Postado originalmente por
CAPT GOTTLIEB
Sandro, a Hilux diesel 2.8 tem apenas 78 CV e 17,7 Kgf/m de torque. Este motor é muito bom, durável, econômico, porém fracote. Mas se for turbinado traciona bastante bem 700 a 800 Kg. Acima disto começa a chorar na rampa. O Jipe Band puxa até 2 toneladas, pois o torque do velho e bom motor Mercedes-Benz é elevado (26 Kgf/m - isto é 8,3 Kgf/m a mais que a Hilux e numa rotação bem menor - 1400 rpm), mas conforto não existe. Hilux turbinada ganha até 30% a mais de potência e torque... e puxa o VW-BAJA (650 Kg) bem tranquilo. Sem turbo também reboca, mas é preciso sempre usar marchas menores nas subidas e esforça motor e transmissão. Num trajeto curto é tranquilo, mas numa viagem acima de 100 Km fica difícil. Se tiver serra é melhor nem tentar.
Um grande problema ao rebocar outro veículo são as descidas, pois como não há freio inercial o carro trator precisa segurar o carro tracionado só pelo engate. Já imaginou qualquer caminhonete diesel moderna, com um motorzão, boa de potência e torque rebocando um Jipe Bandeirante? As caminhonetes pesam entre 1600 a 1800 Kg e o Jipe Band pesa 1900 Kg! Nas subidas o motorzão até garante, mas nas descidas... quem segura? Certa feita um jipeiro experiente me disse que o carro trator precisava pesar pelo menos o dobro do veículo tracionado (esta informação eu não sei se procede). Então, se a Hilux pesa 1700 Kg precisaria ser rebocada por um veículo que pesasse mais de 3 toneladas! Só um caminhão.
Eu viajo rebocando Buggy e Baja desde 1999 e nunca tive problemas. Porém é sempre uma pilotagem de muita atenção, nem tanto pela nossa direção, mas principalmente pelos imprudentes e malucos da estrada. O conjunto trator-tracionado é mais longo, mais lento, demora mais para frear e é mais difícil de ser ultrapassado. Então é preciso bastante atenção, velocidade compatível e paciência com eventuais malucos. KKKKKKK