Postado originalmente por
Napp
E ai Clandio,blz? Muito boas suas considerações, esse lance do cabeçote é uma questão relevante! Você sabe me dizer se o problema de superaquecimento nas SRV são comuns? Uma das pickups q estou olhando é justamente a 3.0 de 116cv, ano 04, ela possui esse cabeçote de alumínio né..
O problema é comum nos veículos que não tem ou não tiveram uma manutenção adequada. Tive uma SRV 2002 que vendi com 300 mil km e o cabeçote nunca apresentou problemas. Sistema de arrefecimento sempre limpo e com troca de fluido pelo menos a cada 2 anos. Sim, essa possui cabeçote de alumínio.
O interessante mesmo seria então encontrar uma 3.0 com o cabeçote de ferro como o Lucas mencionou... mas elas não são fáceis de achar pelo o que estou vendo... Seria possível colocar um cabeçote desse da 3.0 aspirada na 1KZT-E... quais são as diferenças entre o motor 1KZT e o 1KZT-E?
Nunca ouvi falar dessa troca. Acho que não são compatíveis. Os motores 1KZT e 1KZT-E são praticamente os mesmos. O que muda é justamente a bomba injetora (e mais algumas coisinhas, tipo acelerador sem cabo, ...) que no primeiro é mecânica e no segundo é semi-eletrônica. Nas picapes não vieram motor 1KZT. Só nas SW4 de 96 a 2000(?).
Mas além dos custos de mecânica mais elevados a 3.0 ainda tem o custo do imposto que a SR5 tem isenção no DF... Para ter uma base liguei para o bombista que me atende ele mencionou q a manutenção de uma bomba semi-eletrônica dessa da SRV ficaria em torno de 2000 a 4000 e a da SR5 de 1500 a menos de 3000, dependendo do defeito... acho que são valores consideráveis... o conforto das duas não devem ser muito diferentes, e instalando o Kit turbo que deve sair por uns 3000,00 eu teria uma SR5 que me levaria a qualquer lugar, andando a aproximadamente 120km/h?
A instalação do turbo não altera a velocidade final, apenas faz chegar nela mais rapidamente ( segurança em ultrapassagens). Na SRV (motor 1KZT-E) anda facilmente nessa velocidade. Na aspirada (motor 5L) não eu não sei dizer.
Achei um kit turbina aqui no google para ela, deem uma uma olhada, vendem ele com ou sem turbina... comparando com os 2000 que paguei recentemente apenas na turbina do meu XJ essa está com um bom preço, 2190 o kit completo com turbina, resta saber se a turbina é boa...
vejam:
SPA Turbo - Kit Turbo TOYOTA Hilux 2.8 - SEM TURBINA