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  • #1

    Especificação óleo: GL4 ou GL5




    Alguns falam que tem que ser o GL4.
    outros o GL5!
    Qual é o certo afinal?
    Li no manual de serviços do samurai que tenho aqui,
    mas não fal qual deles, só fala que é altamente
    recomendavel o 75W90!

  • #2
    Veja no manual na parte de especificação da caixa e do dos diferenciais.
    Na prática, não da diferença, pois o óleo de jipe é trocado duas ou mais vezes por ano.
    Se for carro de asfalto, é bom observar.
    No manual do jimny consta:
    CAIXA: SAE75W90 GL4
    DIFERENCIAL: SAE80W90 GL5

  • #3
    Usuário Avatar de Samuka Shrek
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    Olá Alex!!

    Quando fui trocar o oleo das minhas caixas de marchas e redução também fiquei na duvida....

    O correto é GL-4 (75w90) nas caixas e GL-5 nos diferenciais..

    Li alguns links na net que o GL-5 na caixa de marchas e redução, mesmo sendo teoricamente superior, não protege as engrenagens.

    Quando comprei, achei um 75w90 mineral da Ipiriranga, se não me engano Ipirgerol EP... dá uma olhada
    (http://www.ipiranga.com.br/cbpiSubFi...o&filter=tipo5)

    Espero ter ajudado... Abraços

  • #4
    Usuário Avatar de nanito
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    Esse óleo GL-4 (75w90) é pra T-Case?! Ou é pra caixa de marchas?

    Pros dois diferenciais é o GL-5?!

    Abraços!

  • #5
    Usuário Avatar de Samuka Shrek
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    O GL-4 é para caixas de marchas e t-case... (75w90)

    O GL-5 para os 2 diferenciais..


    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de nanito
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    Uma dúvida:

    esses óleos são colocados através de bombeamento, certo?! Visto que a maioria dos postos não dispõe de várias bombas para cada tipo de óleo, tem problema colocar óleo contaminado com resto de óleo com outra viscosidade?!

    Ou de repente exista outra forma de colocar óleo nos diferenciais e T-case que eu não sei?!

  • #7
    Usuário Avatar de Nelmont França
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    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Uma dúvida:

    esses óleos são colocados através de bombeamento, certo?! Visto que a maioria dos postos não dispõe de várias bombas para cada tipo de óleo, tem problema colocar óleo contaminado com resto de óleo com outra viscosidade?!

    Ou de repente exista outra forma de colocar óleo nos diferenciais e T-case que eu não sei?!
    Boa pergunta Nanito... Também fiquei com essa dúvida.

  • #8
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por Nelmont França Ver Post
    Boa pergunta Nanito... Também fiquei com essa dúvida.
    Químicos de plantão, apresentem-se!

    Hehehe!

  • #9
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Uma dúvida:

    esses óleos são colocados através de bombeamento, certo?! Visto que a maioria dos postos não dispõe de várias bombas para cada tipo de óleo, tem problema colocar óleo contaminado com resto de óleo com outra viscosidade?!

    Ou de repente exista outra forma de colocar óleo nos diferenciais e T-case que eu não sei?!
    A melhor dica: alguns mecânicos, já vi isso, possuem uma bombinha manual e de fabricação artesanal, movida a manivela, com uma pequena mangueira na sua extremidade. Daí é só mergulhar no próprio recipiente do óleo que será colocado no diferencial ou caixa e pronto, sem qualquer possibilidade de contaminação com outros tipos de óleo.

  • #10
    Usuário Avatar de Fabil
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    solucao mais tabajara ainda..

    pega uma manguerinha de chuveiro, em uma das pontas coloca ela no bico de um funil ( desses pequenos de plastico de cozinha mesmo), enfia uma ponta no bujao de completar oleo e vai despejando oleo no funil, obvio com o funil num nivel bem mais elevado que a tcase/eixos.. por gravidade o oleo vai descer até completar o nivel...

    vai demorar alguns minutos, mas dá certo e nao contamina.

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Uso um reservatorio plastico , bisnaga , com mangueira , apertando o reservatorio empurra o óleo pra dentro da cx de cambio , tcase ou diferencial , uso uma bisnaga pra cada óleo , existe o problema de contaminação com certeza , e se os óleos tem especificações diferentes não é pra misturar , mas quem sabe como é no posto ?? por isso tem coisas que ou vc acompanha ou faz vc mesmo , ou deixa alguém de confiança fazer ...
    Segue link a respeito do assunto ... veja o item 22 , mas é bom dar uma sapeada geral ...

    http://www2.petrobras.com.br/produto.../perguntas.htm

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12
    Usuário Avatar de Samuka Shrek
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    Então.. foi isso que li, e disse no começo do topico..

    Só facilitando para os preguiçosos de plantão:::

    22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?

    R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.

    Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o LUBRAX GL-5 e o LUBRAX TRM-5, entre outros.

    A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

    Abraços a todos os suzuqueiros e apaixonados por lama...

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