A Ford inicia, esta segunda-feira, a produção do novo SUV Ford Kuga na sua fábrica de montagem em Valência, Espanha, com as primeiras unidades a chegarem em breve aos concessionários de toda a Europa. Em Portugal, a nova geração do crossover compacto da marca da oval estará disponível a partir do início de 2013.
O novo Kuga oferece tecnologia em estreia no segmento, incluindo a abertura e fecho do porta-bagagens em sistema de mãos livres, qualidade de condução referencial na classe com o novo sistema global da Ford de tracção integral inteligente e Controlo Vectorial do Binário (controlo em curva) melhorado, introduzindo ainda a tecnologia do motor Ford EcoBoost a gasolina para o mercado europeu dos SUV, acrescenta a marca norte-americana em comunicado.
Com mais de 300.000 unidades do modelo já comercializadas na Europa desde o lançamento da primeira geração no Velho Continente, em 2008, o novo Kuga marca o início de uma abrangente gama de SUVs Ford na Europa, já que a este modelo seguir-se-á o EcoSport, sinónimo da entrada da Ford no segmento dos pequenos SUV, e o Edge, um maior e mais “premium” crossover que é um sucesso na América do Norte e noutros mercados.
A Ford anuncia igualmente pretender tirar o máximo proveito da sua liderança neste segmento na América do Norte e noutras regiões no mundo para expandir rapidamente a sua oferta na Europa, esperando vender mais de um milhão de SUVs no Continente europeu nos próximos seis anos. Representando a venda destes modelos até 2016, 10% de todos os Ford vendidos na região.
O novo Kuga estará disponível com uma gama de motores EcoBoost 1.6 a gasolina com 150cv e 180cv e diesel Duratorq 2.0TDCi de 140cv e 163cv. As versões de tracção integral terão a opção de transmissão automática PowerShift da Ford e todas as variantes de motor registam emissões de CO2 inferiores a 180g / km
Fonte: Diário Digital PT