Para continuar avançando e facilitando a comodidade dos participantes, a Comissão Organizadora da Fenajeep tem a missão de fazer frequentes reuniões para definir as diretrizes do evento e muitos projetos que serão implantados nessa edição foram revistos. Por motivos técnicos, as inscrições de todas as modalidades disponibilizadas através do novo sistema do site da Fenajeep, conforme já divulgado, acabaram sendo transferidas para o dia 29 de abril a partir das 9 h.
Já foram definidos os valores de ingressos e inscrições e as informações já estão disponíveis pagina da Fenajeep na internet. Antigamente, as inscrições das provas externas eram feitas apenas de forma física, no dia das provas, e com o novo sistema, todas as inscrições serão feitas de forma antecipada, o que ajudará a parte logística das provas, a exemplo da alimentação.
No ano de 2013, a edição completa 20 anos e a responsabilidade é ainda maior. A organização está preparando muitas novidades e as surpresas serão o grande presente ao público. O desejo da organização é que o povo seja bem recebido e todas as melhorias são para que não tenha nem um percalço que venha atrapalhar a estadia do turista e jipeiro.
Segundo o diretor presidente do Brusque Jeep Clube, Roberto Wilke, a festa iniciou modesta há vinte anos, devido a um grupo ter participado de competições no estado e não se contentaram. "Os jipeiros participam de outras competições no estado e queriam algo maior. Foi aí onde iniciou a Fenajeep. Era feita a competição do raid e logo depois iam fazer trilhas. Os jeeps que participavam, inicialmente, na pista do indoor eram veículos originais e hoje existe motores com até 300 HP e mostra que hoje tudo modernizou”.
Os veículos exigem ter mais segurança e a pista segue a mesma linha. Antigamente, não tinha nem uma atração e devido toda estrutura que norteia o evento hoje o investimento é muito maior. E tudo deve obedecer às normas legais de segurança, como a exemplo da infraestrutura do pavilhão e arquibancada, que possuem laudo de engenheiro e bombeiro. Isso é de honra da Fenajeep desde as primeiras edições.
O Salão do 4X4 surgiu porque no inicio a organização nem sabia quem vendia peças para jipes na região. Na atualidade, a festa é a referência para compra de peças off road em todo o país. Segundo Roberto, uma curiosidade é que as pessoas de São Paulo vêm comprar na Fenajeep e os expositores são do mesmo estado. “Eles poderiam comprar mais próximo, mas o diferencial é que as pessoas gostam de dizer que comprou na Fenajeep e isso é um marco para nós, e o evento cresce a cada ano”.
Segundo o diretor jurídico do Brusque Jeep Clube, Luciano Witkowsky, no passado era ponto de honra a proibição de bebida alcoólica, porque direção e bebida não combinam e agora está em vigor a lei seca. “Queremos dizer ao nosso público e aos nossos participantes que está, terminantemente, proibido o consumo de bebida alcoólica e o uso dela em nossos passeios e nas competições. Será feito vistorias nos carros, aleatoriamente, o participante que tiver consumindo serão tomadas algumas atitudes. A própria policia está em parceria com a organização”.
Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança de todos os participantes e prevenir eventualidades durante as provas.
Uma novidade desta edição, diz o presidente da entidade, é que “acontecerá o primeiro Raly da Fenajeep”. Há alguns anos foi feita uma experiência de um Raly Universitário realizado pelas ruas da cidade. O que não caiu no gosto das pessoas e vamos fazer um raly 4X4 em substituição ao raid, que deixamos de fazer por falta de inscrições e participação dos pilotos”.
Já as trilhas do passeio Expedition e Passeio Radical estão sendo levantadas e membros do clube estão trabalhando arduamente e deixando tudo na mais perfeita condições para realização do evento.