x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 32
  • #13



    Os prisioneiros que estão no cubo quebraram, é isso?

    Quebraram a que distância da face de montagem do alargador?

    Consegue tentar com um alicate de pressão?

    Se não tiver jeito, vai precisar soldar um parafuso neles... ou tentar furadeira + extrator.

    Nunca tive problema para retirar o rolamento da manga de eixo (rolamento interno, certo?).

    Será que sua manga não está com problema? Empenada? Será que não teria contribuído para a quebra?

    Analise o rolamento e veja como está marcada a pista.

    Analise a manga também e meça seu desgaste. Se puder checar no torno, melhor ainda.

    Depois de limpa, coloque o rolamento novo e veja se ele também "engata".

    Você pode arriscar montar tudo de novo, reaproveitando rolamento + retentor. Desde que estejam em boas condições.

    Limpe o cubo com cuidado e cheque o lábio interno do retentor. Se estiver ok, monte.

    Eu acho que não consegue retirar a capa do rolamento com retífica. Pessoalmente, eu nem tentaria.

    Precisa da ferramenta correta para não danificar o cubo. E depois, para prensar a nova capa no lugar também.

    Já fiz algumas vezes na Defender e na Camper. Está chegando a vez da Toyota também...

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #14
    O sistema de duas porcas pode ser usado para sacar o prisioneiro.

    Encosta a segunda com aperto e faz o esforço anti-horário na primeira. A segunda (externa) funciona como batente e o prisioneiro gira no sentido anti-horário.

    Ao remontar, eu deixaria porca parlock mesmo. Novas.

    A Defender tinha um sistema bem interessante para fixar o semi-eixo.

    Parafusos. Prisioneiros somente nas porcas de roda.

    Será possível substituir os prisioneiros por parafusos na Toyota também? Recomendável?

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #15
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Loras!

    Os prisioneiros do cubo estão em ordem! Não quebraram! Mas estou providenciar arruelas cônicas novas.

    Eu acredito fortemente que a quebra foi ocasionada pelo espaçador não ter sido apertado devidamente. Lembro inclusive disso já ter acontecido com o Elmer uma vez.

    Então você acha que posso montar tudo de volta se tudo estiver em ordem? Não consegui tirar o rolamento interno na "sutileza", mais força que isso fico com receio de danificar e aí não ter jeito mais senão tirá-lo na marra. Vou verificar a pista do rolamento, mas não acredito que a manga esteja empenada, acho que é falta de ferramenta apropriada mesmo.

    Qual a graxa que você utiliza para lubrificar o cubo?

    Vou lavar o rolamento que ficou na manga no lugar mesmo e montar tudo novamente então.

  • #16
    Cristiano,

    Quebraram apenas os prisioneiros do alargador, é isso?

    Como é fixado seu alargador de roda? São prisioneiros longos nos locais originais do cubo?

    Ou são prisioneiros diferentes para fixar alargador / roda?

    Precisa desmontar o cubo todo para trocar somente os prisioneiros do alargador? É isso mesmo?

    IMHO, tem algo errado com a manga de eixo ou com o rolamento.

    Não tenho tanta experiência mecânica, mas nunca vi ele ficar travado.

    Eu investigaria melhor...

    Uso Graxa BR mesmo... é a melhor disponível por essas bandas. Não tenho as especificações de cabeça.

    Posta umas fotos que facilita, se puder.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #17
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Os prisioneiros que quebraram foram o do CUBO.

    Meu alargador é esse vendido pela Garra4x4

    Alargador de Roda 5cm - 6F GM - AL007


    Tive que desmontar o cubo inteiro para trocar os prisioneiros do mesmo, ao menos é assim com o diferencial flutuante.

  • #18
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Prisioneiros do cubo que prendem a roda certo ? No seu caso estão fixando o espaçador.

    Se fosse numa trilha teria como instalar novos prisioneiros de roda bastando retirar o velho e colocar o novo daí a técnica ninja pra fazer a prensagem seria usar a porca pra "puxar" o prisioneiro pro alojamento, mas isso aí só na guerra mesmo pois pode danificar a porca e até mesmo o prisioneiro se não souber fazer.

    Ok, mas a bronca agora está no rolamento, será que o cone não fundiu na manga e por isso está preso ? O certo seria retirar mesmo que danificasse o rolamento, dai verifica o diametro da pista na manga, da um polimento caso necessário(serviço de torno) e coloca um rolamento novo. Mas se estiver normal gaiola e roletes talvez nem vale a pena mexer, é remontar mesmo e deixar pra trocar e verificar essa manga quando o rolamento estragar de vez ou na proxima manutenção se apresentar algum desgaste.

    Sobre retirar as capas no cubo tem uma cavidade na parte interna atrás da flange de apoio da capa, nessa cavidade da pra ir batendo com um pino ou uma chave de fenda de tamanho adequado, alternadamente e assim a capa vai saindo.

    Algo mais ?

  • #19
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Pedi que o Elmer desse sua opiniao devida sua experiencia com eixos Toyota! Obrigado

    Se eu montar do jeito que esta corro o risco do retentor nao encaixar no cubo corretamente? E ficar vazando a graxa.

    Lavo com gasolina no local mesmo entao neh?!

    Comprei uma graxa para rolamentos skf. Lambuzo os rolamentos e jogo um pouco dentro do cubo certo? Foi assim que vi o mecanico fazer da ultima vez.


    Obrigado!

  • #20
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    O retentor é barato, recomendo trocar.
    Pode lavar com gasolina ou thinner. Graxa SKF, TEXACO, SHELL ou TIMKEN.

    Não basta lambuzar os rolamentos, tem uma técnica pra inserir graxa dentro da gaiola. Vc coloca um pouco de graxa na palma da mão e com a outra vai batendo o rolamento nessa graxa fazendo com que ela preencha os espaços vazios entre cone/gaiola/roletes.

    Fazendo dessa forma não vai ter problema. É desnecessário colocar graxa no interior do cubo, tem muita gente que faz isso mas na minha opinião não influi nem contribui

    []'s

  • #21
    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Boa noite Loras!

    Os prisioneiros do cubo estão em ordem! Não quebraram! Mas estou providenciar arruelas cônicas novas.
    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Os prisioneiros que quebraram foram o do CUBO.
    Ué, não entendi.

    Enfim... já vi trocarem prisioneiro com o cubo no lugar. Mais de uma vez.

    Ainda assim, no seu caso valeu a pena desmontar pois permitiu analisar o problema no rolamento.

    Eu resolveria tudo, ainda que isso implicasse em comprar um rolamento novo.

    Imagina se quebra durante uma viagem... e você não tem como sacar o rolamento de lá... se estivesse tudo em ordem, seria um reparo que poderia ser realizado sem outros contratempos.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #22
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    nao esqueça, ROLAMENTOS veiculares, SÓ DE PRIMEIRA LINHA!

  • #23
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, o serviço parou porque estou providenciando a instalação dos cubos estriados.

    Já tive quebra de prisioneiro no passado, agora que estou abrindo novamente vou aproveitar.

    Quando recomeçar o serviço coloco as fotos.

  • #24
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Blz Cris, lembrando q por aqui nunca tive esse problema usando pneus 33, 35, 37 e 900x16".

    Pra chegar a quebrar prisioneiro só se:
    A carcaça estiver empenada;
    Montar o semi eixo sem os pinos-guia;
    Prisioneiro trabalhando folgado ou sem aperto correto nas porcas;

    Fora isso nunca vi dar problema.

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Como remover grade do Tracker/GV?
      Por flavio.moritz no fórum Suzuki
      Respostas: 23
      Última resposta: 17/03/2017, 09:18
    2. Respostas: 20
      Última resposta: 28/10/2011, 17:40
    3. Como remover o carter do VITARA???
      Por JOÃO VITARA no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 25/01/2011, 23:52
    4. como remover anuncios antigos
      Por sonambulo no fórum Suporte
      Respostas: 1
      Última resposta: 06/03/2009, 13:52
    5. Como remover anuncio?
      Por ROAD TECH no fórum Suporte
      Respostas: 5
      Última resposta: 17/10/2006, 23:33

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade