x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário Avatar de jcosta.fernando
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimento: 1

Com Tirar Vela Aquecedora Do Cabeçote

Olá a todos,

Sou principiante em TOYOTA. Tenho uma SW-95 que estava com problemas na partida, principalmente pela manhã. Tinha dia que pegava de primeira, outros era no tranco, pois a bateria não conseguia dar carga no motor de arranque. Troquei a bateria e pensei que os problemas iriam acabar. Realmente ela passou a pegar, só que a partida continuava pesada. Me falaram para trocar as velas aquecedoras de diesel. Ai começou o drama. O mecanico já havia trocado 3 velas quando, na última ela quebrou e ficou aquele pedaço de cerâmica emperrado dentro do cabeçote. Demos partida e ele continou lá. Joguei spray desengripante, acabei com um tubo e ele ainda continua lá e isso já faz uns quatro meses e o danado não quer sair. Os mecanicos que procurei me disseram que teria de tirar o cabeçote. Será que algum de vocês tem uma solução menos radical e mais barata do que essa???
    PS.: Por enquanto a partida está ótima somente com 3 velas, não sei como será no inverno.

Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Agradecimentos: 0
    Bemvindo ao forum Fernando, referente ao teu problema, o mais sensato seria retirar o cabecote.
    Acontece que a parte mais cumprida da vela aquecedora, ou seja o eletrodo,ficou dentro.
    Se deixar do jeito que esta corres o risco de que o eletrodo caia encima do pistao, e dificil mas nao impossivel devido ao alto grau de vibracao, vai depender da trinca ocasionada durante a tenativa de retirada.
    Mesmo assim talvez com a ferramenta certa consigas retirar o que ficou, mas esteja preparado para remover o cabecote caso algum pedazo caia dentro do motor, se for pequeno geralmente sai dando num giro com o buraco da vela aberto.
    Particularmente acho que e muito arriscado continuar rodando com a vela quebrada.

Abraco e boa sorte.

Entrada
    05/02/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Gabriel,

Já recebi tantas informações desencontradas dos mecânicos que nem sei a quem dar crédito. Uns dizem que o peçado que ficou lá dentro não desce para o pistão pq teria uma espécie de limitador no final, enfim, o buraco é mais estreito e o pedaço da vela não passa. Outros mecânicos tem a mesma opinião sua, que devo tirar o cabeçote, apesar de não saberem se existe ou não o tal limitador. Só acho que cair pra dentro do pistão, inteira, não cai mais, só se o eletrodo partir em pequenos pedaços e o motor estiver desligado, já que a compressão do motor, quando em funcionamento, exerce força pra fora, segundo alguns mecânicos. Recentemente, no final do ano, viajei mais de 6.500km e nada, o pedaço está lá, firme, do mesmo jeito, nem desceu e nem subiu.
    Por último me falaram pra procurar um torneiro mecânico e pedir pra ele avaliar a situação. Estou à procura de um com referências em Goiânia. Quando encontrar um torneiro de confiança levarei uma vela velhar para ele analisar o eletrodo e assim me dar um diagnóstico.

Um abraço.

Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Fernando, realmente algumas destas informacoes procedem em parte.
    A vela de aquecimento nao esta diretamente sobre o pistao, no meio deles tem a camara de precombustao, se olharmos o cabecote ao contrario se parece com uma terceira valvula, quase do diametro da valvula de exaustao so que nao se mexe e tem um furo que nao e redondo mas quase retangular, aproximadamente de 10mm x 4mm.
    Se um pedazo (pequeno??) pasar por este furo pode causar um estrago ou travar uma das valvulas, ja que este suposto pedazo vai ser sugado junto com o ar e o combustivel.
    Para ele ser constantemente empurrado como disse um dos mecanicos ele deveria estar atras das valvulas de exaustao, dai sim nao teria como entrar.
    Agora bem, se vc. ja viajou mais de 6500 Km, e nada aconteceu, vale a pena procurar com tempo algum bom torneiro, com experiencia neste tipo de problemas, no panic!!!
    Boa sorte, se conseguir tirar da um retorno.
    Abraco.

Entrada
    05/02/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Garibel, vc tem razão, pra sair empurrado só se tivesse atrás das valvulas de exaustão. E é por isso que após os 6500km ela ainda continua lá.
    Quando tiver uma posição de algum torneiro postarei.
    Até mais.

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Fernando,
    Não sei a qual cilindro você se refere como "último". Bem, se for o mais próximo da placa corta fogo, ou seja o de maior dificuldade de acesso, talvez complique um pouco. Mas acho que você poderia arriscar. Acho até que o que vou dizer já foi motivo de discusssão aqui no Fórum. É o trabalho de retífica, mas feito com o motor montado. Pesquisei, mas não encontrei. Seguinte: pare seu carro na oficina, livre o espaço máximo possível para ter acesso à vela pré-aquecedora encravada. Entre com uma broca de 3,0 ou 4,0 mm, e vá desmanchando o toco que lá resta. Faça com cuidado, de forma a não raspar na rosca do cabeçote. Se preciso, coloque um tubo livre em volta do corpo da broca, de forma a proteger a rosca. Vá esboroando o toco de vela e cerâmica. Se possível evite que a cerâmica vá prá dentro do cilindro. A medida que o trabalho avança, vá dando jatos de ar, para espulsar os cacos. Já troquei as velas da minha SW. Não tenho certeza mas acho que o corpo é de bronze, ou latão. Mas mesmo que não seja, o que vai prá dentro do cilindro, ao final do trabalho, será um pouco de limalha. Pouco mesmo, pode ter certeza. Vá dando jatos de ar, e vá entrando com brocas maiores, até limpar o caminho. Sempre atento a não encostar na rosca do cabeçote. Ao final o toco deverá estar fino e livre. Passe um macho apenas para limpar a rosca. Pronto. Se ao final de tudo, você ficar ressabiado, desmonte o cabeçote. Paciência, pelo menos você tentou. Se não, instale a vela nova e boa viagem.
    abraços
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Entrada
    05/02/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Luca,
    Realmente é o cilindo junto à placa corta fogo, o de pior acesso, tinha que ser né! Também já havia pesquisado aqui no fórum e não encontrei nenhuma dica. Pra eu fazer o serviço da forma como vc disse só está faltando arranjar um torneiro de confiança e paciência acima de tudo. Levarei uma vela velha para que o torneiro tenha melhor referência do que deverá ser retirado.
    Valeu pelas dicas, tão logo realize o serviço te informarei.

Usuário Avatar de demil
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    PITANGA/PR
    Oi, acompanhando o seu problema, acho q a idéia do Luca é boa desde q realizada por um cara cuidadoso. Eu nunca tirei vela de aquecimento com brocas mas outros tipos de parafusos já, e muitos, utilizo exatamente a técnica q o luca descreveu só que com brocas reversas que fazem força ao contrario do que a rosca q está lá, e devido a esta força e as vezes o pedaço acaba desrosqueando sem a necessidade de se broquear toda a peça evitando com isso q se caia limalha p/ dentro.
    Mas acho q se vc levar em um torneiro mecanico eles tiram isso de letra pois eles tem uma ferramenta com a qual eles broqueiam im pouco a peça a ser retira e batem essa ferramenta q se prende ao orifício a berto e daí é só girar q sai, tbém já fiz isso c'parafusos q nao saíram c/ a broca.

Entrada
    05/02/2007
    Local
    Goiânia/GO
    Como é bom essa troca de experiênicas. Eu sempre tive consciênica de que sabia pouco sobre como resolver "probleminhas" mecânicos, que para muitos é coisa corriqueira, e olha que sou curioso, agora, com este fórum todo dia aprendo uma novidade.

Caro Demil, obrigado pelas dicas. Quando eu encontrar um torneiro já saberei como pedir para que ele execute o serviço.

Aos demais participantes deste Fórum, estou tendo dificuldades em encontrar um torneiro mecânico, com referências, já que esta é a primeira vez que estou precisando de um. Se alguém, de Goiânia, conhecer algum torneiro mecânico nesta Cidade, me indique. Aqui tem muitos, mas e a qualidade do trabalho....

Um abraço a todos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem