Postado originalmente por
EduTracker
Peguei o meu CRV-4x4 semana passada.
Estou muito satisfeito.
Pontos positivos: estabilidade, dirigibilidade muito parecida com um sedan, a direção eletricamente assistida é uma delícia, supermacia em manobras e precisa em alta-velocidade, visibilidade excelente, ergonomia, assentos confortáveis, grande espaço interno e porta-malas muito bem projetados, com bancos traseiros escamoteáveis e assentos móveis em trilhos, aumentando, se necessário, a capacidade de carga. Porta-malas com 2 andares, que facilita a divisão, mas que pode ser convertido em um só.
O carro tá só com 200km, mas está fazendo 8.4 km/litro sem ar (anda fazendo frio no RJ), e 7.9 km/l com ar, na cidade e eu andei pegando engarrafamentos, tudo conforme o computador de bordo, que tem o essencial.
Estou gostando do comportamento da suspensão quando passa por buracos e bueiros (esses incomodam bastante aqui nas ruas do RJ). Parece absorver bem as irregularidades.
O rádio/cd 6 discos é muito bom, assim como os alto-falantes. Toca mp-3/wma e Ipod, com conector no porta-luvas superior (são 2 compartimentos).
O que falta no carro em contraste com os concorrentes?
Quem já teve honda já deve ter percebido, a montadora é econômica na quantidade de acessórios. Não tem ajuste elétrico dos bancos, o rádio não tem bluetooth, os retrovisores não recolhem automaticamente, não tem lavadores de faróis, o computador de bordo não gerencia a pressão dos pneus, os vidros eletricos, tirando o do motorista, não têm função um-toque e isso é o que consigo lembrar. A qualidade do couro é ótima, mas alguns plásticos do painel e das portas (que são bem acabados, sem rebarbas, e bem encaixados) poderiam ter um acabamento macio, como alguns carros da categoria.
Bem, os compradores dos Honda (esse é o meu 3º) acham que tudo isso é compensado pela qualidade na montagem, confiabilidade mecânica e baixo custo de manutenção. Não estou afirmando que tais fatos sejam verdades absolutas, apenas que, pelo que leio, a marca japonesa goza desse conceito, verdadeiro ou não. Não estou aqui para fazer propaganda, até porque, o dia que um honda meu der defeito, eu boto a boca no trombone e troco de marca rapidinho. Por enquanto, venho mantendo a minha confiança na marca...
O desempenho? Certamente não é esportivo. Os 150 cv, vamos dizer, está no limiar mínimo para o peso do carro (o ELX 4x4 é uns 70kg mais pesado que o LX 4x2), muito embora o câmbio esteja bem adaptado ao motor. Não tem tiptronic, mas um botãozinho na alavanca permite reduzir para 3ª automaticamente. Vamos ver se na estrada isso ajuda. Sendo sincero, acho que, mesmo carregado, dá para a maior parte das situações de estrada, mas uns 30 cv a mais, creio eu, permitiria que o motorista as enfrentasse mais relaxado. Infelizmente, o 2.4, vendido nos EUA e Argentina, aqui iria para uma faixa de tributação mais elevada e o carro certamente passaria dos 90 mil para o 4x2 e dos 110 mil para o 4x4, diminuindo muito as vendas.
A Honda não é boba e sabe que hoje o CR-V, tirando o Tucson, é o SUV mais vendido (não considerando o Ecosport), mesmo custando de 20 a 30 mil a mais...Nos EUA é o SUV mais vendido, e lá o mesmo ocorre, pois ele compete com SUV's que custam igual ou menos, não obstante eles ofereçam motorização V6 (os 170 cv do motor 2.4 perdem para quase todos os outros SUV's rivais - Santa Fé, Outlander V6, Saturn Vue, Freelander, Cherokee Sport, Grand Vitara V6, Rav4 V6, Journey 2.7 V6 e outros.
Mas o CR-V, se certamente não se compara, presumo eu, em termos de desempenho, ao Captiva V6, ao Outlander V6 e ao Santa Fé, carros que eu não dirigi, não perde, na minha modesta opinião, para Forester XS 2.0, Captiva Ecotec e Tucson 2.0, carros que eu já testei.
Tração Integral e VSA (controle de estabilidade), ainda não foram utilizados (são acionados automaticamente, sem intervenção do motorista, mas luzes indicam o seu funcionamento). Qdo tiver oportunidade, darei minha opinião.
Abçs.