A Subaru trouxe o protótipo Viziv a Genebra com dois objetivos em mente. Primeiro mostrar o futuro do design da marca no que toca aos modelos crossover. Por outro lado mostra a forma como a Subaru olha para o seu futuro em termos de criação de híbridos.
O nome Viziv significa "Visão para a Inovação". O design exterior foi concebido para ter um aspeto sólido mas ao mesmo tempo suave e aerodinâmico. A frente pretende ser uma evolução do visual do novo Forester, mas muito mais moderno. Os faróis, piscas e entradas de ar são todos incorporados em lâminas de cada lado da grelha. O resto do carro é bastante simples, mas a Subaru quer que os seus clientes tenham boa visibilidade. Os pilares A são relativamente estreitos e o pára-brisas estende-se quase até a zona da cabeça do condutor. A traseira reflete a frente com três faróis em formato de lâmina de cada lado.
O interior tem um painel de instrumentos simplificado, com um ecrã de informação adicional entre os passageiros à frente.
Mecanicamente a Subaru está a fazer experiências com a tecnologia híbrida. No Viziv as rodas traseiras são movidas por motores elétricos, o que permite que o piso traseiro seja plano. Sob o capot está um motor diesel 2.0 boxer com uma transmissão CVT e um motor elétrico dianteiro. O motor arranca com energia elétrica e depois ativa o diesel para velocidades mais elevadas.
A Subaru refere que este é o seu conceito de como criar um futuro veículo de tração às quatro rodas. Os motores elétricos podem enviar a potência de forma independente para cada roda.
O Viziv é um protótipo puro pelo que ainda vão ser precisos vários anos antes de vermos este design ou a tecnologia na estrada.
Fonte: Auto Viva