Após levantamento técnico na última semana, a organizadora do Rally dos Sertões divulgou alguns detalhes do percurso, dentre eles o trecho cronometrado, que será maior. Serão nove dias de disputas, com largada no dia 25 de julho em Goiânia e chegada no dia 3 de agosto, também na capital de Goiás.
A edição 2013 terá um total de 4.157 km, dos quais 2.578 km serão de especiais, um recorde para o maior torneio de rali disputado em um só país. O trecho cronometrado representa 62% do total, bem superior a última edição que teve menos de 50% do total.
"Todo ano, quando eu encerro o levantamento, digo que teremos a melhor prova dos últimos tempos e, desta vez, não foi diferente. Será um percurso completo. Teremos em média 300 km de trechos cronometrados por etapa, com destaque para duas grandes especiais, uma de 510 e outra de 420 km", comentou Eduardo Sachs, Diretor Técnico.
"Não teremos a quantidade de areia que encontramos nas etapas iniciais de 2012, mas os competidores não vão ficar sem areia, pois nas 5ª e 6ª etapas, no Jalapão, ela estará lá. Só não vai começar tão forte, como no ano passado. Vai ser uma prova bem prazerosa. A primeira especial será menor e vai ajudar as equipes e pilotos a ajustarem os equipamentos, já estando na disputa. Mas do segundo dia em diante, a prova começa a ‘crescer’, com especiais longas, muita pedra, trial, erosão, piçarra, travessia de rios e ai teremos essa especial com mais de 500 km no Jalapão, que vai ser marcante", acrescentou Sachs.
As belas paisagens também farão parte da prova e devem dar motivação extra para os competidores. "Vamos passar por uma região nova do Jalapão, muito bonita. Teremos também uma serra. Ou seja, sem dúvida, vai ser mais uma edição inesquecível", declarou o diretor.
As cidades do Sertões 2013 serão divulgadas nas próximas semanas. São cinco categorias de veículos, carros, caminhões, UTV´s, quadriciclos e motos.
Fonte: Terra