Postado originalmente por
Chuva
Caraca Arildo! Muito show a sua idéia!!
Muito obrigado pelas fotos super ilustrativas!! Acho q vou fazer igualzinho meu amigo!!
Mas detalhe importante que estamos esquecendo: a medida limite do calço da mola dianteira do kit lift homologado que tenho não é de 1 polegada, ou seja, aprox. 2,54cm, mas sim de 3,5cm (+0,5cm de anel pra segurar a mola), pelo q me lembro. Muitos q usam amortecedor original nessa altura precisaram oblongar o buraco do parafuso.
Seu lift é de 2'' então, pois devido a posição da mola na bandeja, o carro sobe na dianteira + de 30% + q o calço, sim precisa oblongar.
Já a haste do amortecedor "diferente" off-shox tem aprox. 6,5cm a mais. Esse amortecedor amarelinho tem ajuste serrilhado pra cambagem, pra não se oblongar o buraco do parafuso superior do amortecedor, cujo problema é o ajuste ficar saindo salvo soldagem.
Não soldei nada, 5.000 km depois de estrada de terra e algumas lombadas atropeladas a geometria esta zerada.
Enfim, mesmo q muito pouco, essas medidas interferem diretamente no ajuste da cambagem. Nada muito crítico ou surreal como os mecânicos choram, mas não queria ter que meter a furadeira no furo, queria uma medida meio termo que tangesse o limite sem ajustes.
Sem oblongar no máximo 1'' e vai ficar um pouco fora do padrão, nos monroe originais oblongando chega a 2'' ficando pouca coisa fora, nos kyb oblongando o limite é 1,5'' (a base é + rasa na distancia da ''manga de eixo'')
La pergunta: vc deixou esse calço com 1 polegada de altura máxima pra ter essa folga de 1cm antes do começo de ajuste gambi do oblongo do furo do parafuso? Ou melhor, desculpe o detalhe amigo, mas como vc tb é detalhista gostaria de saber se vc se lembrar: ao colocar o parafuso superior do amortecedor original ainda havia certa folga de ajuste ou "quase" teve que oblongar o furo do amortecedor pra conseguir enfiar o parafuso na porrada (com wd-40 e respeitando a rosca com marteladas sutis, se é que isso existe.. kkkk
Oblongo feito, parafusos originais, nada porrada, martelada, faca quente na manteiga, não vi relação alguma da altura do calço da torre com ajuste de cambagem, apenas quis preservar os terminais e homocinéticas, originalmente os amortecedores dianteiros tem curso de sobra no fechamento, chegam no batente e ainda tem bastante curso pra fechar, mas trabalham quase totalmente abertos, deveriam ser 1'' ou ter calço na torre mesmo s/ lift, acho que por isso colocar 1'', 2'' sem calço no amortecedor e os coxim/amortecedor estouram.
E acha que se eu fizer esse calço co 3,5cm, pra condizer com o calço da mola, vou chegar realmente no limite pra começar a ajustar esse oblongo? Ou mais seguro 3cm? ou 2,54cm já dão realmente conta do recado no meu caso cujo calço de mola é maior?
O calço da torre pode chegar em 1,5/2'', o de mola esses 3,5 estaram no limite, agora pra zerar a cambagem com kyb maximo 1'' na mola vai subir quase 1,5'', com monroe original pode por esse calço q vc já tem, mas não vai zerar a cambagem totalmente, a diferença é na base do amortecedor aonde forma U, no kyb é menor, no original uns 0,2mm a +, e no off shoch deve ser maior, dai da mais distancia entre ''manga'' e tubo do amortecedor, permitindo mais regulagem no alinhamento, pra subir 2'' e zerar a cambagem no kyb ou monroe, vai ter quer que esmerilhar um pouco a ponta do ''suporte'' da manga de eixo em cima na mesma ponta que vai o parafuso superior e oblongo, por isso não subi mais de 1,5'' e a cambagem ficou 0,25 - 0,24.
Valeu amigo!!! Desculpe a pentelhação! kkk
[ ]s