado e recebê-lo é uma forma de motivar ainda mais a prática do off-road em Mafra", afirmou o prefeito.
Roteiro - 5º Rally Transcatarina
17 de julho - Prólogo em Fraiburgo
18 de julho - Fraiburgo - Timbó Grande - Canoinhas
19 de julho - Canoinhas - Mafra - Rio Negrinho
20 de julho - Rio Negrinho - Guaramirim - Balneário Camboriú
Fonte: 360 Graus