x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34

Jumelo na Dianteira - Tem diferença ou não ?

Olá ALLmigos !

Verifiquei em algumas fotos na net que o pessoal coloca o jumelo do feixe de molas dianteiro do jeep na parte dianteira (o comum é colocar na parte traseira do feixe). (Se eu não me engano as toyotossauras são assim)...

Tem-se algum ganho com isso além da estética ?
    Aumenta a altura ?

Qual a vantagem de fazer essa troca ?

Obrigado. Abraços.

O ideal é colocar o jumelo na parte traseira do feixe de molas, pois protege o mesmo de eventual colisão frontal com barranco ou pedra, ou qualquer outro obstáculo baixo, eis que com o jumelo colocado na posição descrita nesta resposta, o que suportará o impacto é o suporte dianteiro do feixe de molas e não o próprio feixe.

Visitante
    Nos Samurais são assim, de fábrica. Acho que não influe em muita coisa não. =)

Nos Willys CJ3A se não me engano, a posição original dos jumelos também é na frente...
    []'s

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Re: Jumelo na Dianteira - Tem diferença ou não ?

Citação Postado originalmente por kge
    Verifiquei em algumas fotos na net que o pessoal coloca o jumelo do feixe de molas dianteiro do jeep na parte dianteira (o comum é colocar na parte traseira do feixe). (Se eu não me engano as toyotossauras são assim)...

Tem-se algum ganho com isso além da estética ?
    Aumenta a altura ?

Qual a vantagem de fazer essa troca ?

Caro Kge e amigos!!!

Não é estética... É técnica! Com o jumelo nessa posição, no momento que a suspensão abre toda, o eixo desloca-se para trás, evitando o desengate da espiga do cardã! Com o jumelo na parte traseira, como nos nossos CJ5, o eixo desloca-se para a frente, afastando-se da caixa e podendo ocasionar o desengate.
    Com as suspensões originais não tem problema, pois ela é limitada, antes de ocorrer o desengate. Mas se vc mexer um pouco, o que é mais que comum, pôr um amortecedor maior, fazer SPOA sem girar a carcaça do eixo, ou até mesmo num pequeno salto, pode escapar!!!
    Nos nossos Willys, o jumelo foi para trás porque pensaram em evitar uma eventual batida, que pode girar ele para trás e trancar o feixe contra o chassi, deixando-o completamente sem curso! Isso acontece às vezes, com Toyotas e Rurais, mas é simples de resolver: basta pôr um batente de borracha, atrás do suporte do jumelo. Dessa forma ele bate e volta, não fica trancado!
    []'s

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7
    Conforme o Giovani comentou, com o jumelo na dianteira o eixo se desloca muito menos (por isso que é mais difícil do cardã escapar). E na TEORIA, ficaria mais macio. Falo isto, pois experimentei as duas situações. O antigo dono do meu CJ mudou os jumelos p/ frente (não sei porque cargas d´água ...)
    Resultado: nunca tive problemas de escape do cardã, mas rebati os jumelos várias vezes .... Em 2 ocasiões, entortou a mola. Em outras 2 ou 3, eu não percebi que o jumelo tinha rebatido e continuei "mandando ver". Resultado: cardã retorcido ...

Eu até tinha pensado em colocar uma trava ou batente p/ evitar a rebatida do jumelo, como o Giovani comentou. Mas como os suportes fixos estavam bem judiados, resolvi colocar novos e aí aproveitei e já coloquei na posição original. Hoje encaro os obstáculos com muito mais segurança.
    Ah, e por incrível que pareça, o Jeep ficou muito mais macio dessa forma. Antes p/ andar em estradas de terra esburacadas era um parto. Agora é muito mais tranquilo ...

Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Flávio Pandur
    Conforme o Giovani comentou, com o jumelo na dianteira o eixo se desloca muito menos (por isso que é mais difícil do cardã escapar). E na TEORIA, ficaria mais macio.
    Fala Pandur e ALL !!!

Na realidade, o eixo se desloca a mesma coisa verticalmente, mas tendo a caixa como referencial, o eixo de um jipe com jumelo na frente se desloca menos, e isso não significaria uma suspensão mais macia, mas pelo contrário, significaria numa suspensão mais dura! Num jipe com jumelo atrás, quando batemos em um obstáculo, o eixo se desloca para trás, absorvendo um pouco o movimento. Em um jipe com jumelos na frente, ao batermos num obstáculo, o eixo se desloca para frente, aumentando o impacto. Resumindo: considerando só esse motivo, o cj5 seria mais macio que os MB's, GPW's, cj3A, cj3B, Rural, f-75, Band, Samurai...

Deixar o jumelo atrás significa que vc pode dar mais porrada sem quebrar os feixes. Isso acontece porque tendo o jumelo na frente, toda a pancada vai ser segurada pela parte traseira do feixe, ou seja, ele vai sofrer compressão e pode fletir(entortar) e quebrar. Ou quebrar por fadiga mesmo! Agora, com um jumelo atrás, a parte que "segura" é a da frente, e ela só é tensionada, o que é estável, e o feixe não entorta! Não é a toa que a gente vê bem mais seguido cj3's e rurais com feixes quebrados...
    Olha, fora os fatos de evitar que o cardam se solte e de melhorar a angulação das cruzetas, os tipos com jumelo atrás são melhores pra trilha!

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Graaande Mauro !!

Olha, fora os fatos de evitar que o cardam se solte e de melhorar consideravelmente a angulação das cruzetas, os tipos com jumelo atrás são melhores pra trilha!
    Concordo plenamente, de quem já utilizou os dois sistemas no MESMO Jeep !

Ah, essa estória de jumelo na dianteira deixar mais macio, eu sempre ouvi dizer a respeito. Vai ver que é mais uma das lendas do nosso meio ...

O que eu pude comprovar na prática é exatamente o contrário ! Hoje meu Jeep está muito mais confortável.

Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6
    Pessoal

estou trocando os feixes de mola do cj pelos da toyota e pensei em mudar a posição do jumelos.

alguém aí tem mais alguma opinião sobre o assunto?

em princípio a utilização de jumelos revolver só pioraria o problema?

[]´s

Citação Postado originalmente por Flávio Pandur
    Graaande Mauro !!

Olha, fora os fatos de evitar que o cardam se solte e de melhorar consideravelmente a angulação das cruzetas, os tipos com jumelo atrás são melhores pra trilha!
    Concordo plenamente, de quem já utilizou os dois sistemas no MESMO Jeep !

Ah, essa estória de jumelo na dianteira deixar mais macio, eu sempre ouvi dizer a respeito. Vai ver que é mais uma das lendas do nosso meio ...

O que eu pude comprovar na prática é exatamente o contrário ! Hoje meu Jeep está muito mais confortável.

Abraços
    Não é lenda não, é física. Não mexendo em mais nada, o jumelo atrás fica mais macio que o junelo na frente, exatamente pelos motivos já citados aqui.........

Abraços,

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Andei observando umas fotos de CJ nums sites gringos, os caras usam a luva do cardâ lá no pião do diferencial, tanto no dianteiro quanto no trazeiro.

Esses dias vi em algum tópico aqui falando que os gringos mudam o jumelo pra parte trazeira do feixe dianteiro deixando igual aos CJ brasileiros ("menos desconfortável"). Agora quanto à posição do cardâ alguém sabe se tem algum motivo prático ou estético

[]'s curiosos. 8)

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Não é lenda não, é física. Não mexendo em mais nada, o jumelo atrás fica mais macio que o junelo na frente,
    Ué, é não foi isso exatamente que eu "disse" antes ? O que eu escrevi sobre ser lenda é que já vi muita gente dizer que os jumelos NA FRENTE é que deixam mais macio. O que pude comprovar na prática é exatamente o contrário, que c/ os jumelos ATRÁS é que fica mais macio. Qual a diferença sobre o que você escreveu ?

Abraços, sem entender ....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem