A Ford apresentou duas novas versões da Nova EcoSport - SUV da montadora americana. A Powershift, com transmissão automatizada (uma versão entre o modelo manual, mas que também não é automática) de seis marchas e embreagem dupla e a 4WD, com tração nas quatro rodas. O Terra testou ambas em uma viagem de cerca de 110 km entre as cidades de São Paulo e Bragança Paulista.
Powershift
A Nova EcoSport com transmissão automatizada traz ao condutor a sensação de que os dias dos solavancos e de demora na troca de marcha estão contados. A boa impressão é gerada pela dupla embreagem, que faz com que o veículo tenha respostas mais rápidas e sem grandes trancos, melhorando o desempenho do carro, principalmente quando é preciso mais agilidade. Além disso, a boa vedação sonora do carro também impede que o barulho das trocas e do motor entre na cabine.
A posição S do câmbio da versão Powershift aumenta a rotação do motor até realizar a troca de marcha. Com isso, o carro segura o giro em níveis altos mesmo quando o motorista diminui a pressão do pé no acelerador, o que dá ao carro uma melhor resposta em ultrapassagens, por exemplo, utilizando bem os 146 cavalos de potência do veículo - que tem preço inicial de R$ 63.390, podendo chegar a R$ 70.890 na configuração top, a Titanium.
O carro também oferece a possibilidade de de troca manual das marchas. Nesta opção, a mudança de marchas da Nova EcoSport se mostra mais difícil e demorada, já que é realiza por meio de botões pequenos que confundem um pouco na hora de diminuir ou aumentar as seis velocidades. Porém, quando acionada, o carro perde menos torque e o motorista tem a sensação de realmente ter o "controle" do carro.
4WD
A versão com tração nas quatro rodas mostra que a Nova EcoSport pode se aventurar pelo meio rural. No off-road realizado na cidade de Bragança Paulista, a tração integral e as seis marchas de um câmbio manual se mostraram confiáveis na terra com obstáculos de pequena dificuldade. O modelo não se arrisca por onde uma Ford Ranger passa, mas conseguiu sair - com a ajuda do botão 4WD do painel, que "autoriza" o uso de uma maior tração nas rodas traseiras - de grandes buracos e muita lama.
Em rampas íngremes, o assistente de subida ajuda o carro a não rodar as rodas em falso. O ponto fraco fica por conta da perda de potência do motor 2.0, de até 147 cavalos, durante a passagem das seis velocidades - o que obriga o motorista a utilizar demais as marchas mais "fortes", como a primeira. A Nova EcoSport 4WD tem preço inicial de R$ 66.090.
Com as duas novas versões, a Ford aumenta o leque da SUV para conquistar o consumidor que deseja utiliza-la tanto com conforto no uso urbano quanto para aqueles que se arriscam a por o pé na terra.
A montadora também busca melhorar a marca de 3.633 unidades vendidas no mês de novembro (de acordo com a Fenabrave) - abaixo das 4.685 unidades comercializadas do Renault Duster, seu principal rival.
Fonte: Invertia