Postado originalmente por
brunorm
Boa noite pessoal,
obrigado pela ajuda! depois de algumas pesquisas, a maneira que utilizei para resolver essa questao foi a oferecida por esse site:
Best Cars Web Site - Consultório Técnico
C: circunferência dos pneus, a minha 2404mm (Bf Goodrich 31x10.5 R15)
M: relação da marcha, minha quinta eh 0,8:1, segundo alguns manuais que consultei na internet mesmo
D: relação do diferencial, a q quero descobrir
V: velocidade, no caso 95 km/h
R: rotação do motor, no caso 2500 rpm (para essas unidades utilizar esse valor dividido por mil, ou seja, 2,5)
V/R=0,06 x C / D /M, mais explicitamente: VxDxM=0,06xCxR
assim cheguei a relação de diferencial 4,74
considerando as relações de diferenciais disponíveis no mercado, e a imprecisão na tomada de velocidade e rotação, conclui que meu diferencial eh o 4,875:1
as relações de diferencial no mercado com suas respectivas relações de dente entre pinhão/coroa que pesquisei são:
4,09:1 --> 11/45
4,875:1 --> 8/39
4,888:1 --> 9/44
5,375:1 --> 8/43
5,888:1 --> 9/53
lembrando que quanto maior a relação de diferencial, maior torque e menor velocidade
sou novato no meio, e adquiri esse jipe ano 2001 motor mwm e sempre achei q ele tinha mais força que o normal e pouca velocidade (aos 100km/h ele jah começa a vibrar), logo também conclui que o antigo dono o deixou mais preparado para trilha, jah que tem esse diferencial curto, calço e etc... eh um ótimo veiculo, mas o grande defeito eh a não possibilidade de instalar roda livre nesse modelo, o que também incomoda em velocidade alta e viagens longas no asfalto, mas no trânsito urbano e ultrapassagens na rodovia é fantástico devido ao alto torque... Não o utilizo para trilhas, mais para viagens e passeios