x
Convex Datacenter
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 88
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Agradecimento: 1

Passo a Passo da Instalação (parte 3)

Vamos examinar a lanterna (foto 1)

Há uma espuma colada na lanterna. Achei de passar os coaxiais entre a espuma e o plástico da lanterna (foto 2). Agora acho que foi uma má escolha.

Complica tudo na hora de desmontar a lanterna para uma troca de lâmpadas, por exemplo.
    Aprendi isso durante um acidente de montagem em que a lanterna escorregou e acabou rasgando a tal espuma.

Passei os coaxiais por trás do revestimento plástico do lado direito no porta-malas (foto 3). Não me preocupei muito em proteger o coaxial do atrito com a chapa, por nesse local ele não está sujeito a tensão ou pressão. Não acho que isso irá cortar o isolamento do cabo. Darei uma outra olhada daqui a uns dias.

Já que os cabos não iriam mais mudar de lugar, aproveitei para fixá-los no local com silicone de vedação. Os cabos passariam próximo a beirada da porta, do lado de fora da vedação.
    Usei alguns grampos para segurar os cabos na posição para aplicar o silicone e mantê-los no lugar durante a cura (foto 4).

Passei os coaxiais por baixo das soleiras das portas do lado direito e por dentro do revestimento da coluna C com o auxílio da guia. Fixei os coaxiais ao longo do percurso com várias abraçadeiras. (foto 5)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos PX ou PY para Tracker / GV...-img_2601.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2602.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2603.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2604.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2614.resized.jpg  

Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP

Passo a Passo da Instalação (parte 4)

Quase terminei o roteamento...

Lembram-se do cabo que tive que cortar a ponta?
    Como ele ficou ainda um pouco mais curto, coloquei ele no suporte mais próximo da dobradiça, assim ele chegaria um pouco mais longe dentro do carro.

Fiquei receoso de que aqueles 5cm cortados fariam falta.

O caso é que aquele cabo chegou até o console central, onde pretendo instalar o PX.
    Fiz uma argola com uma abraçadeira para não perder o dito cujo. (foto 1)

Peguei minha caixa de conectores (todo radioamador tem que ter uma!) e soldei um conector PL-259 no cabo. Ah, não se esqueça de colocar os componentes antes de montar o conector.

Primeiro o redutor, depois a porca e por último a parte central. Agora, retire aproximadamente 25mm do isolamento externo, dobre a malha para trás. Corte uns 8mm do isolamento central, expondo o condutor central. A esta altura, o ferro de solda estará aquecido.
    Estanhe levemente a ponta do condutor central assim como o pino central do conector.
    Introduza (com carinho ) o conector. Agora, aplique calor até o estanho derreter. Aplique mais um pouco de estanho para fixar bem. Corte a ponta do condutor central e remova o excesso.

Não deixe nenhum estanho do lado de fora do pino.

Rosqueie o adaptador. Com o ferro bem quente e cheio de estanho, introduza a ponta num dos orifícios da carcaça, mantenha aí por algum tempo, para garantir que o estanho "pegou". Repita para os outro três furos. Pronto (foto 2).

Se alguém quiser um passo-a-passo detalhado, é só pedir que eu coloco lá no fórum Comunicação via rádio.

Agora é só esconder os cabos até que os rádios estejam instalados

Outro problema é como fornecer alimentação para os rádios.
    Me parece que o PX, com seus míseros 4W não é problema, mas o FT-857D que vou instalar consome boçais 25 Ampères durante a transmissão, na potência máxima de 100W PEP.
    A Yaesu recomenda que a alimentação seja direta da bateria, pelo caminho mais curto possível.
    Lá vou eu a procurar um orifício na parece corta-fogo para passar a alimentação para o 857.

Depois de fuçar um pouco, achei um tampão oblongo, logo atrás do bloco do motor, que dá acesso a um plástico branco, que acredito ser do ar-condicionado. Há duas reentrâncias por ali.
    Uma delas dá passagem. Não é muito fácil, mas passa (foto 3).

Onde vai sair isso? Atrás do porta-luvas. Após remover a gaveta do porta-luvas, descobri por que ele é tão pequeno! Tá cheio de tralha atrás dele, entre elas, a ECU (foto 4).

A instalação dos cabos de força fica pra outro dia, pois tenho que fazer isso direito e estava sem segurança para tal.

Fui então ver onde colocar o rádio, que é um sujeito de 2 quilos e tanto... Felizmente, junto com ele comprei também um kit de separação, que permite instalar o rádio e a unidade de controle (a frete) em locais distintos.

Removi o painel sob a coluna de direção. Parece que tem espaço. No entanto, o coaxial ficou muito curto e não chega aí. Um dos locais que poderia afixar o rádio pode ser visto na foto 5, bem onde estão os dois furos. Não sei se a medida é a mesma da base do rádio, mas já é possível construir uma estrutura para adaptar.

Outro local é no tubo, que acredito fazer parte da estrutura do habitáculo, pois a barra de direção etá ancorada aí também. A fixação seria por abraçadeiras metálicas.

Com esses dados em mente, optei por fixar o rádio sob o banco do passageiro, há boa ventilação e fica fora do caminho. A fixação é problemática, mas já estou trabalhando numa solução. Infelizmente vocês só verão o trabalho acabado, pois esqueci de fotografar.

A unidade de controle será fixada com um Ram Mount preso no parafuso do trilho do banco do passageiro. Os dois microfones e o GPS talvez fiquem montados aí também.

Por hora é só. Assim que tiver mais detalhes, coloco mais fotos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos PX ou PY para Tracker / GV...-img_2615.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2616.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2584.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2586.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2571.resized.jpg  
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

pmarc...

Muito obrigado pelas instruções!
    Eu vou instalar um PX no meu carro, mas nao vou cvolocar no console central. Ele já tem uns ganhcos então eu vou pendura-lo no console central, pro lado do passageiro, e só vou coloca-lo quando for usa-lo.

Eu ja encomendei a antena, o suporte e o cabo (5,5m da Aquario, com conectores). Ja imaginava que ia ter que cortar 1 conector e depois emendá-lo de novo.

Minha intenção é colocar na porta traseira, mas do lado esquerdo. DO jeito que o marco-maga fez.

Agora, queria perguntar uma coisa... Coisa básica.. é muito complexo tirar esses acabamentos? eu andei vendo o acabamento da porta traseira, mexi, mas não consegui entender direito como solta-lo.. ai fiquei com medo de quebrar e parei de mexer.. E os acabamentos do piso, junto das portas laterais? eh muito complicado tb? o medo de quebrar é grande.. hehe

Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Citação Postado originalmente por jameslawbr Ver Post
    pmarc...
    Muito obrigado pelas instruções!
    Grato, mas ainda não terminei!
    Brevemente tem mais, pois ainda falta instalar os rádios e cabo de forća!

Eu vou instalar um PX no meu carro, mas nao vou cvolocar no console central. Ele já tem uns ganhcos então eu vou pendura-lo no console central, pro lado do passageiro, e só vou coloca-lo quando for usa-lo.

O problema de ficar solto, é que no caso de trepidaćão, ele pode cair. Em caso de batida ou freada brusca, ele pode sair voando e provocar mais estragos do que o acidente autombilístico sozinho. Por isso meus rádio vão ficar bem aparafusados!

Eu ja encomendei a antena, o suporte e o cabo (5,5m da Aquario, com conectores). Ja imaginava que ia ter que cortar 1 conector e depois emendá-lo de novo.

Minha intenção é colocar na porta traseira, mas do lado esquerdo. DO jeito que o marco-maga fez.

NÃO PRECISA CORTAR NADA!!!

Só cortei pois teimei em passar o cabo por onde não cabia.

Se você quiser colocar onde o Marco colocou, talvez falte cabo para chegar até o console. Acho que o ideal seria comprar cabos e conectores avulsos e montar dentro do carro, sob medida. Se você souber soldar ou se tiver como crimpar os conectores, pode ser uma boa solućão.

Eu recomendaria o centro da porta. Fica alto, dificultando que outras pessoas toquem na antena durante a transmissão (se você estiver transmitindo com o veículo parado) e tomem um choque forte por conta da RF.

Agora, queria perguntar uma coisa... Coisa básica.. é muito complexo tirar esses acabamentos? eu andei vendo o acabamento da porta traseira, mexi, mas não consegui entender direito como solta-lo.. ai fiquei com medo de quebrar e parei de mexer.. E os acabamentos do piso, junto das portas laterais? eh muito complicado tb? o medo de quebrar é grande.. hehe
    Depois de quebrar o primeiro, você não vai quebrar mais nenhum

Faća um pé-de-cabra como o meu, com algum plástico flexivel. As presilhas do acabamento escuro da porta traseira saem fácil. Mas não vejo necessidade de tirar.
    Se prender o cabo acima da borracha de vedaćão, resolve-se o problema.

As soleiras saem fácil. Pressione o pine central das presilhas até clicar. Puxe o anel com os dedos. Não precisa forćar nada. Depois que tirar as presilhas, guarde bem .
    Se não me engano, vc tem que empurrar a soleira para dentro do carro. Se não sair fácil, é porque é pro outro lado...

Na hora de recolocar, inverta o procedimento.

Na hora de recolocar as presilhas, faća com que parte do pino fique elevada em relaćão ao anel, coloque no local e pressione de volta.

O forro do porta-malas você comeća puxando perto da saída do cinto de seguranća e vai puxando, sem brutalidade até soltar todas as travas, solte em volta da porta do passageiro e puxe para trás, tirando pela porta traseira. Inclinar os bancos traseiro para a frente (uns 45 graus) ajuda.

O único acabamento que não tirei, foi o da coluna central, pois envolve soltar o cinto de seguranća. Usei o passa-fio para escorregar o coaxial pela abertura que existe perto da soleira da porta.

Ah, se você quiser tirar aquele acabamento perto do finca-pés (por falta de nome melhor), note que ele é preso por duas presilhas (é parecem parafusos). É só dar 1/4 de volta que eles soltam, daí é só puxar com a unha. No lado do motorista, tem que soltar o apoio do pé esquerdo primeiro.

Se você olhar bem, verá que ele tem uma tampa. Com uma chave de fenda (ou mesmo a sua escova de dentes), solte essa tampa. Dentro tem dois parafusos sextavados. Com uma chave canhão (é mais fácil que com chave de boca) de 10mm, solte os os dois e remova a peća plástica para ter acesso a outra presilha. Dá para esconder o cabo por aí.

O ideal seria manter potenciais fontes de interferência o mais longe possível da ECU. Vou ver o que acontece com o carro, já que a minha instalaćão está exatamente ao contrário.

Se der muito problema, vejo se consigo colocar o rádio preso no tubo que sustenta a coluna de direćão.
    4X4 Brasil

pmarc,

eu concordo que eh mais seguro mesmo aparafusar o radio. é que esse PX que eu tenho ele está já pronto pra fazer isso. inclusive pra liga-lo vc pluca ele direto no acendedor de cigarro. A principio, vou deixar desse jeito. é a primeira vez que mexo com radio. Inclusive enviei a papelada pra Anatel ontem, pra receber o boleto de pagamento e a licença de PX. Mas quero deixar o fio já passado da antena, inclusive que depois, quem sabe, eu parta pra um VHF. mas vai demorar um pouco, ainda.

A parte da instalação elétrica eu vou acompanhar seu manual hehehe. mas eu não vou fazer por agora.

Se dá pra passar o conector pelo caninho ali da porta, ótimo! melhor ainda. Meu medo mesmo é eu acabar quebrando um acabamento na hora de tirar. Pensie até em ir numa loja de som pros caras me darem uma mão.. eles "costumam" te rmais pratica. Mas achoq ue com paciencia eu consigo fazer. Depois tem um rapaz que mede o ROE, e ai acho que vai ficar show!

Seu manual apareceu na hora certa! valeu mesmo! eu estava muito atras de fotos dessa parte de passagem do cabo da antena aguardo entao as ultimas partes hhe abs

Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP

A parte da instalação elétrica eu vou acompanhar seu manual hehehe. mas eu não vou fazer por agora.
    Nunca fiz, então vamos ver no que dá

Se dá pra passar o conector pelo caninho ali da porta, ótimo! melhor ainda. Meu medo mesmo é eu acabar quebrando um acabamento na hora de tirar.
    Naquela mangueira sanfonada? É muito, muito, muito apertado. Acho que o melhor é por trás da lanterna.

Depois tem um rapaz que mede o ROE, e ai acho que vai ficar show!
    A minha ROE não está muito boa. está em 1,9 a 2. Até uns 2-2,5 é razoável, mais é ruim.
    Veja qual é a frequencia que a ROE está mais baixa. Se for mais alta que o centro da banda, a antena está comprida. Se for mais baixa, a antena está curta. Se vc fizer uma conta de percentagem, vai saber quanto tens que encurtar ou alongar tua antena.

O ideal é medir direto no ponto de alimentaćão da antena, e depois adicionar o cabo e medir de novo.

Seu manual apareceu na hora certa! valeu mesmo! eu estava muito atras de fotos dessa parte de passagem do cabo da antena aguardo entao as ultimas partes hhe abs
    Valeu!

Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP

Parte 5: Ligando os pontos, ou melhor, as pontas...

pmarc,
    James e demais.

Foi muito mais fácil do que parecia....

Se vocês se lembram, na mensagem #25, mostrei a passagem da guia por um tampão de borracha que há na parede corta-fogo, atrás do bloco do motor. É a terceira foto daquela mensagem.

Do ponto de onde sai a guia, é possível direcioná-la para o console central.

Pois então. Com a guia passada para dentro do carro, prendi os dois condutores de 6mm^2 e puxei para o cofre do motor. Impressionante a quantidade de cado que se gasta para isso. Já tinha um pedaço cortado, que aproveitei de uma outra coisa que tinha feito uns anos atrás, então o cabo já estava cortado... Deu, mas por pouco. (foto 1)

Lembrem-se que como o polo negativo da bateria está um pouco mais longe, os dois condutores não vão ter exatamente o mesmo comprimento. O melhor é passar primeiro e cortar depois.

Vou abrir um parênteses para explicar que eu taqmbém vou instalar meu equipamento de radioamador no carro. Como o rádio tem 100W de potência na saída, consome até 25A durante a transmissão. O Cobra, com seus 4W deve consumir 3 a 4A na transmissão. O cabo de 6mm^2 está um pouco superdimensionado, pois se não me falha a memória, suportaria cargas de até 40A no comprimento em que está cortado. 25A + 4A são 29A. Dificilmente estarei transmitindo em ambos, mas pode ocorrer. Portanto há uma certa folga, mas não é "capacidade ociosa". Fecha parênteses.

É preciso preparar o tampão para a passagem dos fios. Serão necessários: um furador de couro 5mm, um martelo e uma tábua (foto 2). Fácil. Passe os fios pelo novo buraco (foto 3).

Instalei terminais argola para a bitola do fio, com um alicate de crimpar. Há controvérsias sobre crimpar, soldar ou ambos. Optei apenas pelo crimp.
    Note que apesar de ambos os condutores serem da mesma cor, identifiquei com fita de cores tradicionais. Melhor é usar cabo polarizado vermelho e preto (sem referências futebolísticas). Não use cabo cristal. O revestimento dele não tolera temperaturas altas. Use fita isolante de boa qualidade, espaguete, sem parcimônia.

A foto 4 mostra o lado do cofre do motor, depois de terminado. Não ficou a coisa mais linda do mundo, mas já está muito bom para um marinheiro de primeira viagem.

A foto 5 mostra o sensor do airbag. e no canto, uma das pontas do cabo de força, que vem lá da bateria. Não medi, mas acho que o cabo tinha algo perto de 2m de comprimento, no total.

No próximo, o acabamento no painel.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos PX ou PY para Tracker / GV...-img_2655.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2657.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2658.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2660.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2666.resized.jpg  

Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP

Cool Parte 6: Acabamento no Painel.

Depois de feita a parte difícil, vem a agora a parte importante.

Afinal se o acabamento ficar ruim, a patroa chia. Teoricamente o problema seria dela, afinal o carro é meu! No entanto, vida de casado é diferente....

Então, com o painel ainda aberto, um teste...(foto 1). Yessss! O rádio ligou. Achei baixo o áudio, mas como já eram mais de 21:30 e no dia seguinte tinha que acordar as 6:00 para ir para o Encontro Nova Friburgo-Sumidouro, não mexi nisso. Depois, na trilha, achei que o áudio estava bom. Não entendi...

Acabei tendo que trocar o conector do coaxial. O conector que eu instalei anteriormente era mais comprido e não estava permitindo que eu montasse o rádio tão para trás quanto eu queria.

No site da Casa dos Conectores, tem instruções para montagem de conectores UHF em cabos RG-8. Se vocês insistirem, eu faço um PAP (passo a passo).

Na última foto, o serviço acabado. No final, na volta do passeio, fiquei achando que o PX ficou muito para trás, pois parte do mostrador ficou escondido pela beirada do CD. Então acho que tanto faz usar conector longo ou curto se você instalar o painel do PX alinhado com o painel do CD.

Cabe a ressalva que os conectores curtos são geralmente de pior qualidade que os longos. Ao escolher conectores, não economize. Procure os conectores de prata (não os niquelados) e com pino central de latão. Esses materiais aceitam solda com mais facilidade.

Amanhã, no próximo capítulo desta epopeia, revisitarei a instalação dos cabos coaxiais. Basta dizer que o silicone que usei estava vencido e não grudou nada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos PX ou PY para Tracker / GV...-img_2668.resized.jpg   PX ou PY para Tracker / GV...-img_2684.resized.jpg  

Chegaram minah antena, suporte e cabo da aquario! Acho que vou ter diversão no fim de semana...

Vamos ver como me saio! hehehehe

Abraço

Usuário Avatar de OLIVEIRA
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    JACAREÍ/SP
    Agradecimentos: 0

Px ou py

Têm muita gente colocando PY nas viaturas.............rs.
    OLIVEIRA -(Tracker - Ursa) - Indomável c/ PX

Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP

Eu também!

Citação Postado originalmente por Sergio Andrade Ver Post
    Mais alguém tem fotos da instalação do rádio e da antena???
    Serjão,

a essa altura tu já resolveu teus problemas, mas ainda assim, veja o tópico: Radioamador no Tracker / GV, que apesar do título, trata da instalaćão de um PX no Tracker.

Ainda tenho uns ajustes a fazer, bem como conseguir a licenća da ANATEL para a FC.

Quanto á pergunta do Oliveira, com 4W e uma antena boa, bem instalada, acho que uns 20km em estrada desimpedida deve ser possível.

O problema é que o AM não é muito eficiente em termos de distância. SSB é um pouco melhor.

Radioamadores conseguem contatos de 800km com 5 W fácil, mas depende um pouco da frequencia. Com freqs mais baixas costuma ser mais fácil distâncias longas.

Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Chegaram minah antena, suporte e cabo da aquario! Acho que vou ter diversão no fim de semana...
    James,

estamos esperando novidades suas!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100