gasoso( te chama assim mesmo??

Claro que naum... em meu perfil tem meu nome e tudo mais, mas por aqui eu sou o gasoso mesmo...
Descobri este forum quando estava pesquisando coisas sobre vitaras a gnv na internet... Naquela época naum pretendia participar de outras discussões... só me cadastrei aqui para criar este tópico e tentar trocar idéias com outros usuários de vitaras com GNV instalado....
O problema é que eu acabei gostando da galera e do ambiente de amizade e ajuda que existe por aqui.... Naum deu para resistir e aí fui me interessando por outros tópicos e então a coisa "desgringolou" de vez...
Como o Nick já estava criado... ficou este mesmo....
... Assim nasceu o Gasoso...

Mas voltemos a suas dúvidas... vou tentar ajudar...
Com dois cilindros a capacidade deles é somada..., juntos seus cilindros devem pegar algo parecido com 17 m3 se abastecidos em um posto com boa presão e se estiverem limpos internamente...
Para testar se ambos estão abastecendo o valor correto, zere o gás deles rodando e quando for abastecer feche a válvula de um dos cilndros.... o abastecimento tem de dar pouco menos da quantidade prevista para o que ficou aberto... depois vc faz o inverso....
Lembre-se que gás naum é como gasolina... quando a gasolina acaba é porque o tamque secou mesmo... quando o gás acaba é porque a pressão no cilindro ficou abaixo do mínimo para o redutor trabalhar e aí carro dá sinal de falta de gás... desta forma ainda tem algum gás no cilindro e isso diminui o tanto que se pode abastecer...
Sem querer complicar mas já complicando... ainda tem o fato do GNV ser menos denso que o "Ar"... Toda vez que abastecemos entra um pouquinho de "Ar" para o cilindro e este pouquinho fica acumulado no cilindro pois como o "Ar" é mais denso, ele tende a sair depois do GNV... Assim, mesmo com pressão suficiente para o redutor trabalhar, depois de muitas abastecidas sem limpeza do sistema, chega-se a um ponto em que o redutor começa a mandar muito "Ar" e pouco GNV e ai o motor apresenta o mesmo comportamento de falta de combustível.... a questão é que neste ponto tem tanto "Ar" no cilindro que chega-se a perder 1 ou 2 m3 na abastecida.... neste ponto uma limpezinha cairia bem....
Além disto, temos o problema de que a própria unidade de medida dos postos de combustível é altamente equivocada... usa-se m3 quando deveria-se usar Kg ou outra medida de massa... e aí, para complicar ainda mais, em algumas cidades as capacidades dos cilindros são vendidas de forma estrapolada fazendo-se confundir o volume interno do cilindro com a capacidade de gás que cabe nele... Natal é uma destas cidades...
Veja só... m3 é uma unidade de volume, mede um tamanho, um espaço.... não uma quantidade de matéria e ainda mais de matéria em estado gasoso (combustível no caso, naum eu

A questão é que podemos ter quantidades diferentes de qualquer gás dentro de um mesmo volume... ou então podemos variar o volume que uma quantidade fixa de gás ocupa variando sua pressão e assim por diante....
Quer complicar ainda mais... então vamos levar em conta a temperatura... quanto maior a temperatura maior a agitação molecular, portanto maior a pressão de uma mesma quantidade de gás em um mesmo volume.... e assim vai.... isso é física básica....
Devido as complicações que falei acima é que acho que o correto seria que os postos registrassem o GNV em Kilos, como nos butijões de gás de cozinha, aí sim estaríamos medindo mais claramente a quantidade daquilo que abastecemos...
Infelizmente, (acredito eu) que usa-se m3 nos postos pois toma-se a pressão de abastecimento, a massa específica (composição química do GNV) e a temperatura como sendo constantes....
Como isso naum ocorre, é obvio... e como duvido muito que os medidores das bombas de abastecimento tenham dispositivos que "ajam" para compensar as variações destas grandezas... (olha lá um termômetro)...

Quem nunca teve a impressão de abastecer vento de vez em quando pois o carro ficou muito fraco do nada logo depois de sair do posto....
ou ainda quem não teve a impressão de que o carro ficou mais forte nesta ou naquela abastecida sem mexer em nada de regulagens.... As vezes o Gás dura muiito, as vezes nada... e assim vai....

Os lojistas constumam prometer uma quantidade "abastecivel" para os cilindros (pelo menos por aqui) que só se alcança com uns 250 bar de pressão (para cilndros limpos, isto é, sem óleo oriundo de compressores de postos com defeito ou ar no seu interior) .... quando deveriam anunciar a capacidade "abastecível" para os 200 bar de pressão nominais de trabalho do cilindro....(repetindo, quanto mais pressão, mais kilos de gás cabe no mesmo espaço ou volume) Como a maioria dos postos trabalha acima de 200 bar (por aqui uns 230 bar+-) para forçar o faturamento, isso meio que passa despercebido....
No próprio cilindro a capacidade é indicada em litros pois se refere ao volume interno diponível para abastecimento não ao que cabe de gás nele... se vc olhar com cuidado vai encontrar perto da boca do cilindro algumas informações gravadas em baixo relevo... uma delas será alguma quantidade em litros...
As empresas de Gás daqui dividem esta quantidade por 4 (quatro) para encontrar a capacidade "prometida" para cada cilindro... (esta é a conta que os lojistas de Natal fazem.... não sei se isso procede por aí naum...)
A conta correta de quanto gás vai para dentro do cilindro seria utilizando uma fórmula que leva em consideração a pressão do abastecimento o volume interno do cilindro, a massa específica do GNV que, como já disse, naum é fixa porque ele vem "in natura" da terra, a temperatura, etc... então para naum complicar... divida a litragem por 4 e pronto... se o volume abastecido for parecido com o resultado tá tudo OK....
...... bzzzzz acabei de ler o que escreví e acho que ninguem vai entender nada... agora tenho certeza de que me empolguei um pouco hoje

... mas estou com pena de apagar, então vou postar assim mesmo...
[]s complicadamente gasosos