São 93 carros inscritos para o maior rali de velocidade do Brasil. O tradicional Rally Internacional de Erechim (RS) também é considerado o maior evento da modalidade em toda a América Latina. A prova contará pontos para os certames Sul-Americano, Brasileiro e Gaúcho da modalidade. Em seu 16º ano consecutivo, o Rally de Erechim terá 93 equipes participantes, número que bate o recorde de 72 times obtido em 2012. Destes, 43 participarão do torneio nacional, entre as categorias 4×4, 207, 4×2 Super e 4×2. Outras 32 equipes vindas de Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai e Uruguai participarão do Rally de Erechim, que deverá receber um público de 80 mil pessoas durante a prova.
Tudo isso anima o coordenador geral do evento, Claudio Pagliosa. “Números para comemorar, mas que também aumentam nossa responsabilidade enquanto organizadores”, comenta. Pilotos e navegadores enfrentarão ao longo dos três dias de competição um total de oito especiais, totalizando 80 quilômetros de trechos cronometrados. Além disso, o Superprime, que em 2012 teve um público superior a dez mil pessoas, será novamente disputado na noite de sexta-feira. A novidade para as equipes da categoria 4×4 é o Qualifying Stage, que definirá a ordem de largada do rali.
As equipes terminam suas instalações no parque de apoio do Rally de Erechim, montado no Parque do Accie (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim). Amanhã acontece a largada promocional da prova, que contará com diversas autoridades, entre elas o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, destacou a importância da visita de uma autoridade federal. “Hoje o Rally de Erechim é um evento reconhecido nacional e internacionalmente. Pela organização, beleza e dificuldade, a prova atrai participantes de diversos países e milhares de fãs espalhados pelo Brasil. Isso certamente chamou a atenção do Governo Federal. A presença do Ministro para a largada nada mais é, portanto, do que um reconhecimento à importância que nosso Rali tomou no cenário brasileiro”, considera o prefeito.
Fonte: Correio do Povo