A Citroën segue na liderança do Campeonato Mundial de Rally (WRC) após a segunda etapa do campeonato de 2012, realizada na Suécia. A dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena, vencedora da prova de abertura realizada em Monte Carlo, terminou em segundo lugar, enquanto Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen finalizaram em 17°. Estes resultados permitiram à equipe de fábrica da Citroën somar pontos suficientes para permanecer na liderança do campeonato de construtores. A vitória na etapa sueca ficou para os franceses Sébastien Ogier/Julien Ingrassia.
Loeb/Elena disputaram a vitória com Ogier/Ingrassia durante toda a prova. Ao iniciar o último dia, entretanto, a dupla da Citroën já tinha consciência de que a vantagem obtida pelos líderes não poderia ser descontada em condições normais de prova. Restava então imprimir o ritmo mais forte possível, tentando assim levar os adversários a um erro. E a pilotagem de Loeb ofereceu um grande espetáculo aos milhares de espectadores que, apesar da neve e do frio intenso, compareceram às estradas para assistir ao rally. “Acelerei tanto quanto pude para manter pressão sobre Ogier, mas ele fez uma corrida perfeita”, reconheceu Loeb. A disputa entre os dois chegou ao final no 21° estágio da prova, quando Loeb acabou batendo de leve em um banco de neve. Faltava apenas mais um estágio para o final do rally e, sem tempo para se aproximar de Ogier, o piloto nove vezes campeão mundial preferiu adotar um andamento seguro para conservar o segundo lugar.
As outras duas duplas da equipe Citroën Total Abu Dhabi WRT tiveram menos sorte. Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen e Dani Sordo/Carlos del Barrio, igualmente favoritos à vitória, perderam todas as chances logo no primeiro dia após colidirem com bancos de neve. Ambos conseguiram continuar, mas o objetivo passou a ser marcar pontos no campeonato. Sordo/del Barrio chegaram a alcançar o oitavo lugar quando sofreram um novo acidente. Desta vez, os danos no carro impediram a dupla de prosseguir no rally. Hirvonen/Lehtinen terminaram em 17° lugar e, apesar de não terem marcado pontos no campeonato de pilotos, asseguraram dois pontos para a equipe no mundial de construtores.
Fonte: F1 Mania