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  1. #1
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    Radiador com Ferrugem




    Uma lista de perguntas:

    - Como faço pra tirar a ferrugem do radiador?
    - Qual a melhor solução pra esse tipo de serviço?
    - Qual a capacidade do Radiador do Vitara 1.6 8v?
    - Qual a quantidade ideal de aditivo?

    []'s

  2. #2
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Oi,
    Tive um problemão com o radiador do meu vitara, o que fiz foi lavar muito e tive detira-lo várias vezes, lavava e acreditando estar limpo instalava. Então

    Posso dar 2 dicas.
    1 - Existe um caninho que une 2 mangueiras entre o motor e o radiador, de uma olhada nele pois no meu caso estava podre e deve ter sido ele que prejudicou o radiador, a agua que ainda fica no sistema sempe chega suja, isso tabem me deu muito trabalho para "lavar" o motor por dentro.

    2- Use aditivo sempre, por aqui a água é muito ferrosa, e enferruja tudo por onde passa, o aditivo ajuda a não enferrujar e ao mesmo tempo a "limpar" o sistema.

    Nunca medi quanto que vai água no sistema, para completar o meu foi na base da mangueira + aditivo um pouco de cada, alternado até completar... Sei que não é a melhor forma!!

    Boa sorte...
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  3. #3
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    Se seu radiado esta realmente muito sujo mesmo, é bom vc manda Varetar também...

  4. #4
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    Pera lá meu povo .. eu quero só fazer uma limpeza pra não chegar a este ponto ... fui verificar o nível da água hoje e vi que estava com muita ferrugem na água e internamente .. na parte externa (varetas) está tudo perfeito ...

    Quero saber como faz pra limpar. Qual produto vocês utilizam ? Uma vez fiz com um pálio. Coloquei uma solução, rodei uma semana, abri a mangueira embaixo e deixei escorrer toda água e o ferrugem foi junto ... depois reabasteci com aditivo + água e ficou beleza ...

    Uma dica: Para fazer a limpeza do reservatório de plástico NÃO utilize sabão, esse faz grudar ainda mais as impurezas. Então, arranque o reservatório do lugar, coloque areia de praia + gasolina e sacuda muito. Fica zero

  5. #5
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    Também fiz isso, só que depois apareceram os furos que provavelmente a ferrugem estava tampando.
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  6. #6
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    Citação Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Oi,
    Tive um problemão com o radiador do meu vitara, o que fiz foi lavar muito e tive detira-lo várias vezes, lavava e acreditando estar limpo instalava. Então

    Posso dar 2 dicas.
    1 - Existe um caninho que une 2 mangueiras entre o motor e o radiador, de uma olhada nele pois no meu caso estava podre e deve ter sido ele que prejudicou o radiador, a agua que ainda fica no sistema sempe chega suja, isso tabem me deu muito trabalho para "lavar" o motor por dentro.

    ...

    Amigo Andre tb estou nas mesma condições do seu.
    Já é a terceira vez q tiro e mandei fazer aquele cano mas num confio muito no serviço tenho preocupção nele romper, o cara teve que fazer a curva e depois soldar na peça que serve pra fixar na carroceria. usei uns dias e não percebi nada e tb troquei todos os mangotes. Vc como fez com esse cano??

    Abs.

  7. #7
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Oi jeegzuki

    Na verdade comprei outra peça usada mas melhor que a original... Mas antes disso ja estava olhando quais mangueiras davam nesse ponto, e parece que as da linha GM (chevette?) dão, iam ser 2 e com um cano para uni-las, mas totalmente diferente do original.
    Entre a compra, e decidir pela adaptação, cortei as pontas (dos 2 lados) do cano era onde Realmente estava ruim e limpei por dentro com uma pequena escova de aço, parece que melhorou mas o carro rodou uns dias e ai chegou a peça "nova".
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  8. #8
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    ô mô Deus!!! ... alguém, por favor, dá uma resposta pra o que eu perguntei lá no início do tópico ...

  9. #9
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    Radclean, Radflush ( http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/30 ) ou outro semelhante de marca confiavel.

    Siga as instruções do fabricante do produto.

    Para veiculos com MUITA ferrugem interna, estes produtos podem "arrancar" a ferrugem e causar vazamento em algum selo ja comprometido. Se for o seu caso, lave o radiador e motor apenas com agua, coloque o aditivo e faça trocas frequentes ate limpar o sistema.

    NUNCA use agua tratada com cloro.

    abs

  10. #10
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    Valeu mesmo Allan_Nielsen pela informação ... vou analisar direito o estado do possante e ver se vale a pena fazer a limpeza. Se estiver no estado inicial é valido não é mesmo, pra coisa não se alastrar, assim penso eu na minha mais simples ignorância.

    abraço,

  11. #11
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    R1,
    uma alternativa é usar o Radclean (qualquer posto vende) e em vez de uma semana deixe ele por menos tempo (dois ou tres dias).

    Acho importante uma boa lavada, troque a agua funcione o carro para que a agua circule pelo motor e repita o processo ate a agua sair limpa; AGUARDE a temperatura do motor abaixar antes de colocar agua fria. Se não quiser usar o Radclean ou semelhante, depois da lavagem adicione o aditivo recomendado use o veiculo por um periodo e faça outra troca.

    Boa sorte

  12. #12
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    Senhores,

    Resgatando esta mensagem que trata de um item importante que é o sistema de resfriamento do motor, acrescento o seguinte:

    1) Não use agua da torneira. Muito menos água mineral. Use agua desmineralizada ou agua destilada. Esta água não contem sais minerais que podem incrustar o sistema.

    2) Utilize uma mistura 50% agua destilada + 50% aditivo a base de etileno glicol (Paraflu, Radiex, aditivo da BR-Petrobras, etc) que é anticongelante (aqui no Rio não precisamos) e é anti oxidante.

    Evidentemente antes disto o sistema tem que estar limpo. Para o GV 1.6, meu manual fala em 5,5 litros no total (metade agua desmineralizada e metade aditivo).

    Nunca mais terão problemas de furos no sistema.
    4X4 Brasil
    Sds,

    Jaime

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