x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41
  • #1
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    46
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0

    Como é que não racha?




    Cresci ouvindo falar que não se pode lavar o carro com o motor quente porque pode rachar o bloco do motor...

    Pois bem, como é então que nós "off-roaders" fazemos trilhas subindo aquelas pirambeiras e após horas de erosões atravessamos um rio sem pensar duas vezes e ainda achamos bonita aquela fumaça que sai por debaixo do carro?

  • #2
    A maioria dela vem do escape, não? Muito difícil chegar no motor todo.... porque tem toda a elétrica que deixaria de funcionar antes....

  • #3
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    54
    Posts
    283
    Agradecimentos: 0

    Re: Como é que não racha?

    Citação Postado originalmente por rbrunato
    Cresci ouvindo falar que não se pode lavar o carro com o motor quente porque pode rachar o bloco do motor...

    Pois bem, como é então que nós "off-roaders" fazemos trilhas subindo aquelas pirambeiras e após horas de erosões atravessamos um rio sem pensar duas vezes e ainda achamos bonita aquela fumaça que sai por debaixo do carro?
    1º Nos Suzukis é difícil rachar o bloco porque o Alumínio não trinca com facilidade.
    2º Que as temperaturas da água variam de 82 a 100°C, o que não sigifica muito resfriar um bloco de 110 para 60 rapidamente.
    3° Que em blocos de ferro fundido ai sim se corre risco de trincas, mas para absorver essas contrações rápidas no resfriamento existem os famosos tampões redondos no bloco (incluindo os Zukis), conhecidos popularmente como...

    Vinténs

  • #4
    Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    51
    Posts
    420
    Agradecimentos: 0
    tambem já ouvi esta lenda urbana, como tb que ha diferença entre vc entrar na agua para atravessar um rio, (o motor esta ligado e gerando calor ainda) e lavar o caro (q provavelmente estará desligado sem geração).

    Como naum sei se é verdade naum lavo o carro com o motor quente, mas já levantei muita agua dos rios e poças.

    Abraços a todos

  • #5
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    50
    Posts
    1,276
    Agradecimento: 1

    Re: Como é que não racha?

    Citação Postado originalmente por Periquitooffroad
    1º Nos Suzukis é difícil rachar o bloco porque o Alumínio não trinca com facilidade.
    2º Que as temperaturas da água variam de 82 a 100°C, o que não sigifica muito resfriar um bloco de 110 para 60 rapidamente.
    3° Que em blocos de ferro fundido ai sim se corre risco de trincas, mas para absorver essas contrações rápidas no resfriamento existem os famosos tampões redondos no bloco (incluindo os Zukis), conhecidos popularmente como...

    Vinténs
    Além do fato dos distribuidores dos motores Suzuki ficarem acima do próprio motor para que seja difícil a água chegar até eles, o que me faz acreditar que eles sejam construídos para aguentarem esses "mergulhos".

    O que me faz pensar se os motores AP (cujo distribuidores são lá em baixo) que o pessoal coloca em substituição aguentam tanta água quanto os motores originais...

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Artur Antonio
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Três Lagoas/MS
    Idade
    52
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    motor pode não rachar, mas disco de freio empena com choque térmico...isto é fato, ja aconteceu comigo com um Kadett que teve que passar por umas ruas alagadas, como os freios estavam quentes os discos empenaram....mas foi fácil resolver: um passo no torno e tudo blz novamente
    Artur

  • #7
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    iiihhh... tem gente aqui no forum jura de pé junto que é impossivel disco de freio empenar por causa de choque termico... FALA AE BILL.....))))))))))))))))))))
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #8
    1º Nos Suzukis é difícil rachar o bloco porque o Alumínio não trinca com facilidade.


    concordo com os outros itens, menos com esse, pois bloco de suzuki racha MUITO, em especifico 2 lugares e geralmente em vitaras.(no mancal central do bloco, nos 96/97e 98, e nos anteriores ao lado do cano da bomba d`agua. isso não é minha opnião, é fato.



    [/quote][/url]
    Edvaldo Oliveira
    Dodge RAM 2500 5.9 CD 2007 - força pura
    Samurai Igno V6 2.0 AT - a lenda que virou realidade
    http://www.4x4brasil.com.br/anuncian...ra-suzucar.jpg

  • #9
    Disco não empena por choque térmico ou por qualquer outro motivo. Lenda urbana. Desgaste irregular ou trinca até pode ser, mas empeno não.........

    Abraços,

  • #10
    Minha opinião é que um motor pode sim rachar. Se vier quente e enfiar o bicho até o fundo de um rio bem geladinho, a propabilidade é boa de rachar. Não interessa se é de ferro ou alumínio. Sobre lavar o carro, o maior cuidado é com o coletor de escape que fica a milhão.... é bom dar uns 20 min de descanso antes d lavar. Sobre os discos, compartilho da mesma opinião do bill.... acredito que a maioria dos causos de empeno são aquelas "pregadas" quando se vem a uns 120 e precisa frear quase no limite da travada e depois de parado continua com o pé no freio....

  • #11
    Genéricamente falando, choque térmico pode trincar, deformar e até alterar a têmpera de inúmeros metais e ligas, só que essas ocorrências acontecem - ou não - em função do tipo de metal, massa e formato da peça, gradiente de temperatura e tempo de evolução, e a conjunção destas variáveis podem gerar desde micro-fissuras e micro-deformações imperceptíveis (pelo menos à olho nú) até quebras ou deformações que inutilizam a peça por completo, que tanto pode ser um bloco de motor, cabeçote, coletor de escape, ou qualquer outra peça sujeita a (relativa) grande variação térmica, ainda mais se a peça estiver solidária (presa) a outras peças cuja dilatação seja distinta (bloco de ferro fundido e cabeçote de liga de aluminio, por exemplo).

    É de se esperar que um bom projeto leve em conta situações típicas de uso, o que não significa, necessáriamente, que qualquer jipe com motor quente pode submergir à mil, mesmo porque isso contraria o bom senso sobre segurança e dirigibilidade, e quem faz coisa do tipo conta muito com a sorte.
    O caboclo faz isso uma, duas, dez vezes e APARENTEMENTE nada acontece. Meses depois passa por uma poça d'água e escuta um clic, e lá se foi o bloco do motor pro vinagre, e a culpa não é da poça d'água e sim da soma de micro-fissuras que aconteceram quando brincava de submarino, da mesma forma que pode ouvir o clic fatal na primeira tentativa de brincar de foca em salto mortal, e isso tudo é imponderável, embora previsível.
    Existem motores mais ou menos sensíveis à coisa do tipo, o que explica o maior ou menor número de relatos sobre um mesmo problema na mesma situação, o que não impede de ser sorteado em ouvir clic, clec ou clunc mesmo em motores fabricados pela Dolphin's Company.


    Quando ao disco de freio, é uma peça que naturalmente já sofre de grande variação térmica em pequeno espaço de tempo, só que isso acontece sempre de forma homogênea, ou seja, tanto esquenta quanto esfria como um todo, mesmo quando submersa em água, e não só sua composição como principalmente seu formato garantem a ausência de empenos ou trincas, o que não impede que em casos muito específicos isso venha a ocorrer, como é o caso citado pelo Samu, onde a pastilha de freio em contato firme com o disco hiper-aquecido (e sem movimento) pode empenar o disco caso haja diferença de pressão entre as pastilhas (um dos embolos semi-emperrado, por exemplo), ou então o surgimento de trincas, que só acontece quando houver falha no processo de fundição da peça (normalmente por causa de escória ou outro tipo de contaminação) e não pelo uso propriamente dito, embora tal uso possa facilitar o surgimento da trinca.
    Resumindo, por choque térmico não trinca nem empena, mas em função da temperatura pode trincar e empenar!

    Abraços,

  • #12
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    49
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    O motor, seja cabeçote ou parte de força, nunca deve trincar quando em funcionamento, com ou sem água batendo nele... foi feito para isso...
    O problema de lavar o motor com ele quente é que durante a lavagem ele está desligado e aí sim existe o choque térmico... e isso não é lenda urbana...é fato.
    Explicação:
    Quando em funcionamento, a circulação de água e óleo pelos veios internos do bloco e do cabeçote ajudam a manter a temperatura média do conjunto... o motor foi projetado para sofrer variações de temperatura, mas somente estará protegido quando ligado...
    A mesma coisa que protege o motor de rachaduras quando ligado é o que detona ele quando este é molhado estando desligado e quente ... a agua e o óleo, se naum estiverem em circulação, irão retardar o resfriamento das partes mais internas do motor, aumentando as diferenças de temperatura, e, por estarem paradas (circulando minimamente apenas por convecção), naum irão manter a parte mais externa aquecida trocando calor com as mais quentes, como é feito quando estes líquidos estão circulando....
    Resumindo:
    Com o carango ligado, pode passar na água a vontade que naum dá nada, pode até brincar de UBOAT, hehe... a água e o óleo circulando vão baixar a temperatura de todo o conjunto e manter o mesmo dentro de seus limites de tolerância as diferenças de temperatura...se der pau é porque seu motor já foi molhado estando desligado e quente....
    As micro-fissuras que o SUKIS sabiamente falou, só ocorrem se vc molhar a viatura com o motor quente e desligado....
    Um motor com micro-fissuras pode rachar até no seco....
    Lavar carro com motor quente é crime, se for SUZUKI é crime inafiançável, denuncie para o IBAMA.... SUZUKIS estão em processo irreversível de EXTINÇÃO na fauna Brasileira....

    []s protecionistas

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51
    3. tipos de corno
      Por Tatão no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/08/2005, 16:00

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade