x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
    Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    Agradecimentos: 0

Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!

Pessoal, possuo um T4 2002 c/ 80.000Km Cinza. e estou c/ problema na cambagem dele.
    Encontrei tópicos parecidos, + nada a fundo...

Seguência dos fatos (resumido):

Dia 09/06 voltando de uma festa de roça da comunidade do Muquem do município de Carvalhos-MG, pela estrada de terra como outra qualquer. Ia eu e minha namorada conversando, ao sair de uma curva e entrar em uma reta, joguei para esq. para ultrapassar e bummm .
    Havia uma "valeta", "canaleta" na lateral da estrada, onde a água das "enchorradas", chuvas atravessam por baixo da estrada por manilhas de concreto...

Só sei q caí/entrei nessa valeta a uns 40,50km/h e ñ vi + nada, o Troller parou a uns 20m depois com o lado esq. em cima do barranco depois de outra valeta menor. Quase virou

Saindo do carro, verifiquei que o pneu diant. dir. destalonou (descolou da roda e vazou) e o eixo da direção hid. quebrou, ficando sem direção. Cabo de chega no guincho.

Comprei outra direção hid. igual de ômega e instalei, tirei a terra de dentro do pneu q destalonou, esvaziei o pneu esq. pra tirar um pouco de terra q ficou entre a roda e a borda do pneu e remontei os dois.

Achei q meus problemas estavam acabados, Porem estavam .

As rodas dianteiras ficaram com cambagem negativa, ou seja a parte q toca o solo aberta, assim:
    / \

Notei q os pivôs inferiores dois 2 lados estavam frouxos. Apertei e nada

Ao desmontar tudo e colocar a diant. no cavalete:
    Os 2 pivôs inf. estavam empenados.
    As duas mangas de eixo estavam levemente empenadas ñ vizível a olho, somente colocando em uma superfície plana, com um esquadro ao lado, tirando a medida com um paquímetro da borda da ponta que fica para cima até o esquadro, girando 180º e repetindo a medida. Foto em anexo

Troquei os 4 pivôs (os sup. ñ estavam enpenados, + a mão d obra que tive pra desmontar tudo ñ é pouca aproveitei pra trocar tbm e ñ ficar com a pulga atrás da orelha) que são os mesmo de F-1000 entre outros.

Girei as mangas de eixo em 180º, refiz as 4 furações de cada das 8 do total pois as 2 furações inferiores ñ são simétricas as duas superiores, e remontei. Jogando o pequeno empeno das mangas de eixo ao contrário, ja querendo compensar um pequeno próvavel empeno nas orelhas de baixo onde vai os pivôs inf. do popularmente chamado "cara de bói", "cara de cavalo", munhão, onde são instalados os pivôs inf., pivôs sup., terminais das barras de direção, amortecedor de dir., mangas de eixo...

Ao passar o carro na máquina ainda apresentou uma cambagem neg. de 2º e pouco de cada lado .

O próximo passo seria desmontar tudo novamente, para dar um calor na parte inferior da "cara de cavalo" e fazer uma forcinha na prença ou c/ macaco hid. pra girar a orelha pra dentro, jogando a ponta do pivô inf. pra dentro e puxando as rodas para dentro.

A suspeita do empeno nessa peça é grande pois as pontas dos pivôs inf. dos 2 lados ficam mto próximas dos discos de freio. Se for girar as porcas castelo que fixam os pivôs depois de tudo montado, as quinas do sextavado da porca pegam no disco

Segue foto anexo ilustrando as peças depois de tudo montado

Para fazer o desempeno dessa peça c/ + precisão, seria necerrário a medida da parte inf. até a sup., para comparar com a minha e fazer o serviço com precisão. Porem para tirar essa medida talvez seja necessário que a peça esteja fora do carro.

Como acredito que ninguem q esteje c/ a cambagem do Troller dentro dos limites do manual q é de +0,3º a -0,3º vai querer desmontar pra tirar a medida pra mim .
    Peço p/ quem poder, tirar uma foto como a postada por mim pra mim comparar o ângulo dessa orelha inf. da peça e a distância/ângulo q fica o pivô inf. em relação ao disco de freio!

Desde ja Agradecido e Abraço a todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-manga-eixo.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-munhao.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-munhao-b.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-munhao-c.jpg  
    T4 02 VJ910 33" Bead Lock, 200% E-Locker, Smittybilt 10Klbs, HiLift, SL 3", Alargdrs, Ranchos, Prots, Pin Booster, Turbina Hibrida, Ar Comprimido...

Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    Ah, esqueci de comentar.
    Ao trocar os pivôs inferiores, notei q um deles tinha uma fenda na ponta feita a mão, por provavelmente um arco de serra manual. E talvez esse pivô ja estivesse empenado um uma prença propositalmente.
    Pois ao se girar o pivô empenado pela fenda ou c/ porca+contra-porca muda o ângulo de cambagem, sendo possível "ajustar" a cambagem do Troller.
    Que originalmente até onde eu vi, Ñ TEM AJUSTE DE CAMBAGEM ESSA M...., Após apertar a porca travaria a haste do pivô na "cara de cavalo" e faria uma marcação na ponta para certificar que ele ñ girou em relação a "cara de cavalo" e mudou a cambagem...
    Porem ñ seria técnicamente correto hehehe...
    T4 02 VJ910 33" Bead Lock, 200% E-Locker, Smittybilt 10Klbs, HiLift, SL 3", Alargdrs, Ranchos, Prots, Pin Booster, Turbina Hibrida, Ar Comprimido...

Tô de olho.... vou dar uma medida no meu este feriado e posto aqui... O meu também deu uma diferença no angulo do pino mestre, semelhante ao seu problema.
    abs
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    Opa, é isso ai, depois vendo na foto acho q da pra medir mesmo com a peça instalada, de preferência c/ um paquímetro se for possível, + com uma trena tbm serve, e dizendo se foi medido na parte interna ou externa no caso de 1 medida, no caso das 2 ñ precisa hehehe.

No seu tópico, reparei que um dos lados deu mais de 1º de cambagem no seu Troller, o q tbm esta fora. O máximo é 0,3º pelo q entendi no manual.
    Então o interessante é medir os dois lados pra ver se vai da diferença do lado c/ cambagem fora pro lado OK. Como no seu caso é pouco + de 1º ñ deve dar diferença, talvez seja só o pivô!

E esse tal pino mestre, eu ñ sei qual é ñ. Dentre as peças q desmontei/montei tinha:
    Pivo inferior, Pivô superior, "cara de cavalo", Manga de eixo, Homocinética, pinças c/ pastilhas, disco com cubo, rolamentos e retentores, e rola livre claro (e q coisa c/ funcionamento simples né!!!).

Fiquei c/ tanta prática q acredito desmontar tudo dos 2 lados em menos de 1hr!!!
    Sempre separando as peças/ parafusos em recipientes separados p/ os 2 lados, cavaletes e usando os pneus como banquinho hehehe.

Fotos tbm seriam mto bem vindas! Vamo lá pessoal. Ajudem um amigo Trolleriro hehehe...

Orione,

A opção de "serrar" o pivô pode ser uma saída... mas será que ele vai fixar adequadamente no alojamento?

Cuidado com o alinhamento interno do semi-eixo. A carcaça do eixo dianteiro de minha Camper estava empenada. Uma roda livre usada com folga, entrava tranquila. Quando resolvi instalar uma roda livre nova, tive problemas. O semi-eixo não alinhava de jeito nenhum, forçava a manga de eixo.

Enfim, se o Troller fosse meu, eu desmontaria tudo.

Começaria resolvendo o empeno da carcaça no torno mecânico.

Se a manga de eixo está empenada, compraria outra. E deixaria tudo 100%.

No final das contas, o custo vai ficar parecido. E geometria do eixo dianteiro compromete seriamente a direção.

Segurança.

Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    Opa Loras,

A opção de "serrar" um pedaço do pivô seria pra ele ñ ficar c/ a ponta próxima ao disco? Esse até q ñ é o problema, pois só a porca ao girar q pega sua quina do sextavado no disco, + ainda gira.
    A fenda q comentei q tinha em um dos q estava instalado, era na ponta para vc poder girar ele, como ele ja devia estar empenado, "ajustava" a cambagem naquela roda ao gira-lo. + Ñ tinha pedaço serrado...

A carcaça ñ esta empenada, os 2 semi-eixos ficam no centro na ponta do eixo sem forçar o rentetor! Assim como na ponta da manga de eixo!

O empeno na manga de eixo é mto pequeno, tive q fazer aquelas medições c/ esquadro e paquímetro p/ conseguir ver. A diferença entre as medidas da borda da manga ao esquadro dos 180º é menos de 2mm...

Eu só queria ter certeza q quem esta causando o problema de 2º de cambagem neg. dos 2 lados são as "cara d cavalo". Antes de desmontar tudo de novo para coloca-las na prensa...

Afinal de contas, qual o nome técnico dessa peça? Munhão? Ou munhão é onde ela é fixada?

Abraço.

Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    O pessoar, vamo ajudar, vamo postar umas fotos como as q postei a cima, mostrando o pivo inf. em relação ao disco. Ou as medidas, virando a direção toda acredito dar pra medir bem!
    Pra mim resorve o pobrema dos 2 grar.

Abs.

Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    SOCORRO, ninguem??? Cadê os Trolleiros desse tópico? Vamo deixa de preguiça e vamo ajudar!!!!!!!!!!

Você quer saber se a "cara de cavalo" está empenada, é isso?

Basta comparar um lado com o outro. Como está no outro lado?

Tem certeza que a carcaça não está empenada?

Ou você pode fazer a seguinte conta:

Diferença cambagem total = diferença cambagem causada pela manga de eixo + diferença de cambagem causada pela "cara de cavalo".

Ou ainda você pode ir na concessionária e medir num Troller 0km.

Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 6
    Acho que onde ele mora não tem concessionária...
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    Opa Loras e homerohermida,vamos lá:
    Os dois lados estão c/ 2º e pouco de cambagem neg., por isso ñ da pra comparar 1 c/ o outro.
    A carcaça ñ esta empenada, ñ a ponto de causar esses 2º, pois os semi-eixos ficam no centro do retentor normalmente sem forçar...
    As mangas de eixo eu ja montei elas girando 180º.
    Não acredito q a ponta do pivo inf. fique c/ a porca pegando no disco ao girar...
    Concessionárias:
    SP: 380Km
    Rio:250Km
    Campinas: 380Km
    BH: 350Km
    Se tivesse uma a uns 150Km eu encarava rsrs, ou conhecesse alguem q tivesse um + perto de mim...

Abs!!!

Citação Postado originalmente por ORIONE Ver Post
    Peço p/ quem poder, tirar uma foto como a postada por mim pra mim comparar o ângulo dessa orelha inf. da peça e a distância/ângulo q fica o pivô inf. em relação ao disco de freio!
    !
    Orione,
    tirei umas fotos do meu (2002), desculpe a qualidade mas estava dificil segurar a trena e a camera ao mesmo tempo... rsrs

- a medida interna da peça tem 209mm em ambos os lados...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-1-med-dir-img_0314.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-1-med-dir-img_0316.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-1-med-esq-img_0322.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-1-med-esq-img_0323.jpg  
    Troller | 35" | 12.000lbs | 200% |

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Motor com problema -> resolvido
      Por aavr1010 no fórum Suzuki
      Respostas: 15
      Última resposta: 26/12/2011, 00:02
    2. Problema cambagem
      Por Crasher no fórum Niva
      Respostas: 31
      Última resposta: 21/09/2010, 00:40
    3. Kit Flex nas 3.0 V6 - Vale ou não vale a pena ???
      Por Pajero GLS no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 09/07/2009, 12:51
    4. Resolvido o problema de ferrugem da Rural
      Por leandro_favero no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5
      Última resposta: 20/01/2009, 00:06
    5. Respostas: 5
      Última resposta: 19/10/2005, 08:26

Permissões de Postagem