x
Convex Datacenter
  • Spyker “de olhos em bico” anuncia novo SUV

    RODA LIVRE MANUAL PARA TOYOTA HILUX-spike.jpg
    Uma parceria da Spyker com os chineses da Youngman denuncia a perda de autonomia do construtor holandês. O primeiro filho desta união será um SUV de luxo.

    Há cerca de um ano, um grupo de investidores americanos comprou a Spyker. Agora o construtor holandês anunciou uma joint venture com um antigo interessado na Saab, a chinesa Youngman. Mas pelos planos dos orientais, esta parceria mais parece uma compra, a julgar pelo SUV Spyker de 250 mil dólares em preparação.

    A Youngman – que quis comprar a Saab e a Lotus, segundo alguns rumores – ficará com 29,9% da Spyker, por um valor a rondar os 12,5 milhões de dólares. Daqui resultará a criação de uma nova empresa – 75% da qual ficará nas mãos dos chineses – e a construção de um Spyker SUV semelhante ao concept D8/D12 Peking-to-Paris, a ser comercializado algures em 2014.

    Deste acordo brota ainda uma segunda empresa conjunta, de nome Spyker Phoenix, destinada à construção de uma linha de carros de luxo baseada na tecnologia e plataforma Phoenix, trabalhada pela Saab até fechar as suas portas. Resta saber quanto do trabalho já fora realizado pelos suecos, e o que já foi feito pelos chineses, sendo certo que os carros Phoenix vão posicionar-se num segmento acima daquele anteriormente ocupado pelos Saab.

    Fonte: Sapo PT