Comprei 5 litros de lubrificante Elf SAE 140 e 400 ml de Bardahl GA para colocar nos diferenciais, vou fazer o teste do aditivo ara ver no que dá pois sei que os B12 com certeza fazem diferença, mas o GA ainda não conhecia.
Para o câmbio e a caixa de transferência ainda não pensei no que fazer, vou trocar também, porém só em janeiro, quando sobrar mais tempo.
Para não ter o mesmo problema novamente, já levantei os respiros para 1,25 metros e agora acredito que não terei mais água nos diferenciais ou caixas.
Abraços a todos,
Durante a troca dos fluidos dos diferenciais da Band ocorreu algo que me deixou pensativo:
O óleo do diferencial traseiro ao ser drenado, media 2,4 litros e tinha cor escura semelhante a óleo de motor já queimado, além da presença de pequena quantidade de limalhas de ferro.
O óleo do diferencial dianteiro tinha volume de 3 litros e cor clara semelhante a mostarda amarela com aspecto leitoso, além de viscosidade muito superior ao traseiro.
A partir destas observações surgiram as seguintes perguntas:
1-Qual a quantidade de lubrificante que deve ser utilizada nos diferenciais? (O manual do proprietário recomenda 2,5 litros. Alguém contesta?)
2-O que pode ter havido no diferencial dianteiro? (Não acredito que tenha entrado sujeira suficiente para aumentar o nível em 0,5 litro sem contaminar o diferencial traseiro apenas ao passar por locais alagados na enchente do mês passado e não consegui entender a cor do lubrificante usado. Estou tentando enviar fotos, mas não consigo tirá-las do celular)
3-Qual a viscosidade mais adequada para o lubrificante? (O manual recomenda SAE 90, porém eu usei SAE 140 por recomendação do vendedor de lubrificantes e por considerar o 140 mais adequado para o uso mais pesado do veículo)
Estou desconfiado de que "encheram" o diferencial dianteiro para evitar oxidação por ficar mais tempo parado em relação ao traseiro. Não acredito que tenha entrado tanta lama no dianteiro sem aparecer sinais no traseiro.
Seria possível?
Abraços,
Aqui estão as três fotos para melhor esclarecer:
O lubrificante escuro é o tirado do diferencial traseiro;
O lubrificante claro, saiu do dianteiro;
O recipiente com os dois misturados, evidencia a diferença entre eles.
Alguém poderia me ajudar a entender o que ocorreu?
Fui informado que a cor do lubrificante pode ter ficado (bem) mais clara pela presença de água. Será verdade? Ao drenar o diferencial não constatei presença de água no fundo, apenas o lubrificante escorreu...
Pois é cara, tbm passei sufoco com essas enchentes, moro um pouco em balneario e sofri pra passar pelo itajaí-açu, entrou água pelas portas e molhou minha canela dentro da band, acontece.
Tive somente q trocar todo o sistema de arranque, novas bobinas e automático do motor de arranque, coisa de 150 reais.
Agora sobre a cor dos óleos dos diferenciais, já passei por isso, qdo alaguei outra vez tbm, e oq me pareceu na hora da troca do óleo, é q o diferencial traseiro trabalha, com certeza, muito mais q o dianteiro, "sujando" assim mais o óleo, por isso a diferença de cor entre eles, o traseiro fica bem mais desgastado, óleo e coroa/pinhão, q o dianteiro, por isso as limalhas de ferro tbm!!!
sobre o nível mais alto do dianteiro, não saberia informar, mas se tivesse realmente entrado água, vc veria logo no inicio da drenagem, pois a agua sairia primeiro, logo após o oleo, então creio q não tenha entrado agua não!!!
É isso, tentei ajudar, qquer coisa manda aih a duvida!!!
Daí Rafael,
Agradeço a orientação e concordo com você.
Quanto ao passeio, seria uma boa. Há uma semana estive em Campo Alegre e gostei da região. Umas fotos da serra D. Francisca não seriam má idéia para se postar aqui no fórum, porém em outro tópico (aqui só se eu postar fotos da enchente, he he).
Abraços,