Na era do consumo de imagens das mais variadas formas – por televisão, tablet, PCs, cinema e até telefone – os desportos baseiam cada vez mais as suas plataformas na captação dos recursos gerados por esta fonte.
Nos desportos a motor, o modelo a ser seguido foi criado pela Fórmula 1 ainda nos anos 1970, quando as bilheteiras passaram a ser vistas como uma receita com potencial limitado pelo espaço físico das bancadas, mas a visibilidade de marcas e produtos nas transmissões surgiu como um oceano de oportunidade. Hoje, todas as modalidades desportivas se inspiram nesse modelo. E, com o advento da internet e seus diversos canais de exibição, esta regra de ouro é cada dia mais verdadeira.
No Brasil, o único evento motorizado genuinamente global é o Rally dos Sertões, que atrai competidores e equipas de todos os continentes para uma aventura considerada tão única quanto especial pelos rincões mais distantes (e belos) do país. Como a Fórmula 1 e até o Rally Dakar, o Sertões pretende agora usar a fama de grande aventura para aumentar a receita gerada pelas exibição de imagens no exterior. Dessa necessidade surgiu a parceria da Dunas Race, organizadora da prova, com a XYZ Live, empresa que tem entre as suas expertises o marketing desportivo.
Um dos objectivos da Dunas Race é fazer crescer e expandir a marca Rally dos Sertões, maior prova do género disputada dentro de um único país, que completou 20 anos em 2012, quando foi tema do desfile da Escola de Samba X-9 Paulistana.
“A Dunas Race vem-se esforçando bastante para ampliar a visibilidade do Sertões no Brasil e no exterior. Estamos conseguindo bons resultados ao longo dos anos, mas ainda temos muito trabalho a fazer neste sector. É importante firmarmos parcerias com empresas que possuam conhecimento nessa área, como é o caso da XYZ Live. Eles chegam para somar conhecimento e experiência onde estamos focando o nosso crescimento“, diz Lucas Moraes, gerente de marketing e novos negócios da Dunas Race.
Áreas de actuação
A parceria com a XYZ abrange ainda outras áreas nas quais a Dunas vê possibilidade de crescimento. Além da venda e distribuição internacional de imagens, a empresa com sede em São Paulo e bases no Rio de Janeiro, Miami e Los Angeles, irá captar patrocínio para as principais cotas do evento, formular parcerias estratégicas e fornecer consultoria permanente sobre todos os aspectos do Rally dos Sertões como plataforma de marketing e branded entertainment. A Dunas também usará a sede da XYZ, e o seu premiado projecto arquitectónico, para eventos com clientes e outros públicos de interesse.
“O Sertões é um megaevento, com qualidades indiscutíveis e um potencial gigantesco. E é importante notar que este potencial não acontece somente aqui, no Brasil. É um evento com possibilidade de se tornar uma marca global do mundo desportivo, algo que o desporto a motor brasileiro nunca produziu“, diz Fernando Von Oertzen, vice-presidente de esportes da XYZ Live.
“E esta não é uma opinião colhida aqui, ela vem dos principais competidores, equipas e organizações internacionais deste desporto; temos aqui um evento primoroso do ponto de vista do marketing que também é uma aventura sem igual em todo o mundo. Hoje, com a vida rotineira nas grandes cidades, é justamente isso que as pessoas procuram quando ligam a televisão ou navegam na internet: um grande desafio para acompanhar. E é isso que pretendemos oferecer-lhes na Europa, na Ásia e na América do Norte“, completa Oertzen.
Com este acordo firmado, as duas empresas estão a programar uma série de acções para envolver parceiros e público durante todo o ano.
Fonte: Multidesportos