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Convex Datacenter
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  • #25
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    X2!!!!

    Pra falar a verdade, de todos os motores veiculares da década de 80/90 os mais "fraquinhos" de resistencia se vc for ver são os MBB. O proprio OM 352 só fez a fama que fez por ser facilmente turbinável (troca-se apenas o comando de válvulas e põe turbina). Tivemos um MBB L-1214 1990 (OM366), aspirado, que rodou apenas 250 mil km antes de começar a assoprar pela tampa do óleo. E não é falar que é relaxo de manutenção...

    Abs!!!
    X3! Motor que roda 1.000.000 km, só Cummins (com manutenção rigorosa), Volvo (os primeiros turbinados não duravam 500.000) e Scania.
    Motor Mercedez com 1.000.000 eu pessoalmente não conheço nenhum.

    Aliás o 608 é o caminhão cujo o motor menos dura...
    Depois dele, só a série Volvo VM com motor MWM que não vai muito além dos 250.000km...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #26
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Sapo Bomba;

    As correntes do NGD eu tenho que concordar...é um caso SERIO!!!! A da Ranger do Jera teve que ser trocada antes dos 140 mil km (ele mesmo postou aqui). Por outro lado, semanas atrás vi uma Ranger NGD com 330 mil km no odometro. Cabeçote desmontado e trincado (superaquecimento e desleixo - só colocava água clorada no radiador). Saldo: Solda do cabeçote, troca de bicos injetores (detonados, pois a trinca foi junto aos bicos - existe uma especie de "camara de água" em torno deles) mas a corrente permaneceu a mesma. E é o mesmo mecanico que dá manuntenção na picape desde que foi comprada zero.

    Na duvida mandarei abrir e verificar do meu NGD quando ela tiver uns 100/120 mil km.

    Abs!!!!
    Cara, essa aí da água clorada tinha depósitos de cloro quando você abriu? (crosta)

    obrigado

  • #27
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    X3! Motor que roda 1.000.000 km, só Cummins (com manutenção rigorosa), Volvo (os primeiros turbinados não duravam 500.000) e Scania.
    Motor Mercedez com 1.000.000 eu pessoalmente não conheço nenhum.

    Aliás o 608 é o caminhão cujo o motor menos dura...
    Depois dele, só a série Volvo VM com motor MWM que não vai muito além dos 250.000km...
    Tem um tiozinho que leva o MB 608 dele na mesma oficina que eu. Ele tem o caminhão desde 90 e segundo ele, o 608 já rodou mais de 1 milhão de km. Conversamos bastante por usarmos o mesmo motor.

    Minha Band 87 fez uma revisão em Julho de 2008, quando a comprei, e desde então só preciso trocar óleo e filtro. é verdade que ele vaza e baixa um pouco de óleo. isso é normal num 314, mas não afeta a sua durabilidade. Até brincamos que ele não vaza óleo, demarca território.

    O que não pode, e deve acontecer com os caminhões 608 é subir o giro. Ando no asfalto com minha Band entre 2.000 e 2.500 rpm, o que dá na minha Band com pneus 33" uma velocidade entre 90 e 110 km/h. Mais que isso na Band é roleta russa. Uma única vez andei a 120 km/h, na Regis com o asfalto tapete, mas o motor esquenta e começa a fumaçar (queima incompleta do Diesel).

    [ ]´s

  • #28
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    X3! Motor que roda 1.000.000 km, só Cummins (com manutenção rigorosa), Volvo (os primeiros turbinados não duravam 500.000) e Scania.
    Motor Mercedez com 1.000.000 eu pessoalmente não conheço nenhum.

    Aliás o 608 é o caminhão cujo o motor menos dura...
    Depois dele, só a série Volvo VM com motor MWM que não vai muito além dos 250.000km...
    Daniel, Edin,

    Com manutenção em dia, quanto vocês acham que rodo sem problemas com o motor Cummins da F250?

    Abraços,

    Graciela

  • #29
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por pzaidan Ver Post
    Cara, essa aí da água clorada tinha depósitos de cloro quando você abriu? (crosta)

    obrigado
    Não foi a minha Ranger que deu problema...Foi a de uma firma que faz troncos para cocheiras que tem aqui na cidade e que faz manutenção na mesma oficina que eu.

    Água clorada (serviço de águas) é um veneno para o sistema de arrefecimento. Não forma depositos de cloro mas forma ferrugem (cloro+ferro=ferrugem), corrosão galvanica (caso serissimo no caso de motores MWM serie 229), enfim não é muito salutar para qualquer motor.

    O IDEAL: Manter no sistema de arrefecimento a mesma solução indicada pela fabrica. No caso da Ford, a empresa utiliza-se da solução Wurth pronta para uso de colocação azul esverdeada.

    Se o seu carro já tiver contaminado, o ideal é fazer a troca de mangueiras e lavar tudo. Falo o que já fiz em dois carros que possui: Arranquei as mangueiras, desci a água velha e bomba tipo WAP na entrada da mangueira de agua no radiador. Só parei de jogar água quando começou a sair água limpa na parte de baixo. O mesmo eu fiz no motor. Tirei o reservatorio e lavei com sabao em pó e pedras (pedra mesmo). Depois, montei tudo troquei mangueiras, valvula termostática e recoloquei com solução já diluida de boa marca (na época, usei Texaco Havoline XLC - recomendo).

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #30
    Não seria melhor obtermos o tempo de vida de um motor pelas horas de funcionamento que pela quilometragem rodada ?
    Acompanhei um motor Cummins de um gerador que não rodou sequer 1 cm de chão e teve que ser refeito depois de 5 anos de funcionamento 18 h/dia.
    Por aquí, tem ônibus de turismo que fica horas parado com o motor funcionando. Geralmente os motucas desses ônibus não gostam de desligar o motor durante, quase uma hora, nos embarques e desembarques de passageiros, daí que aparentemente vão durar 500.000 Km ao invés do 1.000.000 Km, se os motucas desligassem o motor ao parar.

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #31
    Durabilidade de motor depende basicamente de manutenção preventiva e do tipo de utilização a q o veículo é submetido... veículo de uso rodoviário com boa manutenção e condução adequada obviamente vai durar muito mais q o de um veículo utilizado em cidade e cujo condutor anda frequentemente em regime de giro elevado, mesmo com boa manutenção. E obviamente, não existe milagre quanto ao projeto... motores de baixo giro tendem a durar mais quando conduzidos adequadamente... eu a princípio não duvido de nada, já vi cummins de dodge ram fundido com 40.000 km enquanto muito motorzinho ordinário mas bem conduzido ultrapassa 300.000 km. Pra falar a verdade, dentro do mínimo aceitável, acho q o fator condução supera até mesmo o fator manutenção preventiva quando a questão é durabilidade.

  • #32
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por GRACIELA SOUSA FERNANDES Ver Post
    Daniel, Edin,

    Com manutenção em dia, quanto vocês acham que rodo sem problemas com o motor Cummins da F250?

    Abraços,

    Graciela
    Graciela;

    Cummins são motores duráveis. Duráveis mesmo. Em caminhões já vi Cummins 8.3L em Titan Tractor com mais de 550 mil km em uso rodoviário intenso (tenho um amigo que comprou um Titan da Julio Simoes - 550 mil km e o motor aparentemente está ok!. Eu pessoalmente nao tenho muito conhecimento em F-250 mas eu acredito que:

    1-) Voce leva a manutenção em dia (óleo, filtros etc.)
    2-) Voce usa mais em uso rodoviário
    3-) O Cummins é Low speed (rotação de corte=3000rpms) e você tem jeito de esmerilhar carro.

    Entao tua F-250 deve aguntar pelo menos uns 500 mil km. No minimo. Teve o caso do Pequeno Jr que o Maxion 2.5 da Ranger dele, que ele acelera mesmo, durou 389 mil!!!!

    O que pode te encher paciencia é o sistema de alimentacao (bicos injetores (Bosch, mais baratos se comparado com os Siemens da Ranger), etc. No mais....

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #33
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Graciela;

    Cummins são motores duráveis. Duráveis mesmo. Em caminhões já vi Cummins 8.3L em Titan Tractor com mais de 550 mil km em uso rodoviário intenso (tenho um amigo que comprou um Titan da Julio Simoes - 550 mil km e o motor aparentemente está ok!. Eu pessoalmente nao tenho muito conhecimento em F-250 mas eu acredito que:

    1-) Voce leva a manutenção em dia (óleo, filtros etc.)
    2-) Voce usa mais em uso rodoviário
    3-) O Cummins é Low speed (rotação de corte=3000rpms) e você tem jeito de esmerilhar carro.

    Entao tua F-250 deve aguntar pelo menos uns 500 mil km. No minimo. Teve o caso do Pequeno Jr que o Maxion 2.5 da Ranger dele, que ele acelera mesmo, durou 389 mil!!!!

    O que pode te encher paciencia é o sistema de alimentacao (bicos injetores (Bosch, mais baratos se comparado com os Siemens da Ranger), etc. No mais....

    Abs!!!!
    Daniel,

    Pelo menos 500 mil está de bom tamanho.

    Em relação ao modo de guiar, procuro não deixar o giro ir para cima demais.

    Até nas ultrapassagens em rodovias muito transitadas de mão dupla (como a BR101 por exemplo), não há necessidade de forçar o motor. Ele tem bastante folga apesar do peso do veículo.

    Valeu Daniel,

    Abraços

    Graciela

  • #34
    O pessoal por aqui gosta de dizer que o Cummins F250 chega aos 1.000.000Km. Será?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #35
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O pessoal por aqui gosta de dizer que o Cummins F250 chega aos 1.000.000Km. Será?
    Walter;

    O dono de uma Transportadora me afirmou que disse ter Titan Tractor com 700 mil km. Não posso comprovar mas já escutei muito isso e não foi aqui no forum somente.

    Na F-250 eu acredito numa boa durabilidade sim, até porque a maioria só anda vazia...Tem uma Ranger 3.0 aqui na cidade com 330 mil km e continua andando por ai, (mal tratada ao extremo) com o mesmo motor. O Cummins por ser LSD, pela logica deve chegar a no minimo 500 mil, se bem cuidado então...deve ser.

    A vida denominada "B50" (50% dos motores precisão de retifica) do Cummins ISB (5.9L - a versão 6 cilindros do 3.9L) é de 563 mil km.

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #36
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    02/06/2008
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    Acredito que a F-250 Cummins passe dos 500 mil rodados sem maiores problemas, justamente pelos fatores já citados anteriormente pelo Daniel...
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