Prezados,
ando sentindo a ZJ com direção dura e tem horas que trava como se tivesse um batente. So acontece quando estou indo reto e viro o volante para entre a esquerda, nunca pra direita e sempre na mesma posição do volante. não faz barulho, tem oleo na DH, a correia esta firme e com otima aparencia, a bicha tem 72000 km e nunca fez trilha. []
Procure não forçar e até mesmo pare o carro para fazer uma reforma na caixa de direção, antes que o problema possa compromenter os componentes internos. As caixas de direção hidráulica do tipo que funcionam por esferas recirculantes podem apresentar algum defeito ou folga interna, que ocasiona a quebra de alguma esfera, a qual fica travando o funcionamento interno e assim vai moendo mais coisas até ficar danificado a um nível de difícil recuperação. Grande abraço e saudações.
Mas se não tem vazamento nos retentores, folgas nos rolamentos, não gastou o worm gear end do input shaft, nem o rack block, penso que é só trocar as esferas esmagadas e montar tudo ajustando as folgas, para ter uma caixa recondicionada. Procure em oficinas onde fazem reformas de caixas de direção hidráulica de caminhonetas, S10, F100, etc, que poderá encontrar soluções e dicas, mas desmonte primeiro para saber o que irá precisar. Grande abraço e saudações.
PS: Galera, da manutenção do Forum; tem que liberar arquivos .docx para upload, arquivos do Microsoft Office a partir de 2008, pois está dando "arquivo inválido", para estes tipos de arquivos.
Claudio,
Aproveitei o feriado na minha cidade e levei a Cheroca em uma autorizada ZF na cidade ao lado, para o pessoal de Niterói, ZF em frente a Chevrolet Dirija em Santa Barbara, RJ 104 pista de descida para RJ, o mec diagnosticou troca de reparo da caixa, limpeza, inspeção e montagem, 300,00 pratas mais 20,00 de caixinha pro mec simpatico.
Foi mesmo a melhor solução. Quase desmontei, me preparei pra dia de mec no sabado, quando vi aqueles parafusos calibrosos com loctite de fabrica, amarelei. Aquela caixa deve pesar uns 10 kilos pra lá. o mec negão e fortão chegou a compensar o eixo do CG quando pegou a bicha pra levar pra sala de serviço. Caixa desmontada, constatado que algumas esferas ja tinhão perdido a sementação e reparo (aqueles O rings) trocado, serviço pronto em 3 horas, tudo certo. []