O piloto de moto da Equipe Avante, Jean Azevedo, caminha para mais um grande desafio em sua carreira, a 15ª participação no Rally Dakar, considerada a maior e mais difícil prova off road do mundo. Aos 38 anos, Jean mostra que continua com fôlego suficiente para percorrer os cerca de oito mil quilômetros de trilhas, desertos e terrenos tortuosos da prova que acontece na América do Sul entre os dias 05 e 20 de janeiro de 2013.
Sua primeira participação foi em 1996. Nestas 15 edições, 12 são em duas rodas. Apenas em 2009, 2010 e 2012 ele competiu entre os carros, mas mesmo assim terminou como o melhor estreante do Dakar.
“O que mudou nestes anos foi a tecnologia dos equipamentos. Hoje temos aparelhos que conseguem rastrear os pilotos durante a competição, o que não havia antes. Dessa forma, o rali ficou muito mais seguro em relação ao resgate em caso de acidente ou de piloto perdido no deserto. O fato da prova ter vindo para nosso continente também nos deu maior segurança”, explicou Jean.
O Rally Dakar 2013 terá início em 05 de janeiro na capital peruana de Lima, seguirá pela Argentina e será finalizado em Santigo, no Chile, no dia 20 do mesmo mês.
Resultados - Jean Azevedo é o competidor com resultados mais expressivos do Dakar, acumulando três títulos em categorias. São eles: campeão da cat Production em 1997, bicampeão da cat Production em 2003 e campeão cat Super Production no ano de 2011.
Também é o brasileiro com as melhores posições na classificação geral da competição: em 2003 ficou em 5º, no ano de 2005 e 2011 conquistou a 7ª colocação entre todas as motocicletas, além de ser o único brasileiro até hoje a vencer etapa na classificação geral das motos.
Fonte: Yahoo