Já na quarta geração, o SUV (‘Sport Utility Vehicle') da fabricante japonesa, produzido em Inglaterra, já vendeu mais de cinco milhões de unidades ao longo de 18 anos. O Honda CR-V é um carro com um design simples, sem as habituais criações aeroespaciais da marca.
À primeira vista parece bem mais largo do que a anterior versão pois a Honda colocou as rodas ainda mais nos extremos da carroçaria. O comprimento e a altura do carro foram reduzidos em 3 e 25 milímetros, mas sem reduzir o espaço interior. Em termos de design exterior este novo modelo adopta por uma atitude mais agressiva e aerodinâmica, com uma carroçaria de linhas esculpidas e uma frente mais arrojada. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade da bagageira do CR-V aumentou 148 litros, para 1.648 litros.
Do ambiente a bordo o CR-V leva nota máxima para a o tipo de veículos em questão. Os materiais são, regra geral, de boa qualidade, o conforto é um dos pontos fortes e o espaço abunda transmitindo uma sensação de conforto a todos os ocupantes.
Foram também tomadas medidas para reduzir significativamente o ruído de rolamento e do motor que passa para o habitáculo. Para tal, foi aplicado material de insonorização no piso por baixo do habitáculo e também, na porta traseira, cavas das rodas traseiras, estruturas das portas, divisória dianteira e capot. As portas incluem agora uma nova borracha dupla. Como resultado, a insonorização está nos parâmetros mais elevados de sempre deste SUV da Honda.
Ao volante, o condutor percebe que houve muitas alterações feitas ao nível do posicionamento dos bancos e comandos. O botão ECO cuja função é optimizar o ar condicionado, acende a árvore colocada dentro dos instrumentos, iluminando-os a verde quando estamos a ter uma condução económica e a vermelho se estamos a abusar.
A faltar ficam ainda os ‘gadgets' que se destacam nos seus rivais directos das marcas ‘premium'. Mesmo assim, o Honda CR-V tem um ecrã multi-informações (i-MID) de 5 polegadas, que controla o áudio, o telefone e o sistema de navegação.
Fonte: Sapo