De São Luís (MA) a Fortaleza (CE) foram 4840 km de muita disputa e os "gigantes" do Rally dos Sertões conheceram nesta terça-feira, dia 28, seus campeões. Na categoria caminhões Leves, vitória do trio Carlos Policarpo / Rômulo Seccomandi / David Fonseca a bordo de um Ford F4000 4x4. Nos Pesados, o único piloto a repetir o título no Sertões em 2012: Guido Salvini com os navegadores Flavio Bisi e Fernando Chwaigert (Mercedes Benz Atego 1725).
Na 10ª etapa, entre Iguatu e Fortaleza, a vitória na especial de 103 km ficou com Amable Barrasa / Cesar Botas / Raphael Bettolini, que garantiu o vice nos Leves. Eles completaram a especial em 1h37min50s. Nos pesados, quem levou a melhor no dia foi Edu Piano / Solon Mendes / Carlos Sales, trio que também foi vice-campeão na categoria (1h38min31s).
No geral dos caminhões, Policarpo / Seccomandi / Fonseca completou o rali em 37h44min00s. "Achei que seria muito mais difícil. Estou vindo dos carros para os caminhões. Me adaptei bem ao caminhão e a partir do quarto dia passei a me sentir melhor. O caminhão Ford foi muito forte e resistiu a tudo que teria que resistir. Não tomei nenhuma penalização e o navegador foi excelente. Todos os problemas que tivemos no caminhão, a equipe de mecânicos resolveu", declarou Policarpo, que elogiou as etapas.
"As provas foram muito bem elaboradas. Quando os pesados foram bem, os leves não foram bons. Quando os leves foram bem, os pesados tiveram dificuldades. Teve um equilíbrio muito bom. O roteiro foi excelente. Exigiu de todo mundo: navegador, piloto e máquina. Procurei ser o mais regular possível", completou o novo campeão.
Salvini agradeceu a equipe por seu sexto título no Sertões. "Na edição de dez anos, tivemos problemas pra sair dos brejos. Nessa de 20 anos tinha que ser diferente para marcar de uma forma positiva", disse.
"Nosso sexto título, estou muito satisfeito e devo tudo para a nossa equipe. O sucesso é todo da equipe", finalizou Salvini.
A 20ª edição do Rally dos Sertões tem o patrocínio master do Governo do Maranhão e Mitsubishi Motors; patrocínio Honda Motos, Cemar e Governo do Estado do Ceará; apoios Uracer, São Luís Shopping, Hotel Luzeiros, Volare e Tmar; organização Dunas Race; supervisão Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Motociclismo.
Fonte: 360Graus