E assim como a bandeirante de trilha, duas alavancas, uma para o câmbio e outra para a tração 4x4 e reduzida. 99% de confiabilidade na caixa de marchas e a tração nas 4 rodas.
E assim como a bandeirante de trilha, duas alavancas, uma para o câmbio e outra para a tração 4x4 e reduzida. 99% de confiabilidade na caixa de marchas e a tração nas 4 rodas.
Mas na Hilux o sistema de roda-livre dianteiro depende da eletrônica que controla os solenóides para passagem ou não de vácuo para acoplamento.
Esse sistema é muito confiável, assim como são os sistemas eletrônicos de engate da tração e reduzida atualmente.
Se ele falhar você corre o risco de ficar reduzido em 4X2, o que pode danificar o diferencial traseiro, que não foi projetado para receber todo esse torque sozinho.
Abraço,
Thiago Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!
O que me referi da Hilux foi o engate, quando se puxa a alavanca da tração, pois p dar problema só que quebrar a haste de aço, diferente do acionamento elétrico, o qual depende do seletor no painel e do motor elétrico que está acoplado na traseira da caixa de marchas, os quais podem falhar. Agora, depois disso, o acionamento das "rodas livres" são iguais em ambas, podendo dar problemas sim.
Postado originalmente por Thiago Pereira
Mas na Hilux o sistema de roda-livre dianteiro depende da eletrônica que controla os solenóides para passagem ou não de vácuo para acoplamento.
Esse sistema é muito confiável, assim como são os sistemas eletrônicos de engate da tração e reduzida atualmente.
Se ele falhar você corre o risco de ficar reduzido em 4X2, o que pode danificar o diferencial traseiro, que não foi projetado para receber todo esse torque sozinho.
E p tirar a dúvida e se um dia der pau, entrei hj em baixo da minha e vi que o cardan dianteiro gira livre, e que no lado esquerdo do diferencial tem uma caixa com fios e uma mangueira de vácuo, sendo que deve ser este sistema que faz acionar, após a caixa, a tração na dianteira. Bom saber disso, pois em um aperto da p tentar uma solução se não engatar a tração 4x4.
E deve ser dessa caixa tb que sai o fio para a luz no painel, pois fiz um teste, puxei a alavanca da tração e testei o cardan, o qual já estava travado, mas a luz do painel não acendeu. Resumindo, deve ser depois dessa caixa acoplar os semi-eixos dianteiros que vai o sinal para o painel acender aquela luz verde que indica que a tração está acionada.
Segue duas fotos dessa caixa que está no lado esquerdo do diferencial dianteiro.
O que me referi da Hilux foi o engate, quando se puxa a alavanca da tração, pois p dar problema só que quebrar a haste de aço, diferente do acionamento elétrico, o qual depende do seletor no painel e do motor elétrico que está acoplado na traseira da caixa de marchas, os quais podem falhar. Agora, depois disso, o acionamento das "rodas livres" são iguais em ambas, podendo dar problemas sim.
Postado originalmente por Sergio c
E p tirar a dúvida e se um dia der pau, entrei hj em baixo da minha e vi que o cardan dianteiro gira livre, e que no lado esquerdo do diferencial tem uma caixa com fios e uma mangueira de vácuo, sendo que deve ser este sistema que faz acionar, após a caixa, a tração na dianteira. Bom saber disso, pois em um aperto da p tentar uma solução se não engatar a tração 4x4.
E deve ser dessa caixa tb que sai o fio para a luz no painel, pois fiz um teste, puxei a alavanca da tração e testei o cardan, o qual já estava travado, mas a luz do painel não acendeu. Resumindo, deve ser depois dessa caixa acoplar os semi-eixos dianteiros que vai o sinal para o painel acender aquela luz verde que indica que a tração está acionada.
Segue duas fotos dessa caixa que está no lado esquerdo do diferencial dianteiro.
Você precisará unir as mangueiras de forma que um lado fique sem vácuo e o outro recaba vácuo, um pouco complexo.
E se um dia der pau no acionamento elétrico da tração você também pode deitar sob o carro e acionar manualmente.
A questão é que o acionamento elétrico atualmente é extremamente confiável. Não há demérito algum nele, pelo contrário, maior praticidade e ainda impede que pessoas inexperientes causem danos, como acionar a reduzida em velocidade.
No sistema de roda-livre, há um sensor na caixa de transferência que identifica o acionamento do 4X4, esse manda a informação para uma unidade de comando atrás do porta-luvas, que por sua vez faz a luz do painel piscar e aciona o solenoide no diferencial dianteiro.
A luz permanece piscando enquanto está em transição e acende constantemente quanto a tração dianteira está acoplada.
Ao passar a alavanca para 4X2 ocorre o processo inverso, portanto na realidade a luz do painel indica o status da roda-livre.
A.D.D. = Automatic Differential Disconnect (Desconexão automática de diferencial)
4X4 Brasil
Abraço,
Thiago Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!