x
Convex Datacenter
  • Nissan propõe o SUV protótipo TeRRa

    Freio a Disco-602x300-nissanterra-01.jpg
    Com três motores elétricos e tracção integral, a Nissan acaba de revelar o TeRRa, um protótipo movido por célula de combustível que abre o caminho para o futuro SUV de emissões zero da Nissan. O design exterior de SUV compacto expressa uma atitude atlética com "eco-appeal", para estar confiante fora da estrada e na cidade, enquanto que, no habitáculo, uma disposição original dos bancos e materiais de fusão pretendem definir um novo paradigma para este tipo de veículos vocacionados para quem é fã da aventura.

    O Nissan TeRRA – um protótipo de SUV que será apresentado no Salão Automóvel de Paris 2012 no próximo dia 27 de Setembro – combina assim duas especializações associadas à Nissan – SUVs e veículos eléctricos – num único veículo que se sente no seu elemento quer esteja em locais selvagens fora de estrada, quer deslizando numa sofisticada teia urbana… sempre em silêncio. Com uma inovadora motorização 4x4 eléctrica por célula de combustível e um exterior atlético que projecta uma presença inesquecível apesar das suas dimensões compactas, o TeRRA pretende levar o automóvel sustentável para um território novo e empolgante.

    Sendo, segundo o construtor nipónico, "um e o único SUV de Emissões Zero", o TeRRA baseia-se no sucesso da Nissan como especialista de SUVs e crossovers urbanos relevantes, como o Murano e o Qashqai, e reafirma que a experiência da Nissan nas emissões zero se estende a todas as tecnologias, até às células de combustível. Concebido como a escolha funcional e flexível para os jovens de amanhã, os consumidores que estão sempre “ON”, o TeRRA responde às suas aspirações eco-amigáveis, juntando-lhe uma condução segura em qualquer tipo de estrada.

    "O nosso desafio era partir da força da Nissan nos SUVs e crossovers levando-os a progredir para a era das zero emissões, sendo as células de combustível a nossa nova fronteira na mobilidade", disse François Bancon, director-geral da divisão de Estratégia e Planeamento de Produto da Nissan. "Não para um SUV forte e grande que enfrentasse o deserto, mas com uma nova abordagem, que fosse relevante para a vida urbana. O layout único de bancos em diagonal oferece uma experiência de condução emocionante graças a uma visibilidade excepcional que cria a sensação de controlo total, sob quaisquer condições".

    Poderoso por fora, acolhedor por dentro
    "Inspirámo-nos no estilo de vida dos clientes jovens no Norte da Europa", explicou Shiro Nakamura, vice-presidente sénior da Nissan para o design e director global de Criatividade. "Ouvimos a sua aspiração por uma mobilidade sustentável que os pudesse levar a qualquer lugar que quisessem ir. Explorando com a nossa imaginação esse espaço natural exterior, redefinimos o poder da herança SUV da Nissan de uma forma muito mais atlética, que expressa a nossa visão do futuro de emissões zero".

    "Temos pneus grandes, linha de cintura alta, pilares grossos e janelas laterais finas, características do vocabulário SUV. Mas, com uma cintura fina entre pára-lamas pronunciados por cima dos arcos das rodas e um capo esculpido, criámos uma ‘estrutura implícita de musculatura sob a pele’. Cantos vivos, frente e traseira curtas e grupos ópticos esculpidos contribuem para uma postura limpa confiante. Uma protecção inferior aerodinamicamente eficiente, numa cor atraente e protegendo toda a extensão do automóvel, completa a imagem daquilo que designámos por 'Poder Moderno’", acrescentou.

    Abra-se a porta e a tenacidade exterior dá lugar a um interior surpreendentemente confortável e acolhedor. O painel da porta é uma fusão de acrílico esculpido e colorido e guarnições em madeira clara, misturados num padrão intrigante. Contornando o habitáculo à altura dos ombros corre um friso metálico que dá aos ocupantes do TeRRA uma sensação de segurança. O contraste madeira/metal continua em todo o painel, numa fusão de madeira de faia e acrílico que exala um calor suave. Do lado esquerdo, a consola de instrumentos e a direcção projectam-se suavemente para junto do condutor, interrompendo apenas pontualmente as linhas limpas do painel frontal.

    Um espaço digital sem interrupções...
    Na frente do condutor está um painel de instrumentos exclusivo. É um painel electrónico – como são hoje os populares dispositivos portáteis – que serve como "chave inteligente". O condutor coloca-o na respectiva doca ao entrar e remove-o ao sair... Quando colocado no TeRRA, a vista padrão do painel exibe a velocidade e outros indicadores de desempenho. Mas o condutor pode facilmente alternar para os modos de entretenimento, comunicação, navegação e outros. Fora do TeRRA, o painel oferece todas as funções que se esperam de um tablet, além de que permanece continuamente em contacto com o veículo. O conceito é simples: informações e comunicações sem interrupção, na estrada e em qualquer outro lugar.

    O condutor do TeRRA está por isso perfeitamente conectado e senta-se na frente e quase no centro de um layout único em diagonal, que posiciona os passageiros de trás sobre os ombros daqueles na frente, em vez de directamente por trás.

    "Para o condutor, estar numa posição quase centrada e não sentado de um lado, oferece uma perspectiva diferente e com visibilidade excepcional", disse Nakamura. "O layout diagonal permite que todos os passageiros partilhem também de uma visão ampla".

    Os próprios bancos possuem um motivo hexagonal que é conseguido através de vários aspectos do desenho. Dobrem-se os três bancos dos passageiros e logo se percebe que o fundo da cabina do TeRRA é totalmente plano, não apresentando obstáculos para transporte de bicicletas, kayaks ou… móveis por montar produzidos na Escandinávia! Esta superfície plana é uma consequência da extraordinariamente compacta motorização, que está na base da criação deste protótipo de emissões zero.

    Poder: quatro por quatro; Emissões: zero
    Embora o TeRRA seja apresentado como um conceito de design, não uma proposta técnica, a sua solução de transmissão 4x4 com célula de combustível está longe de ser imaginária. Tracionando as rodas da frente está o sistema de propulsão eléctrica actualmente utilizado no Nissan LEAF.

    Em cada roda traseira e proporcionando tracção em todas as rodas conforme necessário, estão os motores eléctricos incorporados na jante que já foram testados nos três protótipos sucessivos do Nissan PIVO. Como não são necessários veios de transmissão para transmitir a potência às rodas traseiras, não existe nenhuma protuberância no chão da cabina ou na parte inferior da carroçaria. Isto permite que o pavimento do habitáculo e a protecção inferior da carroçaria sejam totalmente planos.

    Sob o capô está um espaço necessário para a pilha de células de combustível de hidrogénio desenvolvida pela Nissan: esta unidade, plana e altamente compacta é líder mundial na densidade de potência com 2,5 kW/L. Sendo a mais recente geração de uma série de células de combustível da Nissan desenvolvidas desde 1996, esta pilha custa apenas um sexto da sua antecessora de 2005, uma vez que a necessidade em metais preciosos – caros – foi reduzida a um quarto do nível anterior.

    O TeRRA é puramente um protótipo, mas pretende afirmar que a Nissan está pronta para produzir em massa veículos eléctricos com célula de combustível assim que o hidrogénio estiver amplamente disponível.

    Fonte: Luso Motores