As belas praias e cenários paradisíacos de João Pessoa foram tomados pela forte pela chuva na manhã deste sábado. Mas o céu escuro não desanimou as quase 200 duplas, que colocaram seus valentes veículos 4x4 nas trilhas da terceira etapa do Mitsubishi Motorsports Nordeste, na capital paraibana.
Um dos destaques foi a travessia pelo Rio Paraíba, local de rara beleza e que trouxe muita emoção e adrenalina para os competidores. A prova passou também por plantações de abacaxi e cana de açúcar, um cenário bem diferente do que normalmente os competidores percorrem no nordeste, mas que encantou os participantes.
Os cunhados Rodrigo Leone Alves e Marcio Amaral de Oliveira, de João Pessoa, decidiram experimentar o rali pela primeira vez. "Acabei de comprar a nova L200 Triton GLS e sempre ouvi falar muito bem da prova. Viemos para nos divertir", disse Rodrigo. "Se todos deixarem a gente ganhar, estamos bem", brincou Marcio. "Já cocei bastante a cabeça com a planilha", completa o navegador.
O mesmo aconteceu com a família do Paulo Roberto da Rocha Filho. Como acabou de adquirir uma Pajero TR4, decidiu colocá-la logo nas trilhas. "Agora vou participar sempre", empolga-se ele, que trouxe a esposa, Walkyria, como navegadora, e a filha e uma amiga como Zequinhas. "Viemos com a família toda. Pai, mãe, irmãos e amigos que estão em outros carros. Somos sete veículos na prova de hoje", disse Walkyria, que adora participar de aventuras 4x4.
A diversão fica ainda maior quando as duplas conseguem uma boa colocação e sobem ao pódio. Na categoria Graduados, destinada aos mais experientes, e Turismo, com experiência intermediária, as duplas já estão de olho na premiação no final do campeonato. Afinal, a próxima etapa, em Fortaleza, será a última e decisiva. As cinco primeiras duplas das duas categorias estão muito próximas na classificação geral e todos são candidatos ao título.
"Temos que nos concentrar e andar na medida certa em Fortaleza, mas com muita calma", disse o navegador potiguar Wellington Resende que, ao lado do piloto Terencio de Albuquerque Mello, venceu na categoria Graduados. "No meio da prova, ao passarmos pelas plantações de abacaxi, brincamos que o nosso abacaxi estava doce, e ficou assim até o final", comemora Terencio. Com a vitória nas duas provas de hoje, a dupla está agora na terceira posição da classificação geral, com 70 pontos, cinco atrás dos primeiros colocados, os conterrâneos Omar Dantas Filho e Bruno Dantas Santos.
Quem também fez uma prova 100% e está na briga pelo campeonato da Turismo foi a dupla Nelson Holanda Cavalcanti Junior e Flavio Figueiredo Lima, de Recife (PE). "Foi uma etapa muito emocionante. Estávamos brigando por essa vitória há muito tempo e viemos com muita vontade de acertar. Nossa meta é o Atacama", comemora o piloto, fazendo referência à premiação da categoria, uma viagem ao hotel Explora Atacama, no Chile. "Não sabia se iríamos para a etapa de Fortaleza, mas agora não tem nem o que pensar", confessa ele.
O primeiro lugar da Turismo Light ficou para os donos da casa, Erli Cabral de Lima Junior e Baruc Antonio Almeida Pessoa. A dupla não corria há mais de um ano e meio e a vitória em casa foi com o gostinho de recomeço. "Hoje foi uma emoção como se fosse a primeira vez", comemora Erli. "O trajeto foi muito bacana e a nossa região sempre agrada aos competidores", disse ele.