CAROS AMIGOS, recentemente fiz uma consulta na empresa SAPINHO CAMBIOS ESPECIAIS a possibilidade de alongar a 5 marcha de minha Hilux.A resposta foi positiva ao custo de + ou - R$ 1.200,00 com o agravante que poderia fazer um pouco de barulho pelo não perfeito acasalamento das engrenagens. Seria uma ótima solução pois evitaria trocar as duas coroas/pinhão e não alteraria o velocímetro. Minha dúvida é será que aguentaria? Peço opinião dos experts.
sim e fattivel,o unico problema para minha ideia,alongar so a 5 marcha vai gerar um degrau muito grande na queda de giro entre 4 e 5.poderia encomodar um pouco pois preciseria usar muito a 4 marcha devendo embalar mais o motor para conseguir um giro suficiente para ter torque na 5.
eu prefero a troca da C/P,o carro vai a ter as marcas mais equilibradas com menos buracos de giro
CAROS AMIGOS, recentemente fiz uma consulta na empresa SAPINHO CAMBIOS ESPECIAIS a possibilidade de alongar a 5 marcha de minha Hilux.A resposta foi positiva ao custo de + ou - R$ 1.200,00 com o agravante que poderia fazer um pouco de barulho pelo não perfeito acasalamento das engrenagens. Seria uma ótima solução pois evitaria trocar as duas coroas/pinhão e não alteraria o velocímetro. Minha dúvida é será que aguentaria? Peço opinião dos experts.
Concordo com o Fabrizio. Alem de que se um conjunto não estiver ''acasalado'' não ira funcionar corretamente, irá vibrar e por consequencia haverá a quebra e/ou desgaste dos componentes. Fuja do mico!!!
a Saphinho e uma azienda 100% faz otimo produtos,ja vi varios trabalho deles,ma e um trabalho para competiçoes aonde barulho e desgaste estao no orçamentos.para um uso comun e para rodar 100mil km sem problema esta melhor trocar C/P ou colocar pneus mais alto assim da alongar a relaçao final
Fabrizio, a quinta marcha da Hilux é overdrive, portanto a diferença de giros para a quarta é pequena (500 rpm) . Eu uso pneu 31x10,5x15 e pelos cálculos que fiz quando o ponteiro está marcando 100kmh a velocidade real é de 103,4 kmh. Ah valeu muito sua opinião.
Eu tb tenho este dilema , minha SW4 93 é turbinada por fora e tem pneus 255x75x15 , em 5ª a 100km/h no velocímetro estou na realidade a 98,5 km/h ( pelo GPS ) e passo por esta agonia , cambio reduzido demais e a 4ª marcha muito perto da 5ª , e qquer mudança destas opções tb acho melhor trocar C/P , mas não tive coragem$$$$$$$$$$ ainda , trocar relação da caixa de marcha NEM PENSAR .
É só tomar um diazepam que vc acostuma com o barulho do motor pedindo marcha , qtas vezes eu em 5ª marcha vou pra alavanca passar a 6ª que não existe , INCONTÁVEIS VEZES QUE JÁ FIZ ÍSTO .
Já passei por exatamento pelo que vc está passando, quando instalei o turbo já sentia falta de uma relação mais longa, quando intercoolei que melhorou ainda mais a performance, aí a coisa ficou feia. Como você fui atras das opções de alongar. Encontrei um mecanico dem asunção que preparava carros para Rally e fui conversar com ele, tanto tinha a opção de alongar a 5, pois ele tinha uma engrenagem da propria toyota ou trocar a coroa e pinhão, tudo novo. Fui até lá conversei bastante com o cara e cheguei a conclusão de não trocar nada e me acostumar a andar com 3000rpm e aceitar a pickup!! Na verdade fiquei com dó de mandar baixar o cambio ou abrir os diferencias, pois minha pickup era nova. Fiquei com medo de perder a confiança em meu carro, pois sei que do jeito que está saio para viajar 3000km em locais extremamente sem estrutura e nem me preocupo com nada, pois sei que a parte mecanica está intacta, porém se eu fizesse a alteração iria ficar com um pulgão atras da orelha. Acho que já falei muito!!! Mas o que me contenta é o torque que ela tem na faixa de 90 a 130, o que eu preciso nas ultrapassagens. Aproveite que o carro é um show.
Sergio
Sua Hilux foi turbinada e intercoolada? Se diver sido uma boa solução é o alongamento de diferencial, eu tenho uma hilux 3.0 2004 que foi turbinada e intercoolada, alonguei os diferenciais para relação 4,1 (41x10) mesma relação das SW4 99 a 2001, coloquei pneus 31 10,5 r15, troquei apenas coroa e pinhão diant e tras, no meu caso o traseiro é DANA e não foi dificio de achar no comercio, ja o dianteiro tive q pedir dos EUA pois é da marca AISIN. Com o alongamento o carro muda, não força cambio nem embreagem, o carro passa a correr mais, na estrada 150km/hr 160km/hr brincando, em velocidades menores como 110km/hr 120km/hr o rpm fica na casa de 2500 a 2800 assim não força o motor, ajudando na economia de combustivel. Se tiver duvida pergunte eu tenho um conhecimento bom nessa area, foi eu mesmo que fiz essas modificações nem minha oficina.
Já passei por exatamento pelo que vc está passando, quando instalei o turbo já sentia falta de uma relação mais longa, quando intercoolei que melhorou ainda mais a performance, aí a coisa ficou feia. Como você fui atras das opções de alongar. Encontrei um mecanico dem asunção que preparava carros para Rally e fui conversar com ele, tanto tinha a opção de alongar a 5, pois ele tinha uma engrenagem da propria toyota ou trocar a coroa e pinhão, tudo novo. Fui até lá conversei bastante com o cara e cheguei a conclusão de não trocar nada e me acostumar a andar com 3000rpm e aceitar a pickup!! Na verdade fiquei com dó de mandar baixar o cambio ou abrir os diferencias, pois minha pickup era nova. Fiquei com medo de perder a confiança em meu carro, pois sei que do jeito que está saio para viajar 3000km em locais extremamente sem estrutura e nem me preocupo com nada, pois sei que a parte mecanica está intacta, porém se eu fizesse a alteração iria ficar com um pulgão atras da orelha. Acho que já falei muito!!! Mas o que me contenta é o torque que ela tem na faixa de 90 a 130, o que eu preciso nas ultrapassagens. Aproveite que o carro é um show.
Abraço
Raphael
RAPHAEL
Respeitando as opiniões dos outros , concordo com vc e ando e vivo com a minha assim , no dia que estou com mais pressa ando até 3.250 rpm o que dá 120 km/h esta muito bom , e no dia a dia ando com 3000 rpm o que me da 108km/h .
Se tiver ou gostar de andar forte , tem que comprar qquer SUV V6 com 200hp a gasosa .