Os veículos 4X4 têm a tração do motor direcionada para as quatro rodas, enquanto que nos 4X2 ela é voltada para somente um dos eixos, geralmente, o dianteiro. Valentin Trodorfe, gerente de pós-venda da Verniê Citroën, afirma que a proposta da condução é que ditará a escolha do consumidor.
Segundo ele, os 4X4 são requisitados, principalmente, pelos que utilizam o automóvel para destinos off-road. "Ter tração em todas as rodas, assegura um melhor desempenho em terrenos acidentados e irregulares, sendo essencial para as pessoas que gostam de fazer trilhas ou que precisam transitar em estradas de terra e enfrentar buracos e lama", destaca.
Esta configuração de tração, completa Trodorfe, também é bastante utilizada pelos que necessitam de um bom transportador de cargas. "Com a tração traseira e dianteira trabalhando em sincronia, ganha-se muito mais força e trafega-se de forma eficiente mesmo que o veículo esteja carregado", ressalta.
Segurança
Os utilitários e os SUVs compõem a maioria dos representantes 4X4 e, de acordo com o gerente de pós-venda da concessionária Citroën, em Maringá, independente do local por onde transitarem, garantem um elemento a mais de segurança aos ocupantes, graças à estabilidade que proporcionam.
Para desfrutar disso tudo, acrescenta Trodorfe, o consumidor paga um pouco mais, porque a tecnologia e os componentes embarcados são diferentes. "Fica a critério do condutor avaliar o custo-benefício deste sistema para a rotina dele", opina.
Manter a manutenção preventiva em dia e levar o automóvel para a revisão, principalmente, após trajetos que exijam muito dele, também é um dos conselhos dados pelo especialista.
Na chuva
A Subaru oferece um sistema de tração 4X4, o Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), que promete uma resposta rápida na pista e melhor performance em circuitos molhados.
Segundo o empresário Hélcio de Oliveira, da concessionária Uchi Subaru Paraná, o diferencial do SAWD é a distribuição de potência que ocorre de forma simétrica para as quatro rodas, o que assegura maior aderência à pista mesmo em dias de chuva.
Fonte: Maringa