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  • #13
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    Terminal W...




    Prezados Amigos,
    Bom dia; tomo a liberdade de postar aqui, para uso gerALL, uma extração de páginas de um manual muito bom sobre alternadores Bosch (o manual poderá ser obtido em www.manualesdemecanica.com), a qual diz respeito ao esquema elétrico do Terminal W, que quando inexistente no alternado, poderá e deverá ser adaptado neste, desde que com conhecimento técnico prévio para isto. Para os motores Diesel/gasóleo, que não possuem sistema elétrico de ignição, com bobina, distribuidor e velas de ignição, tal como veículos gasolina/àlcool; será necessário obter sinal do alternador (Terminal W), para determinar a rotação do girabrequim/volante do motor. Como já foi dito aqui, ajustes finos poderão ser feitos, através do corpo do conta-giros, caso este tenha esta opção, mas o diâmetro da polia original é importante, para maximizar e aproximar a medição. Bom proveito a todos, um grande abraço e saudações.
    P.S.: Foi também adicionado manuais instrumentos Cronomac.
    CONTAGIROS X Alternador Arquivos Anexos

  • #14
    Usuário Avatar de elvis
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    Troquei o meu alternador pelo do caminhão mercedes disseram que é do
    "mercedes bicudinho"
    ele já tem a saída para o contagiros , ficou perfeito mas a amperagem é menor acho que 60 amp.
    BAND 69

  • #15
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Ressuscitando o tópico!

    Estou a dias apanhando com um conta giros Turotest modelo 301238, estou usando um alternador bosch da linha Renault que não tem a saída W para o conta giros, deixei no eletrecista o qual adaptou o fio para saída W mas o conta giros marca menos, ainda vou fazer mais testes mas como o acesso ao alternador é complicado preciso retirar a bomba da DH e retirar o alternador para ter acesso a tampa traseira, ontem retirei para verificar mas não fiz mais testes devido ao tardar da hora, segue as fotos, caso alguém tenha conhecimento poderia me informar se a ligação está correta?
    CONTAGIROS X Alternador-img-20150914-wa0018.jpgCONTAGIROS X Alternador-img-20150914-wa0026.jpg

  • #16
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    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Ressuscitando o tópico!

    Estou a dias apanhando com um conta giros Turotest modelo 301238, estou usando um alternador bosch da linha Renault que não tem a saída W para o conta giros, deixei no eletrecista o qual adaptou o fio para saída W mas o conta giros marca menos, ainda vou fazer mais testes mas como o acesso ao alternador é complicado preciso retirar a bomba da DH e retirar o alternador para ter acesso a tampa traseira, ontem retirei para verificar mas não fiz mais testes devido ao tardar da hora, segue as fotos, caso alguém tenha conhecimento poderia me informar se a ligação está correta?
    CONTAGIROS X Alternador-img-20150914-wa0018.jpgCONTAGIROS X Alternador-img-20150914-wa0026.jpg

    Fabiano,

    Será que o conta giros não está marcando menos pela alteração do tamanho das polias?
    Ele não possui uma regulagem?

    Abs
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  • #17
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    Fabio as polias são originais mercedes, não tem regulagem nesse conta giros, inclusive mandei e-mail para a Turotest vamos ver se respondem.

    Abração!

  • #18
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    Como você sabe que está marcando menos? Tem outro medidor no virabrequim?

    Abs
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  • #19
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    Citação Postado originalmente por Fband Ver Post
    Como você sabe que está marcando menos? Tem outro medidor no virabrequim?

    Abs

    por que para chegar em 2000 rpm tem q fazer saltar as bielas kkkk

  • #20
    Usuário Avatar de Fband
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    Pelo pouco que eu entendo, a ligação parece estar certa... talvez seja o conta giros que não é compatível..

    Abs
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  • #21
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Como instalei e calibrei o conta-giros Cronomac do meu JIPÃO Band, motor OM314, alternador MB Sprinter 310 (85A):

    Ligado o conta-giros no terminal W do alternador. Colocado o motor para funcionar até estabilizar bem a marcha lenta. No OM314 fica em torno de 600 RPM. Aparafusar ou desaparafusar o parafuso de regulagem (face posterior do conta-giros) até ficar em 600 RPM e fixação final do conta-giros. Já ficou calibrado. Nota: o sinal do terminal W só será enviado ao conta-giros quando o alternador estiver excitado (luz vermelha do painel apagada - carregando a bateria).
    CONTAGIROS X Alternador-cam-re-01b.jpg CONTAGIROS X Alternador-servo-freio-03.jpg
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  • #22
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    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Como instalei e calibrei o conta-giros Cronomac do meu JIPÃO Band, motor OM314, alternador MB Sprinter 310 (85A):

    Ligado o conta-giros no terminal W do alternador. Colocado o motor para funcionar até estabilizar bem a marcha lenta. No OM314 fica em torno de 600 RPM. Aparafusar ou desaparafusar o parafuso de regulagem (face posterior do conta-giros) até ficar em 600 RPM e fixação final do conta-giros. Já ficou calibrado. Nota: o sinal do terminal W só será enviado ao conta-giros quando o alternador estiver excitado (luz vermelha do painel apagada - carregando a bateria).
    CONTAGIROS X Alternador-cam-re-01b.jpg CONTAGIROS X Alternador-servo-freio-03.jpg
    mas nesse caso você não tem a certeza de que o motor esteja realmente em 600 rpm. Então o conta giros pode não estar indicando corretamente...

    Abs
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  • #23
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Citação Postado originalmente por Fband Ver Post
    mas nesse caso você não tem a certeza de que o motor esteja realmente em 600 rpm. Então o conta giros pode não estar indicando corretamente...

    Abs
    FBand, a rigor a sua crítica procede. Mas eu conversei com o pessoal da Cronomac e foram eles que me passaram esta dica. Realmente não dá para saber se o motor OM314 na marcha lenta está rodando a 600, 610, 650, 590 RPM, mas como está próximo de 600 RPM a calibração fica razoavelmente aproximada. É um método prático, com uma margem de erro aceitável. Porém o pessoal da Cronomac me disse também que se eu quisesse uma medida perfeita teria que medir a RPM do motor com um aparelho eletrônico, o que não fiz. Quando meu JIPÃO está a 1500 RPM pode ser que na realidade esteja entre 1450 e 1550 RPM, mas na prática isso não faz diferença. Abraços,
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  • #24
    Usuário Avatar de Fband
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    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    FBand, a rigor a sua crítica procede. Mas eu conversei com o pessoal da Cronomac e foram eles que me passaram esta dica. Realmente não dá para saber se o motor OM314 na marcha lenta está rodando a 600, 610, 650, 590 RPM, mas como está próximo de 600 RPM a calibração fica razoavelmente aproximada. É um método prático, com uma margem de erro aceitável. Porém o pessoal da Cronomac me disse também que se eu quisesse uma medida perfeita teria que medir a RPM do motor com um aparelho eletrônico, o que não fiz. Quando meu JIPÃO está a 1500 RPM pode ser que na realidade esteja entre 1450 e 1550 RPM, mas na prática isso não faz diferença. Abraços,
    Exato, só falei porque sou chato mesmo... kkkkk

    Abração!!
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