x
Convex Datacenter
Página 7 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 153

Tópico: VITARAS A GNV

calibragem pneus com gnv

pessoal, alguem sabe me dizer qual a calibragem do pneu, no caso de um vitarinha 3p com dois cilindros de gnv- um de 10 e outro de7 m3?
    o pessoal tinha me indicado 21 libras quando nao tava com gnv..e agora??
    outro ponto, meu dagoberto ficou pesado até com os cilindros atras, entao hoje no edmur- o eduardo me disse que seria importante eu colocar uma mola mais reforçada, pois o carro ta bem baixo e ta forçando mais ainda quando tenho zequinhas na parte de tras..alem de forçar os amortecedores que sao baratiinhosss..ne..
    valeu pessoal!
    abraço procês, JÔ

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Agradecimentos: 2
    gasoso( te chama assim mesmo??

Claro que naum... em meu perfil tem meu nome e tudo mais, mas por aqui eu sou o gasoso mesmo...
    Descobri este forum quando estava pesquisando coisas sobre vitaras a gnv na internet... Naquela época naum pretendia participar de outras discussões... só me cadastrei aqui para criar este tópico e tentar trocar idéias com outros usuários de vitaras com GNV instalado....
    O problema é que eu acabei gostando da galera e do ambiente de amizade e ajuda que existe por aqui.... Naum deu para resistir e aí fui me interessando por outros tópicos e então a coisa "desgringolou" de vez...
    Como o Nick já estava criado... ficou este mesmo....
    ... Assim nasceu o Gasoso...

Mas voltemos a suas dúvidas... vou tentar ajudar...

Com dois cilindros a capacidade deles é somada..., juntos seus cilindros devem pegar algo parecido com 17 m3 se abastecidos em um posto com boa presão e se estiverem limpos internamente...
    Para testar se ambos estão abastecendo o valor correto, zere o gás deles rodando e quando for abastecer feche a válvula de um dos cilndros.... o abastecimento tem de dar pouco menos da quantidade prevista para o que ficou aberto... depois vc faz o inverso....
    Lembre-se que gás naum é como gasolina... quando a gasolina acaba é porque o tamque secou mesmo... quando o gás acaba é porque a pressão no cilindro ficou abaixo do mínimo para o redutor trabalhar e aí carro dá sinal de falta de gás... desta forma ainda tem algum gás no cilindro e isso diminui o tanto que se pode abastecer...

Sem querer complicar mas já complicando... ainda tem o fato do GNV ser menos denso que o "Ar"... Toda vez que abastecemos entra um pouquinho de "Ar" para o cilindro e este pouquinho fica acumulado no cilindro pois como o "Ar" é mais denso, ele tende a sair depois do GNV... Assim, mesmo com pressão suficiente para o redutor trabalhar, depois de muitas abastecidas sem limpeza do sistema, chega-se a um ponto em que o redutor começa a mandar muito "Ar" e pouco GNV e ai o motor apresenta o mesmo comportamento de falta de combustível.... a questão é que neste ponto tem tanto "Ar" no cilindro que chega-se a perder 1 ou 2 m3 na abastecida.... neste ponto uma limpezinha cairia bem....

Além disto, temos o problema de que a própria unidade de medida dos postos de combustível é altamente equivocada... usa-se m3 quando deveria-se usar Kg ou outra medida de massa... e aí, para complicar ainda mais, em algumas cidades as capacidades dos cilindros são vendidas de forma estrapolada fazendo-se confundir o volume interno do cilindro com a capacidade de gás que cabe nele... Natal é uma destas cidades...
    Veja só... m3 é uma unidade de volume, mede um tamanho, um espaço.... não uma quantidade de matéria e ainda mais de matéria em estado gasoso (combustível no caso, naum eu ).... Quando compramos combustível compramos uma quantidade de um tipo de matéria em estado gasoso....

A questão é que podemos ter quantidades diferentes de qualquer gás dentro de um mesmo volume... ou então podemos variar o volume que uma quantidade fixa de gás ocupa variando sua pressão e assim por diante....
    Quer complicar ainda mais... então vamos levar em conta a temperatura... quanto maior a temperatura maior a agitação molecular, portanto maior a pressão de uma mesma quantidade de gás em um mesmo volume.... e assim vai.... isso é física básica....

Devido as complicações que falei acima é que acho que o correto seria que os postos registrassem o GNV em Kilos, como nos butijões de gás de cozinha, aí sim estaríamos medindo mais claramente a quantidade daquilo que abastecemos...
    Infelizmente, (acredito eu) que usa-se m3 nos postos pois toma-se a pressão de abastecimento, a massa específica (composição química do GNV) e a temperatura como sendo constantes....
    Como isso naum ocorre, é obvio... e como duvido muito que os medidores das bombas de abastecimento tenham dispositivos que "ajam" para compensar as variações destas grandezas... (olha lá um termômetro)... O resultado desta salada são variações na quantidade real de combustível que cabe no cilindro em cada abastecida...

Quem nunca teve a impressão de abastecer vento de vez em quando pois o carro ficou muito fraco do nada logo depois de sair do posto....
    ou ainda quem não teve a impressão de que o carro ficou mais forte nesta ou naquela abastecida sem mexer em nada de regulagens.... As vezes o Gás dura muiito, as vezes nada... e assim vai....

Voltando ao planeta terra e ao caso dos cilindros (acho que me empolguei um pouco )....

Os lojistas constumam prometer uma quantidade "abastecivel" para os cilindros (pelo menos por aqui) que só se alcança com uns 250 bar de pressão (para cilndros limpos, isto é, sem óleo oriundo de compressores de postos com defeito ou ar no seu interior) .... quando deveriam anunciar a capacidade "abastecível" para os 200 bar de pressão nominais de trabalho do cilindro....(repetindo, quanto mais pressão, mais kilos de gás cabe no mesmo espaço ou volume) Como a maioria dos postos trabalha acima de 200 bar (por aqui uns 230 bar+-) para forçar o faturamento, isso meio que passa despercebido....

No próprio cilindro a capacidade é indicada em litros pois se refere ao volume interno diponível para abastecimento não ao que cabe de gás nele... se vc olhar com cuidado vai encontrar perto da boca do cilindro algumas informações gravadas em baixo relevo... uma delas será alguma quantidade em litros...
    As empresas de Gás daqui dividem esta quantidade por 4 (quatro) para encontrar a capacidade "prometida" para cada cilindro... (esta é a conta que os lojistas de Natal fazem.... não sei se isso procede por aí naum...)

A conta correta de quanto gás vai para dentro do cilindro seria utilizando uma fórmula que leva em consideração a pressão do abastecimento o volume interno do cilindro, a massa específica do GNV que, como já disse, naum é fixa porque ele vem "in natura" da terra, a temperatura, etc... então para naum complicar... divida a litragem por 4 e pronto... se o volume abastecido for parecido com o resultado tá tudo OK....

...... bzzzzz acabei de ler o que escreví e acho que ninguem vai entender nada... agora tenho certeza de que me empolguei um pouco hoje
    ... mas estou com pena de apagar, então vou postar assim mesmo...

[]s complicadamente gasosos

explicação nobre sobre gnv!!

caramba!! vc tava animado hein Gasoso..
    adorei a explicação! vou botar mais reparo quando for abastecer e mesmo em relação a limpeza que vc falou, ninguem tinha me dito nada sobre isso, alias, somos pouquíssimos informados sobre tudo que se refere a gnv, veja bem, to com o avanço parado, nao consigo nenhum lugar aqui que povo conhece e assim to indo mais devagar com o dagoberto! ainda tenho esperança que apareça uma empresa que entenda de mecânica, pois o que acontece é o seguinte: vc leva numa mecânica legal, eles nao entendem de gnv..vc vai a empresa do gnv..eles fazem bobagem, fazem meio gambiarra com mangueira e outros no motor e acaba detonando o que se refere a gazol!
    bom valeu pelos toques..
    vamos ainda as dúvidas..
    falei que preciso dicas sobre a pressao dos pneus...continuo com esta dúvida..
    outra coisa..quero saber se vcs isolam a bomba de gazolina com um relé, pois me disseram que posso queima-la quando estou no gnv, ela nao ta sendo utilizada, so quando uso a gazol. Me sugeriram um relé...alguem ja fez isso??
    preciso de dicas aqui em Bh( belo horizonte) de alguem que mexa com bomba de gazolina, pra ver este serviço!
    ...outra questão..acho que falei la em cima tb, noutra msg..sobre as molas mais reforçadas pra segurar o peso dos cilindros, que molas sao estas? onde as encontro?..
    é isso aí pessoal!
    ta valendo!
    abraço procês...

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Peso do Kit na Viatura:
    A questão do peso do Kit de GNV é que ele se torna peso permanente no carro... É preciso nivelar o carro na horizontal, se não até a cambagem das rodas dianteiras vai pro saco...
    Observe as molas que vc tem e verifique se elas estão muito fechadas...
    Se naum estiverem, vc pode nivelar com calços....se estiverem coloque outras mais grossas com comprimento parecido ao da mola original depois de desinstalada.... Naum sei te indicar a mola correta pois vc precisa vencer o peso de um segundo cilindro... ainda naum passei por isso em vitaras....
    A questão é que se vc for mexer em molas ou calços vale a pena vc levantar pelo menos um pouquinho o dagoberto todo pra ele passar melhor pelas pirambeiras....
    Com 2" a mais vc não altera em nada o comportamento do carro e como vc vai ter de mexer na traseira mesmo, para quem já esta no elevador, levantar um pouquinho a dianteira também naum faz diferença...
    Bem resolva-se da altura que deseja e mãos a obra...

Pressão dos Pneus...
    Pode manter a pressão que vc está usando... É como se vc tivesse sempre um carona no banco de tras... encha um pouquinho se vc for botar mais carga, tipo encher o carro de gente, etc... esvazie para até 15 libras se vc for para as trilhas.... que tem de manter o carro nivelado são as molas e amortecedores.... para os pneus o peso do Kit gás naum vai nem vem.... estes pneus são usados em outros carros com quase o dobro do peso, como uma S10, por exemplo.....

Bomba de Gasolina....

Vamos lá.... Relé em bomba de gasolina é coisa de Kits da época do ronca... mas ainda hoje tem que prefere instalar assim, com emulador e relé.... isso tem vantagens e desvantagens....
    Antigamente naum existiam Emuladores de Bicos no brasil a preço para mortais.... por este motivo, nos carros injetados se instalava um relé na bomba de combustível para naum injetar gasolina junto do Gás....
    Hoje em dia o emulador de bicos "fecha os bicos" e simula seu funcionamento para a central..... desta forma a gasolina não é injetada e retorna para o tanque ao chegar na flauta de injeção e bater no regulador de pressão....
    Existe uma lenda que diz que em alguns modelos de carros o retorno naum consegue dar conta de toda a vazão da bomba de combustível e desta forma isso acaba provocando danos na bomba de combustível se ela não fosse desligada... Isso naum procede...
    O problema desta história é que a bomba realmente dá problema em alguns casos e o "problema" para se vc desligar a bomba.... mas existem outros que rodam a vida toda com ela ligada naum acontece nada, e isso de modelos idênticos....
    Para tudo existe uma explicação e uma solução, mas existem muitas variantes técnicas do sistema de injeção teriam de ser discutidas e se for teclar sobre isso a mensagem vira uma enciclopédia...

Este fato já aconteceu até comigo.... em um vitarinha que tive tempos atrás, derreteu a bomba e todo o chicote de fiação até chegar no painel.... por sorte a convertedora era de primeira linha e consertou tudo com peças originais sem custos para mim... Em compensação os dois que possuo hoje não tem a bomba desligada e rodam sem problemas....

Como parece naum ter mecânico suzuki que presta por aí, acho que o que vc deve fazer é falar com o instalador do gás e verificar o que ele quer fazer para te dar a garantia do serviço... digo isso pois é responsabilidade do instalador verificar seu carro e dizer o que precisa ser feito nele, inclusive revisar ou consertar o sistema de injeção se este for o caso...

Se o relé for instalado vc precisa ter o cuidado de instalar um relé de primeiríssima linha e de no mínimo 50A. Relés menores não vão durar nada e aí é prego na certa.... Outra dica é instalar o relé num lugar bem fácil de alcançar e ter sempre um reserva no carro.... mesmo sendo de primeira um dia ele estraga e a lei de Murphi diz que isso vai ocorrer no pior momento possível.... Mas o grande problema do relé é a própria bomba... como nossa gasolina é uma b*$|@.... se a bomba passar muito tempo desligada ela vai literalmente colar... e aí começa a dar pane atrás de pane... que tem relé instalado naum pode nunca esquecer de rodar um pouco o carro na gasolina todos os dias para movimentar a bomba... isso vira um suplício para que roda pouco...

[]s e boa escolha

Bom, estou decidido a colocar GNV no meu GV! Principalmente porque posso contar com a expertise e paciência de vcs!

Alguém conhece uma lugar aqui no rio de janeiro que possa confiar para fazer o serviço?

abraços!

oi gasoso, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come??
    ai ai ai
    acho que vou abrir um item, com : gnv minas gerais e formar um grupo de pesquisadores por esta banda, me sinto só aqui nesta terra!! me lembra o tempo em que o técnico de computador nao entendia de net, o de net nao sabia de computador..o ensaio e erro acabou rolando e hoje a gente entende é de tudo, independente do técnico!!
    bom, nao sei se te falei, mas meu vitarinha é um 92 modelo 93, ja é injetado, pelo que vc falou: " Hoje em dia o emulador de bicos "fecha os bicos" e simula seu funcionamento para a central..... desta forma a gasolina não é injetada e retorna para o tanque ao chegar na flauta de injeção e bater no regulador de pressão.... "
    quando vc fala da instalação do relé, me parece mais complicado do que deixar do jeito que ta!!
    nao sei....escolher!!
    vamos conversando aqui..vou tentar um grupo de corajosos aqui..
    so sei que este fim de semana fiz uma trilha linda na serra da canastra, o gas valeu d+, pois nem me preocupei com gasto e nem falta de gasol..sabia!!!
    puts..quero continuar com gnv, sabia!! escolho isso todo dia..mas pra bancar com tanta gente contra ta f...
    quando as molas vou dar uma olhadinha entao, esta semana, depois dou noticias!!
    valeu viu!! muitcho!!!

Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Jobh

Só para esclarescer...
    Relendo o que postei percebi que o texto ficou meio "sinistro" demais...

Portanto, vou acrescentar uns detalhes sem termos técnicos para tentar esclarescer...(espero eu que funcione)...

Os eventuais "problemas" que citei podem acontecer em qualquer carro, não só em vitaras.... mas somente em carros já meio velhinhos...

Em um carro novo não existe este risco pois tudo funciona 100% no sistema de injeção...
    Num carro velho, todas as peças tem algum desgaste, umas mais, outras menos, somados a acúmulos de borra ou sujeiras, entupimentos parciais, etc....e a soma destes desgastes resultam na redução das "capacidades" do sistema de injeção como um todo e podem chegar a configuração que resulta na queima da bomba de combustível.....

Na verdade uma bomba queima ou cola pois ela ou outros componentes no sistema já deveriam ter sido substituídos e ainda não foram pois o carro "ainda anda", mesmo com perda de potência, já que muitos donos nunca andaram em carros como o seu quando estes eram novos e naum conhecem a potência real do motor.....

A mudança no regime de funcionamento provocada pela instalação do gás é o tiro de misericordia para quem já estava agonizando, e com grandes chanches "a bomba estoura na bomba" de combustível esteja ela boa ou ruim pois é ela quem faz a força ....

Um bom instalador de gás testa a bomba e todo o sistema de injeção antes de mexer no carro (ou exige que isso seja feito)....

Portanto, um relé evita que a bomba funcione quando o regime de funcionamento do sistema de injeção é alterado pelo gás e acaba por manter a sobrevida do sistema.... mas o ideal mesmo seria deixar o sistema de injeção tinindo de novo e só depois instalar o gás para evitar ficar como bola de pingue pongue ser der pane...
    ....a instaladora do Gás dizendo que a culpa é da injeção e o pessoal da injeção dizendo que é do gás....

Por este motivo costumo recomendar que antes de botar gás no carro o "vivente" ande uns meses nele para ter tempo de observar como ele se comporta em todo o tipo de situação e poder tomar providências se necessário....
    só aí é tranquilo botar o GNV....

[]s tentando desassombrar a galera....

corta bomba de gasolina

oi gasoso, belezinha?
    acho que encontrei uma boa mecanica pro dagoberto, no que se refere a gas, pra galera de bh, se chama auto 100- fica na pedro II, em frente o champion, pouco depois da catalao.
    tive la com o pessoal e ja consegui instalar o avanço que tava no meu niva, discuti com eles sobre o relé e o que me disseram foi que atualmente estão usando o corta bomba de gazol, entao instalei!
    nao podemos elogiar demais, vcs sabem ne, mas me deu segurança quando eles foram respondendo todos os itens que questionei!
    valeu as dicas!
    mudei as molas traseiras, no laercio amortecedores, aqui em bh mesmo, botei uma mola mais reforçada pro gas, botaram a mola de paraty 99, o amortecedor que ficou legal foi o de besta GS, dessa forma, aumentamos 1´, o dagoberto ta mais firme e o barulho que tinha acabou!! vamos la ne!! agora é rezar pra vir trabalho e pagar tanto investimento!!!
    abraco procês, JÔ

Dúvidas!?

Pessoal,

fui hj de manhã em uma instaladora de GNV aqui do rio, o camarada lá olhou o motor e falou q é muito bom e tal, mas , disse que o meu carro não 'pega' variador de avanço, pq o bico é redondo. E ainda falou que não faz diferença ter um redutor de GNV de maior potências, que esses são apenas para motores v6 e v8, no meu caso um de 70 bastava...

e aí?!

abraços

avanço vitara gnv

ola diogo, qual modelo do seu vitara? acabei de colocar no meu, vc pode ver no item acima, agora..rs se melhorou, bom..nao sei..sinto o carro mais firme na arrancada, nao fica la um super sonico, mas tem andado beleza, v pode ver nos itens acima tb que muita gente usa o avanço pra este tipo de carro, me passa o seu modelo que pergunto o pessoal da empresa que colocou no meu dagoberto!

hehe, esqueci de falar..

é um grand vitara 2.0 automático.

valeu!!

eheh..ta bom, vou perguntar o pessoal da auto cem aqui de bh e quando tiver uma resposta te dou um toque, deve ter gente aqui no forum que pode te dar uma força boa, logo se terá mais contribuições, valeu

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
      Última resposta: 11/07/2005, 22:57

Permissões de Postagem