A Renault-Nissan irá investir US$ 160 milhões na companhia Renault Samsung Motors Corp, da Coreia do Sul, para permitir a produção de 80 mil unidades anuais de um utilitário esportivo (SUV, na sigla em inglês) da marca Nissan, a partir de 2014.
A operação daria um impulso às vendas da fábrica sul-coreana além de aumentar a capacidade de produção da Nissan. 'A maior parte dos investimentos será gasta para modernizar as linhas de produção com o objetivo de montar o SUV Rogue', disse um porta-voz da Renault Samsung nesta sexta-feira.
O presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, irá detalhar os planos em entrevista coletiva a ser concedida ainda nesta sexta-feira, em Seul.
Com a queda de 33% nas vendas entre janeiro e junho deste ano, para 83.062 unidades, a Renault Samsung foi obrigada a interromper a produção em sua única planta no país, ao Sul, na cidade portuária de Busan, durante vários dias desde dezembro. As vendas fracas são atribuídas à falta de novos modelos e à concorrência acirrada do maior grupo automotivo sul-coreano, o Hyundai-Kia.
A planta de Busan tem capacidade para produzir 300 mil veículos por ano, mas nos seis primeiros meses deste ano, apenas 73.810 unidades foram montadas. 'A maior parte dos SUV Rogue a serem feitos em Busan será exportada, a partir de 2014', afirmou o porta-voz da montadora.
A Renault Samsung existe desde 2000, quando a Renault adquiriu o braço automotivo do grupo Samsung, ficando com 80.1% das ações. A Renault-Nissan trabalha em cooperação na compra conjunta de autopeças e na produção dos veículos. A Renault tem 43.4% de participação na Nissan, que por sua vez detém 15% das ações da Renault.
Fonte: Tribuna Hoje