A estrela do Salão do Automóvel de 2002 não foi nenhum Porsche ou Ferrari. Quem roubou a cena naquele ano foi o EcoSport, o primeiro utilitário esportivo compacto fabricado por uma montadora "nacional" que seria lançado no ano seguinte. Levou quase uma década para a Ford renovar o SUV. Mas valeu a pena esperar.
Completamente novo, o EcoSport ganhou status de projeto global com a nova filosofia corporativa da Ford. Coube ao Brasil o papel de desenvolver um veículo feito para agradar mercados cada vez mais exigentes, como os emergentes Índia, China e Rússia. Pelo menos no estilo ele deve ser aprovado com louvor: não há nenhuma referência ao antigo EcoSport.
Os faróis com parábola simples tem LEDs de iluminação diurna e a generosa tomada de ar frontal deixou o carro com um visual intimidador. De lado, nota-se o vinco que atravessa as maçanetas até terminar na traseira e a faixa cinza na parte inferior das portas, que passa a impressão do veículo.
A parte de trás é a que traz mais referências ao primeiro EcoSport: soluções como a porta traseira com abertura lateral e o suporte do estepe externo foram mantidas à pedido do consumidor. Um pouco mais para a direita está a grande sacada dos designers da Ford: a maçaneta da tampa do porta-malas camuflada na lanterna. Basta apertar levemente um pequeno botão para ter acesso ao compartimento de bagagens.
A cabine também é diferente de tudo que se conhecia em termos de EcoSport. Nada de peças mal encaixadas: o painel dividido em dois andares e lembra muito o interior do New Fiesta. Se a posição de dirigir continua elevada como convém a um SUV, a dirigibilidade agora remete a um carro de passeio.
Debaixo do capô, o cansado motor 1.6 Zetec RoCam cede espaço para o Sigma 1.6 16V Flex, produzido em Taubaté (SP) e enviado para a montagem final em Camaçari (BA). Com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, entrega 115 cv com etanol e 110 cv se a escolha for pela gasolina. A outra opção é o conhecido Duratec 2.0 16V, preparado para render 147 cv com o combustível etílico e 141 cv quando abastecido com gasolina.
Fonte: Exame