Nada menos que 43 carros já estão inscritos para alinhar no grid do Rally Montanhas de Canela, que será disputado entre os dias 15 e 17 deste mês na cidade serrana, de Canela, no RS. A corrida promete ser uma das maiores do ano no calendário do automobilismo gaúcho e marcará a abertura dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas diretamente no site oficial do Campeonato Gaúcho, no endereço www.rallyvelocidaders.com.br. A expectativa dos organizadores em termos de grid já está além do esperado.
Este será o segundo ano que a cidade serrana irá receber uma prova de rali de velocidade. No último ano, pouco mais de 10 carros alinharam para a corrida. Este ano, com o número crescente nesta semana, a expectativa já passar dos 45 carros no grid.
O coordenador do Rally Montanhas de Canela, Hardy Hartmann salienta que uma série de novidades serão encontradas por competidores e pelo público na edição deste ano do evento. “Com relação as especiais, apenas 8 quilômetros serão reaproveitadas do ano passado, pois foi necessário o aumento total do percurso, já que o Brasileiro exige uma prova mais longa que o Gaúcho. Por Canela ser uma cidade turística, ela envolve vários empreendimentos e atividades, inclusive no interior, o que nos força a fazer deslocamentos maiores um vez que, por exemplo, não podemos fechar o acesso do Rafting no Rio Paranhana, entre outras dificuldades. Também evitamos fazer especiais em descida de montanha, mas nos deslocamentos é inevitável termos descida e subida de montanha. As estradas, segundo a prefeitura , estarão sendo revisadas para garantir boa trafegabilidade nos dias de prova”, destaca Hardy.
CAMPEÕES NA PISTA
A lista de inscritos do Rally Montanhas de Canela já tem garantida a presença de todos os campeões de 2012 no Campeonato Gaúcho. De SC virá Julio Romi/Eduardo Tonial, eles que foram campeões na temporada passada na categoria 4x4(Classe 3), a mais forte, com os carros possuindo tração 4x4 e motor de até 2,0 litros e turbo.
A dupla campeã da categoria R1 (carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros), Leandro Bertuol/Diego Santolin agora partem para novo desafio, na categoria Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros). O campeão da Classe 9 em 2012, Vanderlei Carminatti e seu navegador Robson Giacomel também já estão inscritos.
Os caxienses Volnei Hollas e Cicero Bridi venceram o Estadual no último pela categoria Super A, e também vão competir em Canela este ano.
Além dos campeões do Gaúcho, também os do Brasileiro de 2012 já garantiram presença na corrida de Canela: Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut (categoria 4x4), Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales (categoria 4x2 Super), mas que este ano entram com um Mitubishi Lancer entre os carros 4x4. O nacional agrega a partir deste ano também a categoria 207, para duplas que competem a bordo dos carros da Peugeot, modelo 207.
Um evento anual na região turística
Canela é conhecida em todo o Brasil pelo forte apelo turístico da região. O Rally Montanhas de Canela quer se fixar como mais um atrativo e um evento anual na cidade. “Nossa intenção é tornar este evento em Canela, para ser repetido todos os anos. Ainda temos pouco apoio financeiro do município, mas entendo que estão fazendo todo o possível para nos auxiliar, e contamos também com algum apoio de empresas locais, que querem também tornar este evento permanente, principalmente nesta época do ano que é considerada baixa temporada. Com o aumento do número de competidores e do evento como um todo, acredito que teremos sucesso em tornar o evento permanente”, encerra Hardy.
Fonte: Cross Brasil