x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    48
    Posts
    371
    Agradecimentos: 0

    Gaiola interna.....especificação tubo e pontos de fixação




    Caros amigos do forum,

    Alguem poderia nos dizer que tipo de tubulação é o adequado para montar uma gaiola interna da band?
    Tubulação que geralmente é utilizada em sistema de incêndio de alta pressão por exemplo:
    tubulação de 2" Sch 40 tem uma parede de 5,54mm de espessura
    tubulação de 2" Sch 80 tem uma parede de 8,71mm de espessura
    Seria mais ou menos por aí?
    Lógico que depende o tipo de gaiola que cada um pensa em fazer, gaiola que eu digo é como o da foto em anexo, com tubos na parte frontal, no meio e na traseira.
    Se alguem tem detalhes de fixação (no chassi por exemplo) e especificação de tubos, eu agradeceria.........não quero ter que passar por este tipo de episódio conforme o da foto em anexo (Band branca), ou então fazer uma gaiola que não atenda a necessidade, conforme outra foto (band verde) em anexo.....terrível!!!

    Se alguém já fez e puder me mostrar eu agradeço, pois este é o próximo step do upgrade da jabiraca II.

    E também nos comentar sobre a dirigibilidade antes e depois de instalada a gaiola, pois com o peso extra.....qualquer curva a mais de 40km/h vai fazer a band virar, daí faz sentido a instalação da gaiola interna.rsrsrsrsrs

    Abraço a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -band-capotada.jpg   -dsc00101a.jpg   -dixon033.jpg   -bgmcage.jpg   -dixon030.jpg  
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Caros amigos do forum,

    Alguem poderia nos dizer que tipo de tubulação é o adequado para montar uma gaiola interna da band?
    Tubulação que geralmente é utilizada em sistema de incêndio de alta pressão por exemplo:
    tubulação de 2" Sch 40 tem uma parede de 5,54mm de espessura
    tubulação de 2" Sch 80 tem uma parede de 8,71mm de espessura
    Seria mais ou menos por aí?
    Lógico que depende o tipo de gaiola que cada um pensa em fazer, gaiola que eu digo é como o da foto em anexo, com tubos na parte frontal, no meio e na traseira.
    Se alguem tem detalhes de fixação (no chassi por exemplo) e especificação de tubos, eu agradeceria.........não quero ter que passar por este tipo de episódio conforme o da foto em anexo (Band branca), ou então fazer uma gaiola que não atenda a necessidade, conforme outra foto (band verde) em anexo.....terrível!!!

    Se alguém já fez e puder me mostrar eu agradeço, pois este é o próximo step do upgrade da jabiraca II.

    E também nos comentar sobre a dirigibilidade antes e depois de instalada a gaiola, pois com o peso extra.....qualquer curva a mais de 40km/h vai fazer a band virar, daí faz sentido a instalação da gaiola interna.rsrsrsrsrs

    Abraço a todos

    Olá Amigo,

    Esses tubos que vc cita são um "exagero".

    Confira abaixo o anexo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que trata desse assunto. Mais impostante do que o diâmetro e a espessura da parede do tubo, é como ele é soldado/travado/curvado e fixado ao veículo.

    Sds,

    Octávio
    Arquivos Anexos

  • #3
    Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    48
    Posts
    371
    Agradecimentos: 0

    Muito bom!!!

    Citação Postado originalmente por ROAD TECH Ver Post
    Olá Amigo,

    Esses tubos que vc cita são um "exagero".

    Confira abaixo o anexo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que trata desse assunto. Mais impostante do que o diâmetro e a espessura da parede do tubo, é como ele é soldado/travado/curvado e fixado ao veículo.

    Sds,

    Octávio
    Octávio,

    Excelente material......muito completo, em um momento da leitura entendi que a espessura não deveria ser inferior a 5mm, mas ele estava se referindo as bases de fixação, daí com relação a especificação dos tubos ele cita tubos de 50 x 2mm espessura!!!

    Seria fixado na carroceria mesmo, como as fotos que envio em anexo.

    Obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cage-20.jpg  
    Imagens Anexas -cage-14-sm.jpg -cage-15-sm.jpg -cage-16-sm.jpg -cage-13-sm.jpg 
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #4
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,785
    Agradecimento: 1
    Eu acho que prender a gaiola na carroceria não é muito seguro. Gaiola que se preze, tem que ser presa no chassi.
    Pretendo colocar uma gaiola na minha Band quando colocar a carroceria de fibra, mas a minha será externa e será presa direto no chassi.
    Band longa 92 (Maria)

  • #5
    Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    48
    Posts
    371
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por valeriano Ver Post
    Eu acho que prender a gaiola na carroceria não é muito seguro. Gaiola que se preze, tem que ser presa no chassi.
    Pretendo colocar uma gaiola na minha Band quando colocar a carroceria de fibra, mas a minha será externa e será presa direto no chassi.
    É Valeriano, no caso de carroceria de fibra acredito que tem que ser uma gaiola externa e presa no chassi mesmo. Não sei se reparou na band verde da foto que postei....era de fibra e quebrou igual bolacha de água e sal no fundo do pacote .

    Mas estava pensando que talvez, por ter vários pontos de base de apoio da gaiola interna presa na carroceria, ela distribui a carga nestes pontos e segura a carga da band em um capotamento......como os caras que deitam em cama de prego....

    Valeu
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #6
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,785
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    É Valeriano, no caso de carroceria de fibra acredito que tem que ser uma gaiola externa e presa no chassi mesmo. Não sei se reparou na band verde da foto que postei....era de fibra e quebrou igual bolacha de água e sal no fundo do pacote .

    Mas estava pensando que talvez, por ter vários pontos de base de apoio da gaiola interna presa na carroceria, ela distribui a carga nestes pontos e segura a carga da band em um capotamento......como os caras que deitam em cama de prego....

    Valeu
    Considerando que só o motor da Band pesa uns 400kg (diferente da Land Cruiser gringa, que tem um motor a gasolina), vc tem que botar MUITOS pontos de apoio.
    O ideal pra gaiola interna, é fazer um furo no assoalho e prendê-la no chassi.
    Band longa 92 (Maria)

  • #7
    Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    48
    Posts
    371
    Agradecimentos: 0
    Busquei a info nos sites gringos e realmente os motores a gasolina utilizados nas Land Cruiser Fj40 são bem mais leves.

    Motor bandeirante = 400Kg
    Motor Fj-40 gas = 622lbs (282Kg)
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    313
    Agradecimentos: 0
    A minha band esta fora das trilhas pois depois q tombei a minha, decidi que voltarei a fazer trilhas pesadas apenas apos fazer a gaiola interna.
    Com isso, tenho pesquisado muito sobre o assunto e aqui mesmo no forum tem um topico no grupo Willys sobre gaiola interna, inclusive especificacoes de tubos.

    Para a minha irei usar tubos de 3 polegadas com parede 3mm. Mais que isso irá ficar bem pesado. Pode-se usar tubos com paredes diferentes, que talvez eu faça isso. Na estrutura principal irei usar 3 ou 4 mm e nos secondarios 2 mm.

    Eu irei prender no chassi, mas não irei abrir um buraco na carroceria e sim fazer um "sanduiche" com Gaiola + carroceria + calço + tubo ligando ao chassi.

    Deem uma olhada no forum ih8mud, tem bastante informação das FJ40 lah.

    Os itens q nunca devem ser esquecidos são: Tipo de Tubo(Aplicacao), triangulação, espessura e peso. Nao adianta vc fazer com tubo de 6 ou 7 mm se a sua band vai ganhar 500kg. Tudo deve ser balanceado. Pesquise muito antes de comprar os tubos.

    Att
    Fabio
    4X4 Brasil
    Toyota Band 89: MB314, SPOA, Freio a Disco, DH, Eixo flutuante, Maxxis Trepador 35, Ekron Mecanico, 200% blocado

  • #9
    Fabiano,

    Ja passei por essas dúvidas a um tempo atrás, então vai aí minha opinião sobre esse assunto.

    Sai fora de tubo schedule, muito peso por nada e a finalidade do tubo é condução ! O que vc precisa é de tudo mecânico ! Leia os tópicos abaixo e vc vai encontrar tudo o que precisa sobre eles e sobre como fazer uma gaiola decente e bem triagulada !

    Em geral tubo mecanico de 1 3/4" externo com parede de 3mm é suficiente. É o padrão gringo de construção ! Mas lá esse tubo é chamado DOM ! Uma boa dobradeira e furadeira de bancada com serra copo melhoram o encaixe dos tubos e o acabamento do serviço além de facilitar a sua vida !

    Na minha assinatura tem fotos de como fiz minha gaiola, e ela não pesa 1 Ton nem altera a condução do veiculo. Ela é bem mais leve do que se imagina ! É ancorada no chassi em 6 pontos e os bancos são presos a uma estrutura da gaiola ainda ! Utilizei 6 barras de 6 mts, cada uma pesando 15 Kg e sobrou tubo ainda ! Então o máximo que minha gaiola poderia pesar é algo em torno de 90 Kg !

    Tem bons projetos aqui no forum também !

    Gaiola Interna...(Home made)

    Tubo 1-3/4" DOM .120 wall onde eu acho isso?

    TJ Cage Inspiration Thread

    Boa sorte

    []´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #10
    Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    48
    Posts
    371
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=JCJ;1387524]Fabiano,

    Ja passei por essas dúvidas a um tempo atrás, então vai aí minha opinião sobre esse assunto..........



    JCJ muito obrigado pelas informações, estava lendos os tópicos que vc anexou, muito bom, tem uns camaradas que viajaram longe nos posts rsrsrsrs ("anemale orelhudo com rabo de caracol, não vou mais postar este link pra vc, então, favor salvar o arquivo no seu Hd e depois favor imprimir em braile e enfiar no meio do rabo para não esquecer mais" kkkkkkkk).... mas ainda não tive tempo de ver o tópico do seu jipe com a gaiola, vou dar uma olhada hoje.

    Abrass
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #11
    Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    48
    Posts
    371
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fabioabe Ver Post
    A minha band esta fora das trilhas pois depois q tombei a minha, decidi que voltarei a fazer trilhas pesadas apenas apos fazer a gaiola interna.
    Com isso, tenho pesquisado muito sobre o assunto e aqui mesmo no forum tem um topico no grupo Willys sobre gaiola interna, inclusive especificacoes de tubos.

    Para a minha irei usar tubos de 3 polegadas com parede 3mm. Mais que isso irá ficar bem pesado. Pode-se usar tubos com paredes diferentes, que talvez eu faça isso. Na estrutura principal irei usar 3 ou 4 mm e nos secondarios 2 mm.

    Eu irei prender no chassi, mas não irei abrir um buraco na carroceria e sim fazer um "sanduiche" com Gaiola + carroceria + calço + tubo ligando ao chassi.

    Deem uma olhada no forum ih8mud, tem bastante informação das FJ40 lah.

    Os itens q nunca devem ser esquecidos são: Tipo de Tubo(Aplicacao), triangulação, espessura e peso. Nao adianta vc fazer com tubo de 6 ou 7 mm se a sua band vai ganhar 500kg. Tudo deve ser balanceado. Pesquise muito antes de comprar os tubos.

    Att
    Fabio
    Fala Fabio,

    Vc já tem algum desenho, ou rabisco de como vai fazer este sanduíche, da base da gaiola, com a carroceria, com calço e com o chassi?

    Este será o meu próximo Up-grade na band e vou começar vendo como será esta base de fixação tipo sanduba.
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/09/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    42
    Posts
    313
    Agradecimentos: 0
    Fabiano,

    Desculpe o atraso, estava meio fora do forum.
    Sobre o sanduiche, eu considero q seja interessante colocar o mesmo calço que é utilizado na carroceria. Se for usar topkits de 1'' seria interessante colocar a mesma altura e material. Eh pelo menos o que eu vou tentar.

    Nao fiz nenhum desenho ainda mas irei fazer na seguinte ordem de cima para baixo:
    1 - Chapa da base da gaiola
    2 - Carroceria
    3 - calco
    4 - chapa da base da ligação gaiola com o chassi.

    Considero o uso do calço importante devido ao trabalho que a carroceria faz. Pois se vc fizer o "sanduiche" sem o calço, pode "rasgar" a carroceria.

    Da uma olhada no forum ih8mud. Eh um forum gringo muito bom. Tem bastante projetos e fotos lah.

    Att
    Fabio
    Toyota Band 89: MB314, SPOA, Freio a Disco, DH, Eixo flutuante, Maxxis Trepador 35, Ekron Mecanico, 200% blocado

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade