O Salão de Detroit foi o sítio e o momento escolhido pela Tesla para apresentar aquele que será o seu segundo modelo, o Model X. Trata-se de um SUV elétrico que promete romper com todos os conceitos que conhecemos neste segmento. A base é a do já conhecido Model S, mas acrescenta-lhe algumas particularidades.
Em primeiro lugar, tem um sistema de tração integral que se pode usar em três modos diferentes: pode escolher-se entre um só motor no eixo traseiro, uma variante 4x4 graças a um par de motores e, por último, conta com uma alternativa que lhe dará um plus de potência em relação à segunda opção, que servirá de boost. Nas palavras dos seus criadores, neste modo será tão rápido como um Porsche 911.
A nível de baterias, a versão base deverá ser de 85 kWh, deixando de lado a de 60 kWH que vai desaparecer também do Model S. Mas também não está colocada de lado a hipótese de montar uma bateria de 120 kHw, que promete uma autonomia de cerca de 650 quilómetros entre cada carregamento completo. Resta esperar pela confirmação oficial.
No interior podemos ver um ecrã central que não está integrado no tablier, ficando em posição flutuante. Mas uma outra particularidade deste Model X é que vai ter sete lugares, uma vez que incorpora uma terceira fila com dois bancos.
A Tesla tem esperança que este SUV de grandes dimensões seja um sucesso de vendas não só nos Estados Unidos. Deverá chegar ao mercado em 2015, por um preço entre 50 a 70 mil dólares nos Estados Unidos.
Fonte: Sapo